Segunda licenciatura: vantagens e formação diferenciada
Basicamente, este curso é uma graduação para quem quer ter formação em pedagogia com uma abrangência bastante ampla. Portanto, em um período curto de seis meses, você adquire um diploma válido em todo território nacional, para concursos públicos.
Além disso, este curso amplia a área de atuação do professor diversificando os seus objetivos na educação. O professor que possui uma segunda graduação em pedagogia pode ensinar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
- Formação para outras práticas do campo do ensino como:
- Projetos educacionais: ongs, hospitais, brinquedotecas editoras, empresas.
- Coordenação pedagógica
- Gestão pedagógica e administração
- Orientação escolar
- Educação inclusiva
- Educação a distância
- Educação profissionalizante
- Diferencial profissional
- O mercado educacional é bem mais vasto do que aparenta, o profissional que adquire uma formação versátil tem mais chances de empregabilidade.
Atualmente a pedagogia como conhecimento, ampliou sua atuação. Neste sentido, existe demanda e profissionais de pedagogia em empresas, ONGs , hospitais, editoras e outros campos profissionais.
Assim, o professor pode ser consultor, pesquisador, escritor, orientador e outras atuações. Contudo ele precisa ter um diferencial em sua formação, ou seja, ampliar seus objetivos de formação.
- Perguntas mais frequentes:
- Quando posso trabalhar? Você pode começar com estágio nos primeiros meses de curso. Contudo existem bastante oportunidades de emprego CLT após a formação de seis meses
- Que tipo de empresa eu posso trabalhar? Escolas, creches, editoras, faculdades e outras.
- Em que cargos eu posso atuar? São muitas possibilidades para o profissional formado em pedagogia. As mais importantes são: Professor, coordenador de curso, supervisor, autor, diretor de escola, e editor e outras.
- O pedagogo e seu campo de atuação
- O curso de pedagogia para licenciado desenvolve uma formação completa do pedagogo. Neste sentido, privilegia a utilização de metodologias práticas e teóricas.
Além disso, possibilita o desenvolvimento de diversas competências focando na formação humana, técnica, científica e teórica.
Vale lembrar que o campo de atuação do pedagogo inclui docência e gestão educativa em áreas escolares e não-escolares.
Ele pode atuar também na produção e disseminação de conhecimentos como pesquisador, redator e escritor.
Em síntese, este curso atua na formação profissional e especializada em estudos e ações conectadas com ciência pedagógica e problemática educativa. Assim, inclui metodologias e visões educativas como o método Montessori e os métodos ativos ligados à escola nova.
Além disso, atende aos desafios da atualidade formando pleno que atua no campo presencial, híbrido e a distância.
Recursos metodológicos da pedagogia para licenciados
Este curso possui uma metodologia bastante diversificada por conta dos desafios da atualidade que cobram um profissional dinâmico, com autonomia, proativo, e que detém um poder decisório comprometido com valores éticos
Alguns recursos utilizados:
- Estudo de casos
- Web conferências,
- fóruns
- Mapas mentais
- Vídeos e outros
- Gestão educacional
O curso de pedagogia para licenciados proporciona a formação em gestão educacional. vale lembrar que a gestão educacional é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos alunos e para o crescimento da instituição de ensino.
Neste sentido, a gestão educacional demanda um profissional com conhecimento profundo das teorias educacionais e especificamente do cenário brasileiro, configurado em leis e programas educacionais.
Além disso, na formação desse profissional se inclui também a tecnologia organizacional e administrativa.
Vale lembrar, que a administração de uma instituição de ensino é bem singular porque existe a entrega de valor constante representada por cada ação voltada para o seu público.
A gestão educacional envolve os processos do setor administrativo, pedagógico, logístico entre outros. No aspecto de formação, o curso de pedagogia para licenciados prepara o aluno para otimizar as atividades diárias escolares e aumentar a eficiência de ensino dentro da instituição escolar.
Aborda também questões das esferas públicas compostas por escolas municipais, estaduais e federais.
Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.
Deixe um comentário