Benefícios da sala de aula agrupada no método montessori

“O principal é que os grupos devam conter idades diferentes, pois tem grande influência no desenvolvimento cultural da criança. Isso é obtido pelas relações dos filhos entre si. Você não pode imaginar como uma criança aprende bem com uma criança mais velha; quão paciente é a criança mais velha com as dificuldades da mais nova”. (Maria Montessori, A Criança).

Certa vez, uma professora Montessori que trabalhou por muitos anos com adolescentes recebeu o desafio de assumir uma sala de aula mista para a idade de 6 a 9 anos. Seu desafio foi evidenciado com o pedido de um pai de dois filhos, um de 6 anos e outro de 9 anos. Então a professora chamou o pai para uma conversa e começou a explicar a razão por trás do agrupamento de crianças de 6 a 9 anos na mesma sala de aula, mas o pai estava decidido em sua opinião de que sua filhinha não daria conta de “meninos grandes e selvagens”. Assim, sabiamente a professora examinou a lista da classe e notou que seu filho mais velho também estava na classe. Isso lhe deu abertura para discutir o assunto.

A conversa com pai foi mais ou menos assim:

Professora: Sr. João, noto que seu filho, Arthur, é do terceiro ano nesta classe. Clara e Arthur brincam juntos em casa?
Pai: Sim, eles brincam.
Professora: E ele é mau com ela em casa? Ele é rude e desrespeitoso com ela?
Pai: Não, eles se dão bem e ele é muito carinhoso com a irmã.
Professora: Algum dos outros três meninos do terceiro ano vem brincar na sua casa?
Pai: Bem, sim. Arthur e os outros meninos estão juntos desde que chegaram à Casa das Crianças.
Professora: Então, você conhece esses meninos e suas famílias, e Clara brinca com eles há anos. Tenho certeza de que os meninos brincam com respeito em sua casa e são gentis com Clara. E posso garantir que o ambiente Montessori funciona da mesma maneira – como uma família. Tratamos uns aos outros com graça, cortesia e respeito. Os filhos mais velhos, tendo crescido nesse ambiente, levam muito a sério seu dever de ser mais velhos. Na verdade, os alunos do terceiro ano estão atualmente tendo uma reunião em grupo sobre quem serão os mentores de seus amigos do primeiro ano durante a primeira semana. Há apenas seis alunos do terceiro ano e 18 do primeiro ano, então eles estão decidindo os grupos para garantir que todos sejam atendidos no primeiro dia de aula.

Felizmente, a conversa da professora tranquilizou o pai, e ele se sentiu confortável ao enviar Clara para o primeiro dia de aula. Por mais que a conversa tenha ajudado, ver os alunos do terceiro ano trabalhando tão seriamente em como serem bons mentores para seus novos colegas de classe realmente o convenceu.

Os alunos mais velhos na sala de aula montessori são mentores

  • Eles formaram um comitê de boas-vindas e fazem listas do que precisam mostrar e ensinar aos alunos mais jovens no primeiro dia.
  • Eles mostram aos primeiros anos como desenrolar e enrolar o tapete de trabalho, como fazer um lanche, onde fica o banheiro, como tirar o trabalho das prateleiras e muito mais.
  • Eles se sentam com os mais jovens no almoço e organizam jogos para eles no recreio.
  • Eles se certificam de que os primeiros anos levem tudo para casa e os direcionam até a porta no final do dia.
  • Na manhã seguinte, eles garantem que cada pessoa fosse saudada com um sorriso.
  • Os primeiros anos com essa relação construída na rotina da sala de aula considera os alunos mais velhos como seus próprios heróis especiais.
  • Os alunos mais velhos do terceiro ano se tornaram melhores amigos, o que os fazia sentir seguros e protegidos em seu novo ambiente.
  • Gradualmente, os alunos do primeiro ano são capazes de funcionar de forma mais independente na sala de aula, mas essas amizades duram o ano inteiro.
  • A experiência permanece com os alunos mais novos, preparando o caminho para que, por sua vez, eles se tornem os próximos mentores.

O Agrupamento na sala de aula montessori

A educação convencional se afastou da classe de idade mista em favor de séries únicas. Pode parecer que ter uma sala de aula para uma única idade seria mais fácil, pois, em tese, as crianças estariam todas no mesmo nível. No entanto, nada poderia estar mais longe da verdade. Nas salas de aula de uma e de outras idades, você encontrará crianças com uma variedade de habilidades.

“Eles estão cientes das pessoas ao seu redor, e muitas vezes vemos os pequenos observando atentamente o trabalho dos outros, especialmente os mais velhos. Com isso, absorvem muito mais do que parece e já se preparam para uma participação social mais ativa na comunidade da classe”. (Maria Montessori, Livro Educação para o Desenvolvimento Humano).

Nesse sentido, o que torna a classe de idade mista (agrupada) única e diferenciada é a quantidade e a qualidade de ensino e experiências de aprendizagem que ocorrem todos os dias entre as crianças. As crianças estão mais aptas a aprender com os colegas do que com os adultos. Assim, as crianças mais velhas servem como modelos, não apenas socialmente, mas também academicamente.

Quer se tornar um professor Montessori? Então conheça nosso curso de Pós-Graduação em Educação Montessori!

http://www.uniplena.com.br/Site/posgraduacao-educacao-montessori/

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

Deixe um comentário