Como a Educação Física é praticada na escola montessori

Em um mundo que geralmente se concentra na competição e no ganho pessoal, as crianças se beneficiam muito das oportunidades que as incentivam a pensar e agir com consideração para com os outros. Os professores montessorianos tentam integrar essas oportunidades em todas as áreas da sala de aula, incluindo atividades de educação física. Para fazer isso com sucesso na educação física, os professores Montessori mudam o foco dos esportes e atividades físicas para uma abordagem não competitiva e colaborativa.

Incentivando a educação física à maneira Montessori

Quando ensinamos esportes como vôlei, futebol e basquete, enfatizamos os objetivos da colaboração e do trabalho em equipe, em vez de pontuar e vencer. Em um jogo de vôlei, podemos encorajar os alunos a continuar o rally pelo maior tempo possível, sem deixar a bola tocar o solo. No futebol, podemos sugerir que os alunos trabalhem juntos como uma equipe para que cada jogador marque um gol cada. Mudar o foco do esporte motiva os alunos a trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum. Para as aulas de educação física, procura-se apresentar uma gama de atividades que apelam aos interesses dos alunos e que sejam saudáveis, enérgicas e divertidas.

Algumas das atividades que incluímos no ambiente Montessori:

  • Pilates
  • Ioga
  • Jogos cooperativos
  • Obstáculos
  • Aulas de ginástica
  • Circuitos
  • Exercícios de bambolê
  • Psicomotricidade

Outra atividade interessante é a Teia da Vida. A Teia da Vida é uma simulação cooperativa que convida os alunos a assumir os papéis de organismos em uma teia alimentar. Não é um jogo físico, mas funciona bem porque requer muito espaço. Tal como acontece com os outros jogos cooperativos, o sucesso desta atividade reside na cooperação e comunicação positiva dos alunos. Veja como fazê-la em sua escola.

Atividade Teia da Vida

Como fazer:

  • Os alunos formam um círculo e cada um recebe um papel como animal, planta ou decompositor na cadeia alimentar.
  • Um aluno segura a ponta de uma corda de pular e dá a outra ponta a um aluno com o qual está conectado: um predador, uma presa ou um organismo em uma relação simbiótica.
  • Cada aluno no círculo recebe uma corda de pular para compartilhar da mesma maneira.
  • A maioria dos alunos acabará segurando várias cordas de pular, pois seu animal ou planta será conectado a muitos outros. Esta atividade permite aos alunos vivenciar de forma concreta a interconexão dos organismos na teia da vida.
  • Os alunos então consideram como a teia seria afetada se algo acontecesse a um dos organismos.
  • Como a teia da vida mudaria por causa do desmatamento ou extinção? Os alunos entendem muito rapidamente a importância de cada organismo.
  • Também relacionamos a ideia da teia da vida com nossa sala de aula e como estamos interconectados e interdependentes. Contamos e apoiamos uns aos outros e cada um de nós tem um papel importante em nossa classe.

Nesse sentido, temos a oportunidade de ver o tempo de atividade física como uma oportunidade para a construção de relacionamento, cooperação e interconexão positiva.

Ensinar os alunos a mostrar consideração e cuidado uns com os outros desenvolve relacionamentos mais fortes entre os alunos, que se estendem às suas interações cotidianas. Também ajuda os alunos a se tornarem modelos e líderes positivos.

Como professores Montessori, facilitamos a conscientização e a compreensão. Demonstramos que a maneira como interagimos e tratamos uns aos outros é um alicerce delicado, mas poderoso, no desenvolvimento de uma paz maior no mundo.

Quer se tornar um professor Montessori? Então conheça nosso curso de Pós-Graduação em Educação Montessori!

http://www.uniplena.com.br/Site/posgraduacao-educacao-montessori/

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

Deixe um comentário