Quem é o professor Montessoriano?

Uma das diferenças mais notáveis ​​entre os professores Montessori e os professores tradicionais é a enorme confiança que os professores Montessori depositam nas habilidades de desenvolvimento das crianças. É preciso muita fé para “seguir a criança”. É muito mais fácil dizer às crianças: sigam aonde eu levar e ninguém se perderá. No entanto, com observação e planejamento cuidadosos, os professores Montessori permanecem constantemente alertas para a direção que cada criança está tomando e trabalham ativamente para ajudá-los a ter sucesso.

Os professores Montessori não são o centro das atenções na sala de aula. Seu papel centra-se na preparação e organização de materiais de aprendizagem para atender às necessidades e interesses das crianças Montessori. O foco está na aprendizagem das crianças, não no ensino dos professores.

“A professora, quando começa a trabalhar em nossas escolas, deve ter uma espécie de fé que a criança se revelará por meio do trabalho. Ela deve se libertar de todas as idéias preconcebidas a respeito dos níveis em que os filhos podem estar. Os muitos tipos diferentes de crianças … não devem preocupá-la … O professor deve acreditar que esta criança diante dela mostrará sua verdadeira natureza quando encontrar uma peça de trabalho que o atrai. Então, o que ela deve procurar? Essa criança ou outra começará a se concentrar”

A professora Montessori e seu papel

Trabalhando como um guia e facilitador, o professor Montessori cria um ambiente Montessori bem preparado e uma atmosfera de aprendizagem e curiosidade projetada para mover os alunos de uma atividade e nível para o próximo. Um professor Montessori costuma recuar enquanto as crianças trabalham, permitindo que aprendam com suas próprias descobertas e tirem suas próprias conclusões. Em vez de fornecer respostas às crianças, o professor Montessori pergunta a elas como resolveriam o problema, engajando ativamente as crianças no processo de aprendizagem e aprimorando as habilidades de pensamento crítico. Na maioria dos casos, as crianças aprendem diretamente com o ambiente e com outras crianças, e não com o professor.

Montessori acreditava que o professor deveria se concentrar na criança como pessoa, e não nos planos de aula diários. Embora a professora Montessori planeje aulas diárias para cada criança, ela deve estar alerta às mudanças no interesse, progresso, humor e comportamento da criança.

Os assuntos são interligados e o professor Montessori deve ter facilidade em apresentar e compreender história, arte, música, matemática, astronomia, botânica, zoologia, química, geografia física, linguagem, física, geometria e trabalhos de vida prática. O professor Montessori é treinado para dar aulas individuais ou em pequenos grupos e gasta pouco tempo dando aulas em grupos grandes. As aulas são breves e precisas, com o objetivo de intrigar a mente das crianças para que elas voltem para aprender mais por conta própria. As aulas montessorianas giram em torno das informações mais básicas necessárias para as crianças fazerem o trabalho: o nome dos materiais, onde podem ser encontrados na sala de aula e na estante, como usar os materiais e o que pode ser feito com eles.

Os professores montessorianos são observadores científicos das crianças.Eles evitam usar recompensas e punições por um trabalho bom ou ruim . Os professores Montessori nunca criticam ou interferem no trabalho de uma criança. É apenas em uma atmosfera de confiança que a personalidade de uma criança tem espaço para crescer. As crianças devem ter liberdade para escolher suas próprias atividades e aprender a se comportar sem restrições. O Dr. Montessori achava que este era um trabalho real e que a criança revelaria sua verdadeira natureza assim que encontrasse um trabalho que exigisse toda a sua atenção.

Na literatura de Maria Montessori

No livro Mente Absorvente (pp. 277-81), Maria Montessori ofereceu alguns princípios gerais de comportamento para professores na sala de aula Montessori.

O professor se torna o guardião e guardião do meio ambiente. Ela atende a isso em vez de se distrair com a inquietação dos filhos … Todo o aparato deve ser mantido meticulosamente em ordem, bonito e brilhante, em perfeitas condições … Isso significa que a professora também deve estar … arrumada e limpa , calmo e digno … O primeiro dever do professor é, portanto, zelar pelo meio ambiente, e este tem precedência sobre tudo o resto. Sua influência é indireta, mas a menos que seja bem feita, não haverá resultados efetivos e permanentes de qualquer tipo, físico, intelectual ou espiritual.

O professor deve … seduzir as crianças … O professor, neste primeiro período, antes que a concentração se manifeste, deve ser como a chama, que anima a todos com o seu calor, aviva e convida. Não há necessidade de temer que ela interrompa algum processo psíquico importante, uma vez que estes ainda não começaram. Antes que a concentração ocorra, a [professora Montessori] pode fazer mais ou menos o que ela achar melhor; ela pode interferir nas atividades das crianças quando ela achar necessário … Ela pode contar histórias, fazer algumas brincadeiras e cantar, usar rimas e poesia infantil. O professor que tem o dom de encantar as crianças pode mandá-las fazer vários exercícios, os quais, mesmo que não tenham grande valor educacional, são úteis para acalmá-las. Todos sabem que um professor animado atrai mais do que um maçante, e todos podemos ser animados se tentarmos … Se nesta fase há alguma criança que irrita persistentemente as outras, a coisa mais prática a fazer é interrompê-la … para quebrar o fluxo da atividade perturbadora. A interrupção pode assumir a forma de qualquer tipo de exclamação ou de mostrar um interesse especial e afetuoso pela criança problemática.

Finalmente chega o momento em que as crianças começam a se interessar por algo: geralmente, nos exercícios de Vida Prática, pois a experiência mostra que é inútil e prejudicial dar às crianças um aparato sensorial e cultural antes que elas estejam prontas para se beneficiar dele. . Antes de introduzir este tipo de material, deve-se esperar até que as crianças tenham adquirido o poder de se concentrar em algo, e normalmente … isso ocorre com os exercícios da Vida Prática. Quando a criança começa a mostrar interesse por uma delas, o professor não deve interromper, pois esse interesse corresponde às leis naturais e abre todo um ciclo de novas atividades … O professor, agora, deve ter muito cuidado. Não interferir significa não interferir de forma alguma. Este é o momento em que o professor costuma errar. A criança, que até aquele momento era muito difícil, finalmente se concentra em um trabalho … Elogios, ajuda, ou mesmo um olhar, podem ser o suficiente para interrompê-la, ou destruir a atividade. Parece uma coisa estranha de se dizer, mas isso pode acontecer mesmo que a criança apenas perceba que está sendo observada. . . . O grande princípio que traz sucesso ao professor é este: assim que começar a concentração, agir como se a criança não existisse …

Elementos essenciais no professor Montessoriano

Anne Burke Neubert, em A Way of Learning (1973), listou os seguintes elementos no papel do professor Montessori:

  • Os professores Montessori são o elo dinâmico entre as crianças e o Ambiente Preparado.
  • Eles observam sistematicamente seus alunos e interpretam suas necessidades.
  • Eles estão constantemente experimentando , modificando o ambiente para atender às suas percepções das necessidades e interesses de cada criança e objetivamente observando o resultado.
  • Eles preparam um ambiente que visa facilitar a independência das crianças e a capacidade de escolher livremente os trabalhos que consideram atraentes, selecionando atividades que vão de acordo com seus interesses e mantendo o ambiente em perfeitas condições, acrescentando e removendo materiais conforme necessário.
  • Eles avaliam cuidadosamente a eficácia de seu trabalho e o design do ambiente todos os dias.
  • Eles observam e avaliam o progresso individual de cada criança.
  • Eles respeitam e protegem a independência de seus alunos. Eles devem saber quando intervir e estabelecer limites ou dar uma mão amiga, e quando é do interesse da criança recuar e não interferir.
  • Eles são solidários , oferecendo calor, segurança, estabilidade e aceitação sem julgamentos para cada criança.
  • Eles facilitam a comunicação entre as crianças e as ajudam a aprender como comunicar seus pensamentos aos adultos.
  • Eles interpretam o progresso das crianças e seu trabalho na sala de aula para os pais, os funcionários da escola e a comunidade.
  • Eles apresentam lições claras, interessantes e relevantes para as crianças. Eles tentam envolver o interesse da criança e se concentrar nas aulas e atividades no ambiente.
  • Eles modelam o comportamento desejável para as crianças, seguindo as regras básicas da classe, exibindo um senso de calma, consistência, graça e cortesia, e demonstrando respeito por todas as crianças.
  • Eles são educadores da paz , trabalhando consistentemente para ensinar comportamentos corteses e conflitos.
  • Eles são diagnosticadores que podem interpretar padrões de crescimento, desenvolvimento e comportamento para entender melhor os filhos e fazer os encaminhamentos e sugestões necessários aos pais.

Tendo em vista todos os pontos abordados no texto, podemos dizer que para ser e se tornar um professor montessori é necessário estar aberto ao processo de aprender e se refazer na prática pedagógica, a cada aluno que chega em suas mãos. Estar disposto a colaborar e a guiar a criança em sua jornada de desenvolvimento. Diante disso, é fator essencial que o professor montessori se atualize constantemente acerca do desenvolvimento infantil, das atualidades do mundo e principalmente na condução fiel dos princípios e fundamentos do método montessori.

Quer se tornar um professor Montessori? Então conheça nosso curso de Pós-Graduação em Educação Montessori!

http://www.uniplena.com.br/Site/posgraduacao-educacao-montessori/

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

Deixe um comentário