Pedagogia: veja o que torna essa profissão tão apaixonante!

São muitos os motivos para se fazer o curso de pedagogia. Atualmente o curso de pedagogia está entre os mais procurados por estudantes que saem do ensino médio.

O pedagogo faz parte da formação das pessoas desde seus primeiros contatos sociais. Este profissional é um pesquisador intrínseco da comunicação, cognição e socialização humana.

Atende a todas as faixas etárias, coordena e direciona projetos educacionais com os mais variados objetivos e impactos.

Basicamente, a média de duração de um curso de pedagogia é de quatro anos. Dentre as suas disciplinas estão conteúdos que vão desde a alfabetização e letramento até didática e gestão da educação.

Onde o pedagogo pode atuar
A profissão de pedagogo abrange atividades dentro e fora da sala de aula. Portanto, se o profissional quer trabalhar como professor na sala de aula a pedagogia o habilita a atuar com o ensino fundamental I que vai do primeiro ao quinto ano.

No entanto, a profissão de pedagogo se estende a outros setores de atuação como o ensino de jovens e adultos. Além disso, ele pode atuar na elaboração, redação e gerenciamento de materiais didáticos junto a empresas que desenvolvem este serviço tanto para sua difusão como em ações de ensino a distância (EAD).

Outros campos de atuação do pedagogo estão relacionados à diretoria e coordenação e administração. Nestas posições o profissional de pedagogia tem uma atuação mais ampla, elaborando e pensando novas formas de atender as necessidades e demandas dos alunos.

Vale lembrar que as áreas de atuação do pedagogo, como também da necessidade do campo pedagógico, não se restringem às escolas. Neste sentido, atualmente, Ongs, Hospitais e museus demandam a presença desse profissional para atuar na coordenação de projetos, monitoramento de públicos e até em setores logísticos.

O pedagogo como alicerce cultural e de conhecimento
A formação do indivíduo é uma das atividades mais importantes da sociedade. Neste sentido, tudo que é produzido por uma sociedade em termos de valores culturais e de conhecimento se deve à atuação dos profissionais de pedagogia.

Contudo, esse compromisso com a sociedade se faz é um caminho entrelaçado com a pesquisa, pois o pedagogo que é ao mesmo tempo pesquisador tem mais chances de ampliar seu conhecimento sobre sua atuação e sua colaboração social.

A pesquisa do pedagogo se dá no campo cognitivo e emocional, esses campos são temas de muitas pesquisas. Porém é válido dizer que o campo emocional e o cognitivo são portais de relação interdisciplinar.

Neste sentido, são por meio da temática de pesquisas sobre emotividade e cognição que a pedagogia constrói interface com a psicologia, neuropsicopedagogia, psicanálise, filosofia e outros campos coligados a estas áreas.

Impacto social
O pedagogo gera impacto social em várias dimensões. Neste sentido ele gera primeiro um impacto temporal, pois ele está nas bases da formação de um médico, arquiteto, advogado, músico entre outros.

Portanto, todos esses profissionais tiveram uma base comum que foi o professor/a que construiu a sua base de valores, perspectiva filosófica e de mundo.Sem esse profissional, estas pessoas não estariam em seus campos de atuação sociais. Contudo, o impacto do pedagogo também é virtual hoje, pois ele orienta pesquisas de seus alunos internautas.

Neste sentido, ele tem que estar atualizado frente ao novo público que exerce suas atividades em relação às tecnologias da informação e comunicação ( TICs)

Portanto, hoje o campo do profissional formado em pedagogia é muito mais amplo, pois o mundo está aberto ao espaço da pesquisa e produção de conteúdo.

Vale lembrar que este último aspecto que se liga à produção de textos, pesquisas e e-books o pedagogo é uma das pessoas que são cada vez mais solicitadas pelo simples fato que as pessoas procuram muito mais por conteúdos verdadeiros.

Ou seja, conteúdos, pesquisas, livros, e-books que sejam fundamentados de maneira séria e científica, o qual, o pedagogo possui toda a tecnicidade e ferramentas para fazê-lo.

Gráfico sobre alguns campos de atuação do pedagogo em seus percentuais:


O que acha de se tornar licenciado em Pedagogia em 6 meses? Então conheça nosso curso de Pedagogia para Licenciados!

http://www.uniplena.com.br/Site/pedagogia-para-licenciados/

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário