Relato de um professor Montessori sobre sua rotina em sala de aula

Antes de lecionar na escola onde trabalho atualmente, estava acostumado a ter um grupo pela manhã e outro à tarde, com cada aula tendo duas horas e meia de duração. A aula da tarde acontecia quatro dias por semana e a aula da manhã acontecia cinco dias por semana, o que funcionou lindamente.

Na escola onde estou dando aulas atualmente, a rotina é muito diferente. A necessidade da comunidade local era ter aulas em sessão com mais de 2 horas e meia e também fornecer maior flexibilidade quantas vezes os alunos compareciam por semana. Sensível às necessidades da comunidade, o proprietário optou por criar um programa de quatro horas (9h00 às 13h00) e dar aos pais a opção de matricular os filhos 2, 3, 4 ou 5 dias por semana . Definitivamente torna as coisas um pouco mais desafiadoras, pois muitas vezes há um grupo diferente vindo a cada dia e, obviamente, leva muito mais tempo para uma criança que vem dois dias por semana para aprender a rotina do que para uma criança que vem quatro ou cinco dias por semana .

A nova programação diária Montessori foi um ajuste para mim inicialmente, mas como a maioria das situações, aprendi a ajustar, abraçar e desfrutar da nova rotina. Adoro ter o mesmo grupo de alunos durante quatro horas todos os dias, à medida que os conheço realmente, o dia não parece tão corrido e o tempo adicional me permite criar um vínculo especial com cada criança. Também gosto do fato de que tantas habilidades de graça e cortesia podem ser reforçadas durante a hora do almoço, quando todos estão sentados e comendo juntos. Segue abaixo um esboço de um dia típico na sala de aula pré-escolar Montessori e espero que você ache útil.

Programação diária e planejamento de rotina

8h50
Abrimos a porta para cumprimentar os alunos quando eles chegam. Um professor Montessori está na porta para cumprimentar o aluno e os pais, apertar a mão e ajudar o aluno a encontrar seu espaço para tirar e guardar os sapatos e a mochila. O outro professor Montessori senta-se em círculo com música clássica tocando e cumprimenta os alunos um por um com um sorriso e um aperto de mão e os encoraja a encontrar um lugar no círculo e se sentarem de pernas cruzadas.

9h05
Assim que a maioria dos alunos Montessori chega, começamos com uma música de bom dia, alguns toques, revisamos o calendário e o horário das notícias, e o ajudante especial é escolhido para o dia. O ajudante especial alimenta o peixe da sala de aula, e conta cada colega do grupo (em português e inglês). Se alguma apresentação em grupo for necessária naquele dia, ela será feita no horário do círculo, como quando há uma nova apresentação de Vida Prática ou atividades artísticas nas prateleiras.

9h20
Normalmente peço a meus alunos que fechem os olhos e pensem sobre que trabalho gostariam de começar hoje e quando pensaram em algo para levantar a mão. Eu ando em volta do círculo e bato suavemente na mão de cada criança (uma por uma). É uma maneira muito tranquila de começar o dia e ajuda cada aluno a começar o dia focado e pronto para encontrar uma atividade para trabalhar. Enquanto as crianças trabalham independentemente, eu dou aulas individuais e em grupo, enquanto meu incrível assistente de ensino Montessori reforça as regras e rotinas importantes da classe e ajuda a difundir quaisquer problemas que surjam ao longo da manhã.

10h15
Falsa fadiga ocorre … por volta desta hora da manhã, o nível de ruído tende a aumentar e geralmente há vários “andarilhos”. Esta inquietação foi notada por Maria Montessori ao observar as salas de aula e referiu-se a isso como “Falsa Fadiga”. Ao mesmo tempo, costumava ficar muito ansioso e inquieto quando isso acontecia, pois sentia que estava fazendo algo errado, mas agora sei que é um fenômeno muito típico de um ambiente Montessori e é importante manter a calma e continuar com o Ciclo de trabalho da sala de aula Montessori. Enquanto eu permanecer calmo, tranquilo e sereno, a inquietação diminui e as crianças voltam ao trabalho até as 11h30, quando a música é ligada para sinalizar a hora da limpeza.

11h30
O ajudante especial pressiona ‘play’ em nosso CD player para sinalizar que é hora de limpar. A música é um CD instrumental suave que é um ótimo lembrete para limpar de forma calma e pacífica. Depois que os alunos organizam seu trabalho, todos nós nos sentamos para o tempo do círculo. Em seguida, fazemos uma rápida roda, refletimos sobre a manhã, jogamos uma espécie de jogo de transição e eles são enviados um a um ao banheiro para lavar as mãos no almoço. Almoçar é a oportunidade perfeita para reforçar a importância da graça, cortesia e boas maneiras na sala de aula pré-escolar Montessori … é um momento tão especial do dia!

12h00
Normalmente, ao meio-dia, os alunos terminam de comer, arrumam o chão e as mesas, colocam as lancheiras de volta nos cubículos e colocam os sapatos e o casaco para sair. Cada criança é incentivada a sentar-se calmamente em círculo, lendo até que todos estejam prontos.

12h10
Uma vez que todos os alunos estejam vestidos e prontos para sair, o ajudante especial é responsável por chamar os colegas um por um para fazer fila na porta e apenas aqueles que estão sentados com educação e respeito são chamados primeiro. É uma alegria assistir e o ajudante especial sempre se sente muito orgulhoso!

12h15 às 12h45
Costumamos ter uns bons 30 minutos para brincar lá fora e o ambiente ao ar livre Montessori é incrível … o espaço perfeito para correr, pular, brincar na areia, regar o jardim, soprar bolhas, puxar uns aos outros em uma carroça, desenhar com giz e se divertindo no slide e barras de macaco. Os 30 minutos sempre passam muito rápido!

12h45
Para terminar o dia, voltamos para dentro e todos se sentam no tapete do tempo da história. Um professor Montessori lê histórias enquanto o outro professor fica parado na porta observando os pais. Assim que um pai chega, a professora chama o nome da criança para vir ao cubículo se preparar para ir para casa. Uma vez que o aluno está vestido e pronto para ir, o professor aperta sua mão com uma saudação feliz e encorajadora de adeus e, em seguida, abre a porta para garantir que a criança vá diretamente para seus pais. A hora da história é uma ótima maneira de terminar o dia e torna a hora da despedida mais calma e relaxante.

Esse esboço é uma referência do que é praticado em uma sala de aula montessori, portanto, a programação e rotina deve ser estabelecida com base no contexto e realidade que a escola se encontra. Cada escola Montessori é única em sua própria maneira e é uma questão de encontrar o equilíbrio, a rotina e o horário que funciona para você e também para as crianças sob seus cuidados.

Quer se tornar um professor Montessori? Então conheça nosso curso de Pós-Graduação em Educação Montessori!

http://www.uniplena.com.br/Site/posgraduacao-educacao-montessori/

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

1 Comment

  1. Bom dia ! Gostei muito das dinâmica interatividade entre os Montessori, muito bom participar de uma aula com esse modelo Montessori. Parabéns.

Deixe um comentário