Método OKR e gestão escolar

Neste texto veremos como a metodologia OKR pode ser utilizada na gestão escolar, no entanto é preciso definir bem os conceitos de gestão escolar e método OKR. 

Primeiramente, precisamos ter em mente que a gestão escolar visa gerir de perto tudo que envolve uma escola, desde compra de materiais e infraestrutura até problemas com metodologias de ensino e relação com alunos e pais.

Por outro lado, o gestor precisa orientar sua equipe para gerar soluções para problemas presentes e futuros de uma instituição de ensino. Além disso, precisa traçar objetivos para chegar aos resultados esperados de crescimento.

Portanto, foi na busca de objetivos e resultados que foi criado o método OKR, acompanhando o crescimento de diferentes startups e modelos inovadores de negócios.

O que é método OKR

O método OKR foi criado por Andrew S. Grove, engenheiro e empresário estadunidense de origem húngara, ex-CEO da Intel Corporation. 

No entanto, esta metodologia ficou realmente conhecida quando foi utilizada pela Google, uma das maiores empresas da internet, quando passou de uma empresa com 40 funcionários em 1999 para uma empresa com 85 mil funcionários atualmente. Toda esta mudança foi sustentada pela metodologia OKR.

Primeiramente, OKR significa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave em protuguês.

Portanto, essa metodologia é uma forma de definir metas a partir da seguinte fórmula:

  • Eu vou – objetivos
  • Medido por – Conjunto de resultados-chave

Em síntese este método serve para gerenciar os objetivos alcançados e os resultados alcançados atrelados a estes objetivos. No entanto, é uma metodologia bastante focada no crescimento da empresa juntamente com a análise da equipe de trabalho.

Neste sentido, este método serve para melhorar o engajamento e o alinhamento dos funcionários com os objetivos da empresa.

Método OKR aplicado na gestão escolar

Para termos uma ideia clara sobre a aplicação do método OKR em uma instituição de ensino é preciso saber dos passos que esta metodologia nos cobra para a sua implementação.

Como primeiro passo eu preciso definir as metas que eu quero, como gestor, para a escola, essas metas vão desde crescimento da escola, aumento de produtividade, obras necessárias, lucratividade até o estabelecimento de uma marca consagrada

Como segundo passo eu preciso lançar objetivos a médio e longo prazo, dentro dos quais toda a empresa precisa estar alinhada e engajada.

Vale lembrar que esses objetivos precisam ser desafiadores e ao mesmo tempo totalmente alcançáveis, para inspirar a equipe e mantê-la engajada em seu foco. 

No terceiro e último passo está a análise dos indicadores de resultados. Ou seja, esses indicadores irão possibilitar uma monitoração de resultados, para saber o que foi alcançado e o que ainda não foi.

Para todo esse esquema funcionar com exatidão é preciso que as metas lançadas sejam mensuráveis no sentido que possam ser contadas e medidas, e também precisam ser verificáveis, ou seja, visíveis para toda equipe.

Benefícios do método OKR para a uma escola

O principal benefício do método OKR para uma escola é o alinhamento de toda equipe escolar em torno dos objetivos da instituição. No entanto, os objetivos lançados pelo gestor ou pela equipe gestora podem ser simples ou complexos, ou serem alcançaveis em curto, médio ou longo prazo.

Posteriormente em torno de uma equipe escolar totalmente alinhada na busca dos objetivos da escola surgem outros benefícios igualmentes importantes como:

  • Definição de prioridades: A definição de prioridades vai orientar os funcionários a dar mais ênfase a certas tarefas por causa de suas prioridades. Neste sentido, para dar um exemplo, se em uma determinada escola a prioridade é a inclusão de alunos com discapacidades, toda a equipe precisa trabalhar nesse foco.
  • Promoção de transparência: A transparência está relacionada aos resultados alcançados e os não alcançados. Ou seja, todos os funcionários de uma equipe escolar precisam saber quais os resultados que a escola alcançou e também o que não foi ainda alcançado. Isto faz com a equipe se sinta parte do problema e também de sua solução.
  • Aumento de produtividade: A confiabilidade dos funcionários em relação a empresa por causa do que foi priorizado e o que foi alcançado de maneira transparente, aumenta a produtividade exponencialmente.
  • Criação de legado: Uma instituição de ensino que trabalha com seus objetivos, resultados e possui uma equipe alinhada e engajada alcança um sistema de gestão personalizado. Portanto, este sistema irá influir na contratação de pessoas que se encaixam no perfil já consagrado dessa escola e ainda vai influir no sucesso dos alunos por causa de sua grande coesão.

Características dos OKRs

A metodologia OKR é uma ferramenta de avaliação de desempenho que guarda bastante semelhança com os KPIs (Key performance indicators) que são também ferramentas de avaliação, só que mais centradas na performance dos funcionários e incentivo de ganhos de bônus e aumento salarial ligados aos resultados positivos da empresa.

Podemos dizer que os KPIs funcionam em um circuito de resultados e recompensas. No entanto, a metodologia OKR visa a um engajamento mais profundo que faz com que toda a equipe participe dos resultados da empresa, no caso focado neste texto, no crescimento de uma instituição de ensino.

As principais características dos OKRs em uma escola são:

1- Foco e comprometimento

Uma escola precisa ter objetivos claros lançados a cada período, esses objetivos precisam estar relacionados com cada prioridade da instituição. Segundo alguns pesquisadores, a metodologia OKR geralmente é processada no lançamento de 6 objetivos (O) e para cada objetivo devem estar atrelados a 5 resultados (KR). 

Exemplo estrutural de 1 objetivo e seus resultados.

Objetivo:

Melhoria no espaço escolar

resultados:

  • Aumento do número de alunos
  • maior lucratividade
  • Maior valorização da equipe
  • maior engajamento no trabalho
  • maior crescimento da instituição

2- Alinhamento da equipe

O fato do método OKR ser transparente e beneficiar a equipe de maneira geral gera alinhamento e engajamento de todos os funcionários. Vale lembrar que o crescimento de muitas empresas está conectado ao alinhamento dos funcionários com os objetivos, pois os resultados positivos irão gerar muitos benefícios a esses colaboradores.

3- Monitoramento e responsabilidades

Quando uma metodologia OKR é implementada em qualquer instituição ela é feita em 3 etapas: A configuração que é o lançamento de objetivos; o processo que é o monitoramento de todos envolvidos; e o encerramento que é  análise de resultados para ter ideia do que foi cumprido.

Na segunda etapa ligada ao processo é preciso monitorar a progressão do OKR para saber o que precisa melhorar na atuação individual e coletiva.

4- superação

Todas as metas lançadas por uma instituição de ensino precisam ser ao mesmo tempo ambiciosas e alcançáveis. Portanto, elas favorecem que a equipe saia de sua zona de conforto para trabalhar em prol do alcance de cada objetivo e até repensem em novas formas de trabalhar.

Nesta metodologia cada objetivo deve ter a probabilidade de 50% de ser atingido para encorajar um maior potencial de inovação por parte da equipe.

No entanto, as metas precisam ser aceitas por toda equipe escolar, se não pode haver uma degradação da performance em relação aos objetivos.

Neste sentido, todos participantes de uma equipe escolar precisam estar motivados para alcançar os resultados.

Conclusão

Até aqui vimos que a metodologia OKR é aplicada a diversos tipos de empresas, no entanto no âmbito escolar essa metodologia se mostra bastante eficaz quando atinge um amplo engajamento e alinhamento da equipe com as metas da escola.

Porém, para isso é preciso que o gestor escolar esteja atento para os resultados alcançados, as motivações de toda equipe escolar e ao crescimento da escola.

No entanto, nem todos os resultados são positivos, pois em uma escola existem fatores que desmotivam os professores. 

Entre eles, a indisciplina dos alunos, a desvalorização do professor, a falta de coesão entre a proposta educacional e os resultados alcançados e muitos outros.

Em meio aos resultados positivos e negativos, o gestor precisa lançar novos objetivos para sanar problemas e aumentar o engajamento e alinhamento da equipe até chegar na total superação dos problemas na constituição de uma instituição com perfil sólido.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário