Curiosidades sobre o Método Montessori

A educação, portanto, dos pequeninos é importante, especialmente dos três aos seis anos de idade, porque este é o período embrionário para a formação do caráter e da sociedade (assim como o período do nascimento aos três é aquele para a formação da mente, e o período pré-natal que forma o corpo). Maria Montessori, A Mente Absorvente, p. 221–222.

Onde começa o método Montessori? Em The Absorbent Mind , o Dr. Montessori nos diz que “A grandeza da personalidade humana começa na hora do nascimento”. (p. 4) Mas a Dra. Montessori não começou a desenvolver seu método com bebês. Começou com crianças de 3 a 6 anos.

No início dos anos 1900, os pais que trabalhavam tinham pouca escolha quando se tratava de cuidar dos filhos. As crianças de 7 anos iam para a escola. Isso significava que crianças de 6 anos ou menos eram deixadas sozinhas, cuidando de crianças menores de 8 a 10 horas por dia. A primeira escola de Montessori, a Casa dei Bambini, nas favelas de San Lorenzo, provou ter condições horríveis. Era o lar de mais de 50 crianças, com idades entre 2 e 6 anos, com apenas um outro adulto presente. As crianças pobres estavam famintas, sujas e indisciplinadas. Tendo trabalhado anteriormente com crianças com necessidades especiais, Montessori estava convencida de que, com seus métodos, essas crianças prosperariam.

Sob a supervisão de Montessori, as crianças tomavam banho e eram alimentadas com refeições nutritivas regularmente. Começando com os filhos mais velhos, ela começou a apresentar os materiais e quebra-cabeças que havia desenvolvido ao trabalhar com crianças com necessidades especiais na escola ortofrênica. Ela também começou a dar aulas de atividades práticas da vida, como limpar, vestir, arrumar a mesa e servir a comida.

À medida que as crianças aprendiam a cuidar de si mesmas e dos outros, elas se tornavam mais focadas, respeitosas e independentes. Eles logo quiseram aprender mais e clamaram para aprender a ler e escrever. Naquela época, pensava-se que crianças menores de 7 anos eram incapazes de aprender. No entanto, Montessori não apenas os encorajou a aprender, ela desenvolveu ferramentas de aprendizado para guiar as crianças por uma série de etapas sequenciais na forma de abstrações materializadas conceituais e práticas.

Por meio de seu trabalho com crianças na segunda metade do primeiro plano de desenvolvimento (de 3 a 6 anos), Montessori pôde observar o desdobramento da mente inconsciente. “Então, dos três aos seis anos de idade, sendo capaz de enfrentar seu ambiente de forma deliberada e consciente, ele começa um período de real construtividade.” (Maria Montessori, The Absorbent Mind, pg. 152) Por meio da observação científica, Montessori seguiu o exemplo das crianças, confiando em seus instintos e habilidades naturais para aprender e crescer sem a interferência dos adultos. Ela observou as crianças usarem seus materiais didáticos para aprenderem sozinhas e depois se virarem e ensinarem seus colegas. Este é o momento da construção consciente. A criança, nesses três anos, constrói o adulto que vai se tornar.

Os bebês funcionam por instinto. Eles são conduzidos de dentro para se desenvolver e crescer. As crianças elementares direcionam sua curiosidade para fora de si mesmas, para a sociedade e o mundo ao seu redor. A curiosidade da criança de 3 a 6 anos desenvolve seu caráter e personalidade, dando-nos um vislumbre do adulto que ela se tornará. Por esta razão, o currículo 3-6 é a base do método Montessori, servindo como um catalisador para a compreensão da aprendizagem nos primeiros e últimos anos.

Curiosidades

  • A educação Montessori foi revivida em 1958. Embora a educação Montessori tenha sido imediatamente bem-sucedida, ela perdeu popularidade na América no final da vida do Dr. Montessori. Em 1958, a Dra. Nancy McCormik Rambusch fundou a Escola Whitby usando o Método Montessori. Os ensinamentos foram imediatamente bem-sucedidos e as escolas Montessori têm crescido em popularidade desde então.
  • Uma estimativa conservadora é que existem mais de 25.000 escolas montessori em 110 países atendendo a mais de um milhão de crianças.
  • As escolas montessori são públicas e privadas; mais de 200 escolas públicas nos estados unidos e canadá oferecem programas montessori.
  • A última edição do guinness world records concede o título à city montessori school, na cidade indiana de Lucknow, com 39.437 alunos matriculados no ano letivo 2010-2011.
  • Alexander Graham Bell, notável inventor, forneceu suporte financeiro diretamente a Montessori, ajudou a estabelecer a primeira escola montessori no Canadá em 1912 em beinn breach, sua casa na nova escócia.
  • Margaret Potts abriu a segunda escola montessori em Calgary, Canadá, em 1919. esta escola é a escola montessori em operação contínua mais longa na américa do norte.
  • O primeiro programa montessori junior high do canadá foi iniciado na montessori house of children, em londres, ontário. a escola agora é conhecida como academia montessori de londres. 
  • A primeira escola montessori nos eua foi criada em 1912. a escola foi localizada em Tarrytown, nova york, por anne e. george.
  • Woodrow wilson, presidente dos estados unidos da américa, instalou uma sala de aula montessori no porão da casa branca durante seu mandato para que os funcionários enviassem seus filhos e sua filha treinou como professora montessori. margaret wilson estava no comitê que trouxe o dr. montessori para os eua em 1915.

Existem muitos alunos famosos dos programas montessori, alguns dos quais são:

  • Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
  • Jeff Bezos, analista financeiro, fundador, AMAZON.COM
  • Larry Page e Sergey Brin, fundadores, GOOGLE.COM
  • T. Berry Brazelton, famoso pediatra e autor
  • Julia Child, chef famosa, estrela de muitos programas de culinária na TV e autora de vários livros de receitas
  • Kami Cotler, atriz (filho mais novo na longa série The Waltons)
  • Katherine Graham, proprietária/editora do Washington Post
  • Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis, editora, ex-primeira-dama (John F. Kennedy)
  • Príncipe William e Príncipe Harry, família real inglesa
  • Anne Frank, famosa diarista da Segunda Guerra Mundial
  • Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

Essas pessoas famosas escolheram escolas montessori para seus próprios filhos:

  • Brene Brown, Autora
  • Stephen J. Cannell, escritor-produtor-diretor de TV (The Rockford Files e muitos outros)
  • Patty Duke, atriz
  • Cher Bono, cantora e atriz
  • John Bradshaw, psicólogo e autor
  • Yul Brynner, ator
  • Marcy Carcy, produtora de TV
  • William Jefferson, ex-presidente dos EUA
  • Woodrow Wilson, ex-presidente dos EUA
  • Hillary Clinton, Senadora dos EUA, NY,
  • Michael Douglas, ator
  • Shari Lewis, marionetista
  • Yo Yo Ma, violoncelista
  • Trevor Eissler, autor e piloto

Essas pessoas também têm uma forte conexão montessori:

  • Erik Erikson, antropólogo/autor, tinha um certificado de ensino Montessori
  • Jean Piaget, notável psicólogo suíço, fez suas primeiras observações de crianças em uma escola Montessori
  • Alice Waters, restaurateur e escritora, é uma ex-professora Montessori
  • Thomas Edison, notável cientista e inventor, ajudou a fundar uma escola Montessori
  • Mister Rogers, personalidade infantil da TV, forte defensor do método Montessori

Outras curiosidades…

O método de Montessori difere das pedagogias convencionais na medida em que valorizava a liberdade de movimento e escolha dos alunos. Em vez de ficarem confinadas às carteiras, as crianças circulavam livremente pela sala de aula, escolhendo as atividades que lhes interessavam. A interação do aluno, o ensino entre colegas, a resolução de problemas e a socialização foram incentivados, e os alunos foram desafiados de acordo com seus níveis de habilidade. Hoje existem escolas Montessori em todo o mundo. As escolas Montessori fazem parte de sistemas escolares privados e públicos, e a influência Montessori é evidente particularmente na educação infantil e na educação especial da primeira infância. O nome Montessori não é legalmente protegido e pode ser usado por qualquer pessoa; portanto, existem muitas organizações Montessori.

O método Montessori desencoraja as medidas tradicionais de desempenho, como testes e notas. Em vez disso, a avaliação é baseada em portfólios desenvolvidos pelos alunos e dados de observação dos professores. Os professores ajudam os alunos a fazer melhorias para alcançar os conhecimentos e habilidades especificados em cada uma das áreas curriculares. Algumas escolas Montessori hoje fornecem notas, especialmente no nível secundário, porque as notas são uma consideração importante para os requisitos de entrada na faculdade.

Os críticos das escolas Montessori reclamaram que, como os alunos têm liberdade para escolher o que estudar, alguns alunos não dominam áreas do currículo nas quais não estão naturalmente interessados. As escolas Montessori também foram criticadas por não atribuir deveres de casa, não aplicar testes e não atribuir notas.

O método Montessori de educação, em homenagem a sua fundadora Maria Montessori, é uma abordagem de aprendizado em sala de aula que enfatiza a independência e a escolha. Essa teoria de ensino entende que as crianças têm um interesse inato em aprender e são capazes de fazê-lo em um ambiente adequado. Ele se esforça para criar uma sala de aula cheia de ordem, limpeza, beleza e harmonia. Ao contrário do objetivo da maioria dos ambientes educacionais, que é fazer com que seus alunos alcancem o desempenho máximo em certas disciplinas acadêmicas, o método Montessori cria um ambiente que promove o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social ideal de uma criança. Uma sala de aula Montessori definitivamente parecerá diferente do que você pode imaginar em um ambiente de aprendizado normal. No entanto, há muitos benefícios nesta abordagem de educação, e as escolas Montessori ainda existem em todo o mundo, mais de um século após a criação da primeira sala de aula.

Deixe um comentário