Conheça as melhores formas de conquistar a estabilidade como professor

A forma mais conhecida de conquistar estabilidade na carreira docente é por meio do concurso público, visando trabalhar em escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Nesta mesma perspectiva, para quem quer seguir a carreira acadêmica por meio do mestrado e do doutorado, o profissional docente pode almejar a estabilidade do setor universitário. 

Neste sentido, ele pode fazer um planejamento em sua carreira para conquistar o cargo de professor universitário em universidades estaduais ou federais. 

No entanto, além das opções de professor, no setor educacional tem muitas opções de trabalho. Existem concursos para coordenação pedagógica, supervisão e direção e nestes casos é mais seguro ter uma carreira acadêmica em pedagogia acompanhada de experiência como professor.

Vale lembrar que antes de prestar concursos para direção escolar é preciso estar alinhado com as demandas da escola. 

Ou seja, ter capacidade de se comprometer com as ações da rede estadual e com a comunidade escolar. Além disso, é cobrado deste profissional a produtividade, responsabilidade e disciplina.

Podemos concluir até aqui, que para conquistar a estabilidade no setor educacional o caminho mais importante é o concurso público. No entanto, quando se fala de estabilidade podemos também nos referir a estabilidade financeira.

Neste caso, mesmo que o professor trabalhe em escolas e faculdades particulares ele pode conquistar a sua estabilidade financeira, pois este tipo de estabilidade não depende somente de ter um emprego protegido de cortes e demissões.

Neste texto você vai conhecer maneiras eficazes de conquistar a estabilidade financeira na educação, seja por meio de concursos públicos ou outras formas de planejamentos financeiros.

Saber como funcionam os concursos públicos

O primeiro passo para conquistar a estabilidade financeira como docente é saber do funcionamento dos concursos. Portanto, se atentar para o edital próprio de cada concurso é o ponto inicial do caminho para a estabilidade.

Assim, é preciso escolher a direção de seus estudos e observar os requisitos básicos a partir da leitura atenta de cada edital.

Além disso, é preciso estar atento para as nomenclaturas e qualificações que estão relacionadas com o exercício do cargo. 

Este cuidado é necessário para descobrir as intenções de cada contratação, pois às vezes o concurso visa contratar um profissional qualificado de uma determinada área, mas para exercício de função distinta.

Outros cuidados na hora de prestar concurso para professor é saber que existem 2 etapas importantes no processo seletivo: o exame e a avaliação de títulos.

Neste sentido, na hora da inscrição coloque dados de sua formação que você poderá provar depois, quando será preciso apresentar certificados e documentos na hora da posse, caso seja aprovado.

Alguns concursos são feitos para vagas temporárias e portanto pode não atender os objetivos de quem quer estabilidade. Estes concursos são direcionados a vaga que tem contrato de 1 ano, sem registro de carteira e recolhimento do FGTS.

Por outro lado, os professores que passam para cargos efetivos têm direito a plano de carreira e ainda incorpora gratificações por tempo e serviço, vantagens que os contratos temporários não oferecem.

Ter ideia exata do cargo pretendido

Geralmente, os cargos disponibilizados em concursos para a educação podem estar nestas categorias: professor, pedagogo ou coordenador.

Neste sentido, é importante lembrar que o professor licenciado pode lecionar para o ensino fundamental do sexto ao nono ano e no ensino médio. 

Por outro lado, o pedagogo pode lecionar para o ensino fundamental da primeira a quinto ano do ensino fundamental do EJA, e aulas de psicologia, filosofia e sociologia no ensino médio.

A escolha do cargo pretendido vai potencializar seus estudos direcionando-os para disciplinas específicas de cada cargo.

Objetivar a coordenação pedagógica

Uma das formas de conquistar uma estabilização financeira é trabalhar como professor, objetivando a coordenação pedagógica. Tanto em escolas particulares como públicas os salários de coordenador pedagógico são mais altos, porém a responsabilidade aumenta.

Os principais pré-requisitos para o cago de coordenação pedagógica é a formação em pedagogia e experiência na atuação educacional. Os concursos para esta área são centrados em conhecimento da legislação e normas educacionais.

Além disso, é preciso conhecer sobre gestão pedagógica e resultados educacionais e ainda conhecimentos específicos da área pedagógica.

As funções do coordenador pedagógico são:

  • Acompanhar o desempenho dos alunos
  • Selecionar material e métodos
  • Monitorar  professores
  • Estruturar o projeto político pedagógico da escola

Docência e supervisão pedagógica

Um bom caminho para conquistar a estabilidade financeira no setor educacional é adquirir alguma experiência como professor e no decorrer de seu trabalho cursar uma pós-graduação em supervisão pedagógica.

Este cargo tem a função de assegurar a qualidade do ensino, controlando a produtividade dos docentes por meio de uma visão global do desenvolvimento da escola.

O seu papel principal se desenrola nas ações de ordenar, manter e desenvolver um projeto ou programação planejada e projetada coletivamente.

É importante lembrar que para fazer uma pós-graduação em supervisão escolar e estar apto para atuar na profissão é necessário ter graduação em pedagogia ou pós-graduação em educação, pedagogia ou em supervisão educacional.

A média salarial de um supervisor educacional é em torno de R $3.000 reais.

Docência e gestão escolar

A escola como um todo oferece muitas funções que vão além da docência em sala de aula, contudo, a experiência na sala de aula é muito valiosa.

Neste sentido, com o objetivo de conquistar mais estabilidade financeira, muitos docentes atuam no ensino e ao mesmo tempo se aprimoram na gestão escolar.

Para ser gestor escolar é necessário ser formado em pedagogia e tem algumas escolas que aceitam profissionais que possuem alguma licenciatura.

O gestor tem responsabilidades administrativas e pedagógicas e tem o objetivo de elevar a eficiência de todos os processos que acontecem dentro da escola.

É importante lembrar que o aprimoramento na gestão escolar pode ser feito também por meio dos cursos de pós-graduação. Estes cursos são necessários para compreender melhor todos os processos incluídos na gestão escolar e também os papéis que estão inseridos na gestão como um todo

Portanto, quem se aprimora em gestão escolar possui mais chances de pleitear cargos como: diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e orientador educacional.

Orientação educacional

O orientador educacional faz parte da equipe gestora e tem grande responsabilidade no trabalho com o diretor e o coordenador pedagógico, a sua função está mais direcionada para o desenvolvimento de cada aluno.

Atualmente, o ensino está demandando muito desta função, pois ele se torna mais personalístico na medida que a escola caminha para ideários de autonomia e flexibilidade na educação.

Neste sentido, o orientador educacional monitora o desenvolvimento individual dos alunos dando suporte a sua formação, reafirmando valores éticos e morais.

Para estar apto para o trabalho de orientação educacional é preciso ser formado em pedagogia ou ter pós-graduação em orientação educacional.

Conclusão

Vimos neste texto as formas de alcançar uma estabilidade financeira por meio da profissão docente. No entanto, algumas formas neste caminho à estabilidade ultrapassam o trabalho em sala de aula.

Porém, o trabalho mais importante no setor educacional é o trabalho dos professores. A experiência em sala de aula é importante para qualquer cargo da escola voltado aos alunos e a comunidade escolar.

Portanto, o melhor caminho para a conquista da estabilidade como professor é a sala de aula onde o profissional entende profundamente as demandas do corpo discente para depois partir para a gestão escolar, a pesquisa em educação e até o caminho acadêmico em educação.

Podemos concluir também que a estabilidade financeira no setor educacional está relacionada com o grau de formação dos professores seja no estudo teórico e na experiência prática do processo de ensino/aprendizagem.

Ou seja, se o profissional parar de se reciclar e buscar atualizações no seu campo de trabalho é muito difícil conquistar posições mais gratificantes e estáveis na profissão docente.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário