Conheça 8 formas de produzir aulas online

A digitalização do ensino está cada vez mais veloz, nos meios digitais estão aulas, materiais didáticos, livros, podcasts e outras ferramentas de ensino.

Os docentes que desejam produzir aulas onlines não podem deixar de se informar sobre os meios tecnológicos que estão disponíveis para transformar o seu ensino em formatos padronizados.

Entre todos os dispositivos que precisamos ter para começar a produzir aulas que tenham eficácia e alcance estão: ferramentas tecnológicas, plataformas e equipamentos externos.

Entre as plataformas existem as plataformas para realizar a sua aulas gravadas ou ao vivo e as plataformas para vender seus cursos, estas funcionam como agências de divulgação de suas aulas.

Neste texto veremos 8 formas de produzir aulas online utilizando estes 3 dispositivos.

1- Ferramentas tecnológica para mapas mentais

As ferramentas para produzir aulas são softwares que ajudam na organização do curso. Com essas ferramentas você deixa seus alunos mais engajados, pois seu conteúdo terá mais qualidade.

O mapa mental ajuda os alunos memorizarem conceitos complexos de forma visual e simplificada, existem algumas ferramentas que tornam a elaboração de mapas mentais bem fácil.

Estas ferramentas estão disponíveis na internet em formas acessíveis, algumas são gratuitas e outras oferecem planos mensais que se ajustam para que está começando nas aulas online.

Entre as principais ferramentas estão:

Mindmeister

Esta ferramenta também muito utilizada por empresas digitais de marketing e start up pode ser bem utilizada como recurso de aulas online com ela você possui muitos recursos entre eles:

  • combinação de mapas mentais, cronogramas e listas
  • modo esboço
  • locais para comentários e discussões
  • mídia incorporada

Bubbl.us

Este software é mais especializado em tempo real, ou seja, com ele você pode compartilhar seus mapas imediatamente com seus alunos. Ele permite que as mudanças no mapa sejam vistas em tempo real.

Canva

Além de ser uma ferramenta direcionada para muitos recursos, o canva também é focado em mapas mentais. Ele permite que você crie mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas.

Além disso, oferece uma gama de formas gráficas prontas para contribuir melhor com suas aulas.

2- Ferramentas para organizar suas aulas

Dentro da grande gama de software auxiliares para produção de aulas existem aqueles que servem para a organização do curso. Você pode organizar o seu curso em módulos de complexidade crescente.

Outro recurso de organização de cursos é o software que facilita a comunicação com os alunos para realização de tarefas e projetos. 

Muitos desses aplicativos são utilizados por empresas de marketing e de produção de conteúdo, mas são facilmente transpostos para o âmbito didático.

Entre estas ferramentas estão:

Monday

Este aplicativo possui várias ferramentas para trabalhos em equipe como: gerenciamento de projetos e tarefas. Além disso, possui versão gratuita.

Trello

O trello possui ferramentas de organização dos trabalhos como os quadros, neles você mantém as tarefas atualizadas e os trabalhos em andamento, onde você pode classificá-los em pendências ou em conquistas (projetos prontos).

Nas listas podemos separar diferentes estágios de uma tarefa, como: aberta, em andamento ou concluída.

3- Utilizar plataformas gratuitas

Na internet existem muitas plataformas gratuitas, onde você veicula as suas aulas com ganhos e monetização posteriores. entre as plataformas gratuitas existem as que servem para veicular suas aulas e as que servem para divulgar, atrair e engajar os alunos.

A principal plataforma de veiculação de vídeos é o youtube se você quer veicular a sua aulas almejando um grande crescimento de público e conseguir maiores monetizações é necessário um planejamento de divulgação.

Com este planejamento você engaja melhor o seu público alvo definido bem a sua persona, ou seja, o perfil completo de seu público.

A monetização no youtube funciona com os anúncios de produtos que entrarão na veiculação de seu curso. Vale lembrar que é necessário planejar formatos dos vídeos e quantos vídeos você quer postar por semana.

Vale lembrar, que em relação aos anúncios se eles forem assistidos até o fim e não pulados você receberá o valor cheio. Além disso, o seu canal precisa respeitar algumas condições para ser monetizado como:

  • Alcançar 10 mil visualizações totais nos vídeos do canal
  • Manter 1000 inscritos no canal
  • Manter 4.000 horas visualizadas por ano

Existem outras plataformas gratuitas como o Tik tok e o twitch, no entanto essas servem mais para divulgar e engajar mais alunos para seu canal.

4- Plataformas de venda de cursos

Além das plataformas gratuitas existem as plataformas de vendas de cursos. Nestas plataformas você disponibiliza o seu curso por meio de sistema de vendas de acesso.

Estas plataformas cobram uma porcentagem por vendas, em troca você pode hospedar o seu conteúdo, este conteúdo pode ser em forma de ebook, cursos online ou manuais técnicos nelas.

Estas plataformas são voltadas a todo tipo de público, de estudantes do ensino básico a estudantes universitários e profissionais de várias áreas.

Muitas vezes a plataforma é necessária, pois ela tem recursos que a gente não pode oferecer. Neste sentido, ele tem uma tecnologia voltada para atender necessidades de alunos, empresas e até outros professores.

A sua interface é interativa e intuitiva, além de contar com suporte técnico para a veiculação de seu  conteúdo.

Entre as principais plataformas de vendas estão:

  • Udemy
  • Monetizze
  • Hotmart
  • Samba tech
  • Eduzz

5- Equipamentos de produção de vídeo

Quando queremos ministrar aulas e cursos online, as maiores dúvidas giram em torno de equipamentos. É difícil escolher os melhores equipamentos visando custo/benefício e também saber quais são mais importantes.

De maneira resumida o equipamento precisa ser direcionado para captação de imagem, edição, iluminação e captação de áudio. 

Neste sentido, para postar vídeos no youtube ou vídeos em plataformas de vendas é necessário focar na qualidade da transmissão de suas aulas.

Entre os equipamentos necessários para produção de aulas estão:

  • Computador ou celular: Estes são voltados para armazenamento, edição e veiculação, é necessário equipamentos com capacidade otimizada de memória.
  • Microfone: O microfone mais utilizado para quem está começando é o de lapela que custa por volta de 100 reais.
  • Câmera: para não ter muitos custos você pode começar com as câmeras do celular ou do computador, pois as câmaras profissionais custam no mínimo 3.000 reais.
  • Iluminação: Muita gente escolhe a luz natural para não ter custos, no entanto não é bom ficar dependente dessa luz, pois nem todos os dias são ensolarados. Você pode investir em algumas luzes internas como Ring Light ou softbox.
  • Tripé: o tripé serve para estabilizar a sua filmagem e para garantir uma imagem centralizada.

6- Como estruturar suas aulas

Até aqui vimos aplicativos de organização das aulas, plataformas de veiculação e por último a importância dos equipamentos periféricos. No entanto, tudo isso não basta para a produção das aulas é necessário também entender sobre estruturação de videoaulas.

A estruturação das aulas é a peça chave para seus cursos terem mais alcance, pois com estudo da estrutura das aulas chegamos ao tempo perfeito de cada aula e a forma certa de abordagem do assunto.

Geralmente um vídeo não pode exceder a 12 minutos com risco de ficar redundante ou entediante. 

Além disso, a aula como um todo precisa ter a seguinte estrutura: introdução (2 minutos), apresentação do conceito (3 minutos), aprofundamento do assunto (3 minutos), abordagem prática como fechamento (3 minutos e indicação de links e referências (1 minuto).

7- Monitoramento de feedbacks

O monitoramento e os feedbacks de suas aulas podem ser feitos por meio de vários recursos que vão lhe dar uma estimativa do aproveitamento dos alunos.

No entanto, não podemos confundir feedback com avaliação, pois no feedback procura-se formas informais de diálogos, debates, projetos coletivos ou individuais onde podemos construir uma ideia sobre o alcance e o entendimento de nossas aulas.

As principais ferramentas para buscar feedbacks são:

  • Chat online
  • E-mails
  • Videoconferências
  • Grupos no facebook ou whatsapp

8- Métodos de avaliação

A metodologia de avaliação de seus alunos são ,primeiramente, as formativas, pois todo curso Ead trabalha a autonomia dos alunos via engajamento. Neste sentido, a avaliação formativa vai oferecer mais incentivo na construção de trabalhos e projetos práticos.

No entanto, no final de um módulo é preciso avaliar os alunos de forma somativa, tanto no quesito de soma de pontuações como de soma do entendimento do conteúdo.

Nas avaliações formativas você pode também utilizar alguns aplicativos para elaborar enquetes, questionários, pesquisas e até jogos.

Aplicativos utilizados em avaliação formativa:

  • Seesaw
  • Padlet
  • Nearpod
  • Flipgrid

Conclusão

Neste texto vimos alguns recursos para produzir aulas online, muitos desses recursos estão disponíveis na internet. 

Portanto, para elaborar, veicular e divulgar aulas na internet, você pode utilizar alguns desses recursos, começando por aplicativos gratuitos e aos poucos investindo em planos com mais variedade de funções.

Outro elemento importante também é a estrutura das aulas, pois não adianta uma gama de recursos sem um conteúdo convidativo que engaje um número cada vez maior de alunos.

Deixe um comentário