Conheça 7 tendências para educação em 2023

A educação sofreu muitas mudanças nos últimos tempos, pois a pandemia de COVID-19 modificou a rotina educacional, trazendo o isolamento social. Neste sentido, as aulas passaram a ser feitas totalmente online trazendo fatores positivos e negativos para o âmbito escolar.

Atualmente, com quase 2 anos de estabilidade na normalidade das práticas escolares, os efeitos do isolamento ainda são sentidos. O processo de isolamento trouxe defasagens entre os alunos, evasão escolar, retenção entre outros problemas.

Portanto, a escola e os professores passam por um tempo de reformulação do ensino frente a todos esses desafios. Existem muitas ferramentas que os professores podem utilizar para engajar melhor os alunos evitando o desânimo com as aulas é a posterior evasão.

Além disso, existem muitas tendências na educação dirigidos para assuntos transversais que possuem a função de desenvolver autonomia nos alunos e um senso prático para a vida social.

Neste texto veremos 7 tendências que estão em foco na educação atual, essas tendências são ferramentas, estratégicas e processos de ensino.

1-Tecnologia em sala de aula

A tecnologia da informação e comunicação já está totalmente inserida nas disciplinas do ensino básico. Estas tecnologias estão sendo utilizadas por diversas ferramentas como: plataformas educacionais para professores, powerpoints, quiz para o ensino fundamental e médio e plataformas virtuais.

  • Plataformas educacionais: Estas plataformas oferecem muitos jogos que colaboram no engajamento dos alunos e na sua interação com a matéria.
  • Ferramentas para criação de aulas: estas ferramentas trazem sons, vídeos, infográficos, avaliações, questionários e avaliações. Dentre elas estão: iSpring Free, kahoot, edpuzzle, starfall entre outras.
  • Powerpoints: Alguns estados estão criando aulas prontas em powerpoints que ficarão disponíveis para professores da rede pública.
  • Quiz educacionais: Esta ferramenta disponibiliza jogos interativos na internet que integram conteúdos de várias disciplinas
  • Plataformas virtuais: Estas plataformas desenvolvem atividades com realidades virtuais, onde os alunos podem vivenciar experiências relacionadas às disciplinas. Entre elas estão:Google cardboard, Google Expeditions,Google Street View 360, Discovery VR entre outras.

2- Linguagens artísticas

Atualmente as linguagens artísticas nas escolas estão inseridas em um campo de disciplina que engloba teatro, música, artes visuais, e dança.

Por sua vez, estas linguagens fazem parte da área de linguagem onde estão a língua portuguesa, a língua inglesa e educação física.

Portanto as linguagens artísticas são trabalhadas de maneira transversal passando por disciplinas diferentes. Neste sentido, é crucial que professores de língua inglesa e portuguesa tenham informações básicas sobre linguagens artísticas, principalmente no ensino médio.

3- Sustentabilidade

O tema transversal sustentabilidade está sendo bastante focado ultimamente, pois todas as atividades humanas precisam estar conectadas com a preservação do meio ambiente. 

Recentemente tem aumentado a preocupação com meio-ambiente em todo mundo, aqui no Brasil os olhares se voltam para a preservação da Floresta Amazônica. Portanto, os professores de qualquer disciplina precisam elaborar atividades que abordem a questão ambiental.

Vale lembrar, que os objetivos pedagógicos ligados à sustentabilidade do planeta estão presentes também na BNCC.

A sustentabilidade pode ser trabalhada por meio de um projeto pedagógico em que professores, alunos e outros profissionais da escola podem preparar palestras, exposições, vídeos para a comunidade sobre conscientização sustentável.

Nestas atividades existe a chance dos professores separarem os alunos por equipes de atuações. Nestas equipes cada aluno irá procurar grupos que são mais afins com suas preferências e aptidões.

Por exemplo, alunos que gostam de arte poderão fazer a produção gráfica, audiovisual e sonora do evento; alunos que gostam de administração e organização podem estar na frente de gerenciamento de materiais que serão necessários para o evento.

4- Diversidade

Atualmente os professores precisam saber lidar com a diversidade em sala de aula, novas leis sobre racismo, homofobia e violência contra a mulher foram oficializadas.

Além disso, a lei da inclusão permite que alunos com diferenças físicas, emocionais e cognitivas frequentem a educação regular. Portanto os professores licenciados e pedagogos precisam adquirir mais informação sobre inclusão, leis inclusivas e diversidade cultural.

O docente que possui informações sobre esse novo cenário social e cultural vai poder criar as suas atividades dialogando com públicos heterogêneos.

5- Empreendedorismo

No ensino atual existem atividades com temas transversais que podem ser trabalhadas por muitas disciplinas, uma dessas atividades é o empreendedorismo. Nesta atividade os professores podem mostrar os desafios que cercam aquela pessoa que quer fazer um negócio.

 Além disso, os docentes podem mostrar o perfil de um empreendedor, e os fatores que contribuem para que um indivíduo se torne um empresário ou comerciante.

Todas estas características do empreendedorismo parecem distantes de crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio, porém, quanto mais cedo a criança possuir percepções que levem a ter convicções sobre a realidade social, melhor

6-Educação financeira

Uma atividade sobre educação financeira pode ser relacionada com diversas disciplinas, entre elas, matemática, geografia e história. Na matemática existem diversos conteúdos onde pode se abordar o assunto de economia e finanças.

Os professores podem propor como solucionar prejuízos comerciais fazendo uma vivência sobre vendas que pode ser muito interativa e divertida.

Para crianças menores uma brincadeira que envolve dinheiro de brinquedo, organização de uma cidade e comércio, o docente pode falar de preços, impostos, multas e outros fatores de uma economia urbana.

Todos estes fatores na organização de uma cidade passam pelo estudo da geografia, história e matemática. Assim, uma educação financeira completa pode ser abordado muitos assuntos importantes para as crianças como:

  • Desenvolvimento do senso de responsabilidade
  • desenvolver responsabilidade sobre o que seu e que é do outro
  • Fornecer um conhecimento sobre o valor do esforço e trabalho

7- Percurso de aprofundamento

O ensino médio passou por uma reformulação agora em 2023, isso aconteceu porque nos anos anteriores o conteúdo básico e obrigatório foi negligenciado em prol dos itinerários formativos.

Neste sentido, sob a argumentação que a escola estava afastando os jovens, diminuiu-se o tempo para os conteúdos básicos e aumentou o tempo para os itinerários. 

Vale lembrar que muitos itinerários eram optativos e além de não terem relevância para o conhecimento geral que cai nos vestibulares e ENEM, muitos itinerários não foram trabalhados por falta de professores, estrutura e material.

Atualmente este cenário se modificou, pois a carga horária dos itinerários formativos ou parte diversificada nos 3 anos do Ensino Médio caiu de 1200h para 600h.

Isto significa que os conteúdos comuns e básicos subiram de 60% para 80% em todo o ensino médio.

O nome itinerário formativo passou para percurso de aprofundamento e foram reduzidos a dois:

1- linguagens, matemática, ciências humanas e sociais e suas tecnologias

2- Linguagens, matemática, ciências da natureza e suas tecnologias

Assim, os percursos de aprofundamento irão funcionar como uma ferramenta de reforço contribuindo para a carreira acadêmica dos discentes e também permitindo que este tenha mais formação para conquistar vagas do mercado de trabalho.

Conclusão

Neste texto vimos os temas e tendências para a educação em 2023, algumas das tendências são assuntos transversais que podem transpassar muitas disciplinas.

No entanto,  outras tendências são disciplinas oficializadas, como é o caso das linguagens artísticas e dos percursos de aprofundamento.

Em todo este cenário os professores precisam se preocupar com a formação dos alunos em duas frentes: preparar os alunos para a carreira acadêmica desenvolvendo conteúdos básicos para o ENEM e vestibular, e também prepará-los para o mundo profissional.

Outros fatores que os docentes precisam estar atentos é como o conteúdo precisa ser trabalhado, ou seja, se os alunos estão saindo da escola é preciso criar aulas interativas que desenvolvem o engajamento e a autonomia dos alunos.

Além disso, todo conteúdo precisa ser trabalhado junto com o desenvolvimento crítico, social e histórico do indivíduo. Neste sentido, nenhum conhecimento é ahistórico ou apolítico. 

Todo conhecimento nasce de decisões históricas científicas e políticas, pois em nenhum momento da história os cientistas, matemáticos, literatos e outros intelectuais foram separados da sociedade e de sua história.

Deixe um comentário