As ferramentas surpreendentes para ajudá-lo na didática das suas aulas

Em um mundo cada vez mais conectado, onde a revolução digital e suas inovações influenciam as relações de trabalho, carreiras e profissões, os projetos educacionais e didática se modificam e incentivam o desenvolvimento tecnológico, de novas habilidades e competências nos alunos.

A ferramenta tecnológica é a metodologia do nosso século. O uso de vídeos, filmes, redes sociais, gamificação e e-books auxiliam a minimizar as dificuldades dos alunos.

Filmes, Documentários e Séries:

No caso de filmes e documentários, auxilia o aluno a consolidar a aprendizagem, através de uma história contextualizada, um enredo que prende a atenção, a dinamicidade do que os vídeos oferecem. Trabalhar com audiovisual permite o aluno se familiarizar com o funcionamento da linguagem e deixá-lo mais à vontade para construir uma postura crítica da representação de mundo que ele vê e trazê-la à realidade acadêmica.

Redes Sociais:

As redes sociais, quando bem orientadas, podem aproximar a relação aluno e professor. O aluno poderá criar portfólio, blogs educativos dentro do tema a ser trabalhado e desenvolvido por ele.Além de aumentar a probabilidade deles acessarem os conteúdos compartilhados pela escola em um ambiente virtual.

O uso de games:

A gamificação já está inserida em muitas escolas, através de jogos online educativos. Os alunos aprendem de forma lúdica, desenvolvendo múltiplas habilidades e em alguns casos, disputando ranking de aprendizagem, através dos games, com alunos de todo mundo. Sabemos que os alunos usam tecnologias com maior frequência quando estão fora do ambiente escolar e exploramos essa influência digital a nosso favor, quando podemos estimular jogos e competições através de games, para que seja desenvolvido em forma de reforço, junto às atividades propostas que devem dar sequência fora da escola.

E-books / Livros Digitais:

O e-book é outro atrativo dentro das novas tendências acadêmicas. O aluno nativo digital, sente-se mais atraído a ler quando essa leitura vai acontecer no meio eletrônico. Além de contribuir para a prática da leitura, o aluno contará com uma experiência mais interativa.

Conclusão

A sala de aula é beneficiada quando as ferramentas digitais e seus avanços são vivenciados pelos alunos. As ferramentas tecnológicas enriquecem, ilustram, dinamizam e trazem uma linguagem próxima daquelas vivenciadas pelos alunos em momentos de lazer – e através de recursos digitais, modificam a rotina diária em sala de aula, contribuindo para o melhor desenvolvimento e formação do aluno.


Fabiana Tonholo – Pedagoga e Fonoaudióloga. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação Montessori. Psicopedagoga escolar, Mestre em Educação e Mestranda em Políticas Sociais pela FUNIBER. Possui ampla experiência em Gestão Educacional e coordenação escolar. Professora da Uniplena Educacional

1 Comment

  1. Durante a pandemia tivemos que aprender lidar com várias ferramentas que até pra nós era desconhecida,e agora na pós pandemia sabemos que é de suma importância,mostrar pros alunos um novo mundo.

Deixe um comentário