10 segredos que você não sabia sobre como lidar com os alunos

Sobre as maiores dificuldades pelas quais passa a educação no Brasil, destacamos o desinteresse dos alunos pelas atividades escolares. 

Apostar por práticas mais concretas, fazer com que os alunos sintam-se mais motivados pelo processo de aprendizagem, faz que a aprendizagem escolar seja mais efetiva.

Contudo, seguem dez segredos que podemos aplicar para lidarmos com nossos alunos, diante tantas distrações que o mundo oferece a eles:

#1 – Estimule e incentive seu aluno:

Faça-o sentir-se especial e seguro no ambiente escolar. Aproximar-se do aluno, demonstrar respeito por suas ideias, tirar suas dúvidas, estimulá-lo à participação nas tarefas escolares.

Todo ser humano gosta de atenção, e em muitos casos os alunos só terão essa atenção no ambiente escolar.

#2 – Planeje bem suas aulas e dê intencionalidade pedagógica ao seu conteúdo:

O aluno reconhece um programa de aula bem estruturado, mesmo não possuindo

conhecimento acadêmico daquele assunto. 

Saber introduzir sua disciplina, encantar sua turma com tudo que você trouxe, bem planejado à sala de aula, demonstrar domínio do conteúdo e riqueza de detalhes, tudo isso assegurará o sucesso da aula.

3# – Falta de controle da turma, ambiente agitado, professores inseguros: 

Os alunos fazem muito bem essa leitura e buscam uma sala de aula harmoniosa, um professor seguro e que mantém a dinâmica da boa convivência, respeitosa e disciplinada.

Pode parecer que o tumulto e a conversa paralela em sala de aula são as preferências dos nossos estudantes. Mas os alunos tendem a admirar e respeitar mais o educador que mantém a disciplina e a organização dentro de sala de aula. 

Além dessas diretrizes, trazerem maior concentração em sala de aula e serem propícias a um ensino de qualidade.

4# – Aulas expositivas, salas arejadas, bem equipadas: 

Tudo isso é o sonho de todo educador. Mas o que poucos sabem, que esse sonho é também dos nossos alunos. 

Portanto, mesmo que sua escola não ofereça uma infraestrutura com equipamentos modernos e até mesmo uma pintura nova, o professor é capaz de ministrar uma aula expositiva na Biblioteca da escola, fazer experimentos simples num espaço de convivência (caso não haja laboratório), trabalhar com documentários/filmes com temática que abordam temas da sua disciplina. 

Entre outras dinâmicas que o professor poderá criar para obter resultados positivos junto à turma.

#5 – Trabalhar a interdisciplinaridade:

Isso irá envolver outros conteúdos e criar projetos que estimulem os alunos a pensar, agir em grupos, familiarizar com outras disciplinas que não possuem tanta afinidade e apresentá-los a uma realidade diversificada da educação, onde ele é também o autor e protagonista do aprender a fazer.

#6. Use a tecnologia:

Se na escola não possui recursos, organize uma visita guiada a um setor, seja público ou privado, onde a tecnologia seja o ponto alto. Faça com que os alunos conheçam e reconheçam a funcionalidade do mundo digital. 

Explore as redes sociais, explique os benefícios e os pontos baixos e perigosos que a rede oferece. Após a visita, organize uma feira onde os alunos poderão apresentar e discutir as novas tecnologias dentro da educação. 

Esse trabalho, aliança muito a relação professor X aluno, pois eles fazem a leitura de que o professor se interessa e respeita pelo seu “mundo”.

#7 – Organize palestras sobre o que há de importante no seu cotidiano:

Se o perfil da sua turma apresenta interesse tecnológico, traga um convidado que faça um link do tema apresentado junto à sua disciplina. 

Verifique também na sua escola a possibilidade de levar um palestrante que trará informações sobre Navegação Segura. Os alunos se interessaram em conhecer mais e levarão consigo informações valiosas.

#8 – Ofereça tarefas desafiadoras aos alunos: 

Demonstre que você sabe que eles podem lhes oferecer muito mais! Os alunos ficam exauridos com a rotina escola e os deveres convencionais. Estimule-os e desafie-os a pensar, raciocinar, pesquisar e fazer!

#9 – Atraia seus alunos com um discurso efetivo e encantador:

O aluno tende a se interessar pelas palavras de maior encantamento. Seja assertivo com seu discurso. Explore suas aulas com desafios constantes, altere a disposição das carteiras, crie uma sala de aula inovadora, criativa e invertida. Reinvente-se!

#10 – Crie uma boa relação com seus alunos e faça a política da boa vizinhança com seus pares: 

Às vezes, você conseguirá um resultado efetivo com um determinado aluno e

seu colega de trabalho ainda mantém resistência. 

Fale de suas boas práticas em Conselhos de Classe, explique que aquele determinado aluno conseguiu bom resultado em sua disciplina e conte um pouco das suas experiências e desafios. 

Em alguns momentos, nós enquanto educadores, só precisamos tomar posse do nosso lugar nesta relação entre professor e aluno. Somos o adulto da relação. E juntos, vamos

transformar as vidas dos nossos educandos!

Conclusão

Para manter a harmonia entre a relação professor e aluno, melhor organização e convívio, é importante ter estabelecido as regras na instituição de ensino, inclusive as de convívio, que precisam estar bem definidas.Dialogar sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um, é tão importante quanto ter diretrizes.


Fabiana Tonholo – Pedagoga e Fonoaudióloga. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação Montessori. Psicopedagoga escolar, Mestre em Educação e Mestranda em Políticas Sociais pela FUNIBER. Possui ampla experiência em Gestão Educacional e coordenação escolar. Professora da Uniplena Educacional

4 Comments

  1. Para manter um bom relacionamento entre professor e aluno,temos que primeiramente definir regras claras,Taís como:As regras da instituição de ensino,de convívio,ouvindo e respeitando sempre os valores de cada um.

  2. Proficionais comprometidos com seu papel de mediador do conhecimento, e ter seu trabalho reconhecido,ambientes adequados para trabalhar ,um diálogo franco com todos os envolvidos nesse processo de aprendizagem.

  3. O profissional deve estar sempre atento para se aperfeiçoar com as novas tecnologias para assim poder ajudar seus alunos e com isso mantê-lo sempre atualizados e com vontade de saber sempre mais.,e com isso ele sempre estará com disposição de saber cada vez mais.

  4. Sabemos que algumas escolas possuem poucos atrativos para os alunos,por isso precisamos nos reinventar todos os dias para obtermos bons resultados.

Deixe um comentário