5 Dicas práticas para melhorar as suas aulas!

Você está precisando de ajuda sobre como dar aulas e não sabe por onde começar?

Essas dicas vão transformar a sua rotina de planejamento, enriquecer a sua prática na sala de aula e trazer benefícios para o seu trabalho e para a aprendizagem de seus alunos.

Afinal de contas planejamento, pesquisa teórica e metodológica fazem parte da rotina de professor. 

Tomando por referência os documentos educacionais oficiais estas dicas irão nortear o seu trabalho com qualidade e eficiência, garantindo que o planejamento de suas aulas tenham conteúdo e praticidade!

Então vamos lá… 

#1 – conheça o currículo:

O primeiro passo é conhecer o currículo educacional da rede na qual você está trabalhando.

No nosso país temos a Base Nacional Comum Curricular, que abrange todo território nacional como currículo base para todas etapas da educação básica, mas cada estado,

município ou até mesmo rede particular possui, na maioria das vezes, um currículo próprio que norteia o planejamento das aulas. 

Por isso, conhecê-lo irá apontar o caminho por onde você deve iniciar, de acordo com sua especialidade e etapa de atuação.

#2 – Conheça ou elabore o planejamento das aulas:

Após você conhecer o currículo, é necessário elaborar um plano de aulas, um planejamento de como você irá trabalhar o conteúdo presente no currículo.

De acordo com a rede na qual você atua será necessário fazer um planejamento semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual, ou até mesmo seguir o planejamento já elaborado pela rede. 

Esse plano deve ser sempre flexível, passível de mudanças e adaptações, sendo necessário pontuar durante o percurso avaliações tanto dos educandos, como do educador e do próprio planejamento.

#3 – Elabore o conteúdo e as etapas das aulas:

Antes de qualquer coisa, estude os conteúdos que serão trabalhados, é essencial relembrá-los antes das aulas para estar confiante e seguro ao ensinar, bem como para sanar eventuais dúvidas que você pode prever que surgirão.

Para cada aula você irá planejar as etapas de como ela acontecerá. 

Pense o espaço: quais espaços da instituição você pode utilizar para realizar suas aulas, se for somente sala de aula, de que forma a disposição das mesas e cadeiras serão organizadas para um melhor aproveitamento das aulas. 

Apresentação do conteúdo: você poderá apresentar o conteúdo aos alunos por aula expositiva, por meio de textos a serem lidos coletivamente ou individualmente, jogos,

brincadeiras, experiências. 

Enfim, a maneira como você irá explicar o conteúdo pode ter diversos formatos, a escolha dependerá das características da sua turma, do conteúdo, ou de sua habilidade como professor. 

Durante a apresentação dos conteúdos é sempre enriquecedor incluir os alunos por meio de perguntas, comentários, opiniões, ou seja, trazer os alunos para a reflexão do tema. 

#4 – Saiba administrar o tempo:

Seja você professor especialista, seja professor da educação infantil, é muito importante saber administrar o tempo destinado a cada etapa da aula, para isso é fundamental que você comunique aos alunos de que forma ocorrerá a aula, o tempo necessário a cada etapa

e assim, em colaboração com a turma o tempo será bem aproveitado.

Atenção: prepare-se para eventuais intercorrências durante a aula, como por exemplo, o interesse da turma por determinado assunto decorrente do conteúdo que demanda um tempo de discussão, ou dúvidas de alunos com dificuldades que necessitam do seu tempo com adaptações e atendimento individualizado. 

Há situações diversas que podem ocorrer e você terá de sinalizar a turma, ou parte dela, para seguir o objetivo da aula, seja retomando a discussão em outro momento oportuno, seja combinando uma retomada do conteúdo para os alunos com dificuldades.

#5 – Avalie a aprendizagem dos alunos e as suas aulas:

A cada conteúdo trabalhado, é necessário avaliar tanto a aprendizagem dos alunos, como a qualidade da aula, e pode ser realizado de forma coletiva oralmente, por meio de avaliações escritas individuais, trabalho em grupo, apresentações performáticas, jogos, desafios e exercícios, e outros. 

Diversificar a forma de avaliação irá enriquecer seu trabalho e oportunizar a expressão das diferentes inteligências presentes na turma. 

Permitir que a turma avalie suas aulas irá incluir os alunos no processo, resultando em maior sucesso nas aulas e na aprendizagem da turma, como também possibilitar que suas aulas se tornem cada vez mais enriquecidas com as contribuições dos alunos.

Essas são as 5 dicas fundamentais para planejar suas aulas: inicie estudando o currículo vigente, conheça ou produza o planejamento das aulas, elabore o conteúdo bem como as etapas das aulas, lembrando sempre de administrar o tempo, e finalmente planeje as avaliações, tanto de suas aulas, como da aprendizagem dos alunos.  

Então, comece agora mesmo! 

Você pode simplesmente iniciar uma rotina de estudo e planejamento de suas aulas, bem como realizar um curso para melhorar seus conhecimentos sobre o currículo ou as teorias educacionais vigentes!

Espero ter contribuído para sua prática em sala de aula! Até a próxima!



Prof. Ingrid Dehn – Graduada em Pedagogia (FEUSP) e Pós-Graduada em Educação Infantil (UNINOVE). Trabalha na área da educação há 11 anos. Atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.


2 Comments

Deixe um comentário