7 maneiras de ingressar na carreira docente de forma assertiva

Na sociedade em geral os professores sempre estiveram entre as principais profissões, podemos até dizer que a docência é a principal profissão pois está na base de qualquer ofício, ciência e saber.

Porém, a docência ainda enfrenta bastantes problemas como desvalorização dos professores, indisciplina nas salas de aulas, salas com muitos alunos e muitos outros.

No entanto, atualmente existem muitas formas de planejar uma carreira docente de forma assertiva. Dentre estas formas, a principal está na formação continuada de professores. Portanto, é por meio da formação que o profissional docente se estabelece em uma carreira com muitos horizontes.

Neste texto você conhecerá 7 maneiras de ingressar na carreira docente visando uma vida profissional bem sucedida e com muita amplitude de conhecimento e pesquisa.

 1- Escolha do curso de licenciatura

Esta fase é a mais importante na carreira docente, pois esta escolha tem haver com suas aptidões e preferências. Neste sentido, se você tem afinidade pela leitura, escrita e gramática é melhor seguir as áreas ligadas à portugues e literatura. 

Portanto, você pode fazer uma licenciatura em letras ou outras áreas afins. Por outro lado, se está mais conectado com as ciências exatas pode se licenciar em matemática, física.

A escolha da licenciatura levando em conta a sua aptidões é a melhor forma de planejar uma carreira docente com sucesso, pois estará trabalhando em áreas que você gosta e não é desgastante.

Desta forma, nunca escolha licenciaturas pelas tendências do mercado educacional visando trabalhar em áreas que têm mais procura, pois muitas vezes estas áreas podem não ter atrativos para formação e pesquisa.

Quando o docente trabalha na área de sua predileção, ele nunca vai deixar de se aperfeiçoar nesta área, buscando formação, atualização e até ramificações do conhecimento nesta área específica. 

Assim, ele estará mais apto para seguir carreira acadêmica melhorando sua pontuação de títulos para concursos e carreiras no ensino básico além de almejar a docência universitária.

2- Conquista do currículo acadêmico

Para conquistar um bom currículo acadêmico o primeiro passo é ter um histórico de desenvolvimento de sua licenciatura  bastante positivo. Neste sentido, se você fizer uma licenciatura com grande aproveitamento nas disciplinas, principalmente em matérias ligadas a metodologias científicas, fica mais fácil desenvolver uma carreira acadêmica.

Outro fator importante é o TCC, este trabalho de conclusão de curso é a semente de suas pesquisas futuras, pois é no TCC que nasce o tema de sua pesquisa que será desenvolvido e aperfeiçoado nos níveis de pós-graduação, mestrado e doutorado posteriormente.

O currículo começa já na licenciatura e precisa de perseverança, curiosidade e criatividade. No trabalho de conclusão de curso é importante participar de fóruns, escrever artigos para revistas acadêmicas e fazer comunicações em congressos. Estas atividades precisam ser intensificadas na pós, mestrado e doutorado.

Portanto, quanto mais artigos publicados, comunicações e participações em congressos, mais pontos acadêmicos o estudante consegue. O acúmulo de pontos acadêmicos vai contribuir para seu currículo lattes e curriculum vitae  melhorando suas chances na carreira acadêmica e também em contratações profissionais. 

3- Pós-graduação e temas principais

Uma maneira de ingressar na carreira docente de forma assertiva é planejar a sua pós-graduação em relação à temática. Você pode também fazer a pós-graduação juntamente com o trabalho docente, caso já esteja contratado.

Atualmente existem muitas pós-graduações que atendem as demandas mais urgentes das escolas e ter formação que correspondem a estas demandas é estar no caminho certo para ter uma carreira docente de sucesso.

Entre os cursos de pós-graduação mais procurados estão:

  • Psicopedagogia: Área que desenvolve conhecimento sobre a subjetividades dos alunos e atende ao desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens e adultos.
  • Educação infantil: Curso focado no desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas e que trata do conhecimento dos processos cognitivos e educativos
  • Pedagogia: curso direcionado às metodologias de ensino atuais e históricas
  • Docência no ensino superior: Este curso tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências necessárias para atuação no ensino superior.
  • Gestão escolar: Curso que prepara o docente para ser responsável por uma gestão democrática e eficaz na elevação do nível da qualidade do ensino.
  • Educação especial: A linha principal deste curso é capacitar o docente para lidar com salas inclusivas dentro do ensino regular, colaborando para a inclusão e heterogeneidade das salas.

4 – Estudo das metodologias ativas

As metodologias ativas começaram a ser implementadas no Brasil no início do século XX, portanto já estão completando mais de um século de utilização na educação brasileira.

Porém, com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estas metodologias se adequaram muito bem ao cenário atual. Isto acontece porque o método ativo desenvolve a autonomia das crianças e jovens e este desenvolvimento se encaixa nos novos modelos de sala de aula invertida, método híbrido, gamificação e outros que são demandados na educação atual.

Portanto, todo professor ou professora que buscar se atualizar sobre os métodos ativos e os novos modelos educacionais vai se adequar melhor com o cenário da educação atual, conseguindo mais ofertas de trabalho.

5 – Conhecer os fundamentos do PPP e da BNCC

Atualmente, todos os agentes pertencentes a uma escola precisam ter ciência sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da sua escola e também sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estes dois grandes eixos da educação atual são imprescindíveis para qualquer plano de carreira dentro da educação. Para quem quer ingressar na docência de forma bastante assertiva é preciso ter conhecimento sobre estes assuntos.  

Primeiramente, o PPP é o principal documento de uma escola, é nele que toda a comunidade escolar define os objetivos, metas e diretrizes da instituição. Portanto, se os professores de uma escola não tiverem ciência deste PPP eles não vão poder trabalhar de forma colaborativa com os valores da escola.

Por outro lado, a BNCC é hoje o principal documento de referência educacional para todas as escolas e professores. Nele estão as metas de ensino que precisará ser cumprida em todo território nacional. Portanto, todo docente que pesquisar de forma aprofundada este grande documento antes de ingressar em sua carreira terá mais chances de passar em concursos e outros processos seletivos.

6- Fazer mestrado

O mestrado é um caminho para quem quer seguir carreira acadêmica que compreende pesquisa, produção de artigos acadêmicos, docência universitárias e outras ações.

No entanto, existe hoje o mestrado acadêmico que é voltado mais para o desenvolvimento da carreira acadêmica e o mestrado profissional mais voltado a soluções de problemas e produção de conhecimento em comunidades e organizações.

Contudo, os dois mestrados permitem dar seguimento para o doutorado desenvolvendo aptidões para trabalhar como docente universitário.

7- Doutorado em educação

O doutorado em educação, é um curso de pós-graduação em stricto senso, titulação que serve ao mestrado também. No entanto, o doutorado qualifica o aluno para o campo da pesquisa e do ensino de maneira mais teórica e abrangente.

Dentro do doutorado existem muitas linhas de pesquisa que o estudante pode se especializar, lembrando que estas linhas devem ser temas de pesquisas que acompanham esse estudante desde o seu TCC.

Neste sentido, quando o professor/a escolhe um tema para a sua pesquisa desde a sua licenciatura e se aperfeiçoa cada vez mais até o doutorado ele se torna um grande especialista em determinado assunto. 

Este fato vai lhe ajudar ainda mais em sua carreira, pois vivemos hoje em um campo de profissionais especializados, e as chances aparecem para as pessoas que tiverem mais conhecimento sobre um determinado assunto ou problema educacional.

As linhas de pesquisa que são oferecidas nos doutorados são muitas. Entre elas estão:

  • Formação de professores
  • Educação especial
  • Políticas públicas
  • Educação e psicanálise
  • entre outras

Conclusão

Vimos neste texto, como os professores podem ter uma carreira bem sucedida por meio de várias ações. No entanto, é importante salientar que em todas essas ações existe um ponto em comum entre elas que é a formação continuada.

Portanto, para quem quer ter uma carreira docente com muitos horizontes de trabalho é preciso apostar muito em formação, pois este quesito está se tornando muito importante no mundo profissional atual.

Neste sentido, a formação continuada no âmbito docente é trampolim para o profissional ter mais ofertas de trabalho na sala de aula e além dela.

Deixe um comentário