Se Concursos Públicos para Professores são tão ruins, porque as estatísticas não provam isso?

Está em dúvidas para se decidir em concorrer, ou não, a um concurso público para professores porque ouviu notícias negativas a respeito?

Muitas dúvidas aparecem no momento de concorrer a um concurso público, e chegam a nos desanimar diante da perspectiva de não ser um caminho tão vantajoso como dizem.

No entanto, este texto irá trazer informações que vão te encorajar a seguir por esse caminho dos concursos públicos, com certeza!

Confira:

O número de candidatos cresce a cada ano

Se concorrer a um concurso público fosse realmente algo ruim, esse número não cresceria cada vez mais a cada ano. Segundo a estatística o número de candidatos cresce cerca de 40% ao ano.

Isto porque cada vez mais pessoas tomam conhecimento das vantagens em seguir uma carreira no funcionalismo público, como bons salários, estabilidade e ascensão na carreira.

Além dessas vantagens, os concursos são uma excelente maneira conduzir a sua própria carreira, sem ficar à mercê das instabilidades do mercado de trabalho, e apesar de serem bastante concorridos, quem garante sua vaga são as pessoas que se dedicam a estudar de verdade para as provas.

As vantagens de concorrer a concursos públicos

As estatísticas são tão favoráveis a concorrer aos concursos porque existem muitas vantagens decorrentes da carreira e do processo seletivo, tanto para os candidatos como para as instituições.

Uma vez que os candidatos precisam estudar e se dedicar para ser classificado, isto garante à instituição empregadora a seleção dos melhores profissionais da área.

Outra grande vantagem dos concursos públicos, além da remuneração, é a forma de seleção democrática, que faz prevalecer a competência dos candidatos, não levando em consideração critérios preconceituosos como gênero, raça, origem social, e a aparência.

Os profissionais da esfera pública, em recompensa ao criterioso processo seletivo, alcançam em sua carreira estabilidade e qualidade de vida, fatores que nem sempre estão disponíveis na iniciativa privada.

Muitos desistem de estudar no meio do caminho!

É uma informação um tanto negativa, mas é uma ótima realidade pra quem está focado em passar, quem estudou, dedicou-se, planejou e organizou sua vida para esse momento, e não irá desistir tão fácil.

Por isso, não é necessário ficar desanimado diante da absurda quantidade de inscritos, pois de acordo com a estatística apenas 8% dos candidatos a uma vaga em concurso público está preparado, o restante não conseguiu realizar uma rotina de estudo.

Dessa forma, mantenha uma disciplinada rotina de estudos e se prepare para o concurso, mantenha o foco no conteúdo que foi indicado no edital, tenha paciência e persistência.

Além disso, cerca de 25% dos candidatos que realizam a inscrição no concurso não comparece à primeira prova, sendo um número muito alto de desistências, o que permite maiores chances para quem está determinado a passar.

A partir de hoje suas perspectivas em relação aos concursos públicos para professores não serão mais negativas!

Sabendo que as estatísticas comprovam o quanto é vantajoso concorrer a uma vaga em cargo público, certamente não irá mais ficar de fora dessa grande oportunidade de construir uma carreira que oferece bons salários, estabilidade, qualidade de vida, entre outras coisas.

Dê um passo em direção ao seu sonho, e encete o quanto antes seus estudos para garantir não apenas ser classificado, mas também obter uma excelente colocação entre os primeiros a serem chamados!


Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

1 Comment

Deixe um comentário