Planeje a sua carreira docente em 7 passos principais

A carreira docente, infelizmente, não é a mais procurada e desejada por muitos jovens universitários. Esta situação acontece, pelo fato da profissão de ensinar estar muito desvalorizada e desacreditada.

No entanto, se pensarmos no mercado profissional de maneira geral, todas as profissões sofrem atualmente muitos reveses, e acreditar em mitos de que existem profissões inatingíveis e sólidas é um pouco falacioso.

Outro fato que faz com que acreditemos que o planejamento de uma carreira é crucial para qualquer profissional, são os exemplos de professores que se tornam bem sucedidos seguindo uma organização de seu tempo e unificando teoria e prática.

Quando qualquer profissional docente se coloca diante de seu cotidiano de uma maneira analítica ele pode transformar sua situação.

Neste sentido, ele pode lidar com os problemas tornando-o objeto de futuras pesquisas e observações de novas perspectivas e possibilidades.

Neste texto vamos separar 7 passos principais que os futuros professores precisam dar para concretizar uma carreira com futuro promissor.

1-Investir em formação

Quando falamos em investimento estamos nos relacionando mais com o tempo do que recursos econômicos. 

O docente que consegue planejar o seu tempo entre prática docente e formação continuada, tem nas mãos uma grande chance de concretizar os seus objetivos profissionais.

Vale lembrar, que qualquer tipo de formação, seja acadêmica-regular ou complementar, é necessário ter uma temática educativa. 

Ou seja, em todos os níveis acadêmicos como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e outros, o estudante precisa ter um tema educacional que vai transformá-lo em sua pesquisa pessoal e futura especialidade.

Portanto, investir o tempo em formação é também analisar quais temáticas educacionais se quer trabalhar e aperfeiçoar.

2- Preparação para concursos públicos

O docente que saiu de sua primeira formação tem pela frente um cenário nebuloso sobre a profissão, no entanto como primeiro passo ele pode analisar os concursos que são oferecidos para o ensino público.

Neste sentido, é necessário ficar atento às atribuições de cada cargo, os documentos que são exigidos e priorizados na prova de títulos e ainda saber se o cargo oferecido é temporário ou efetivo.

Neste sentido, o estudante que se formou em sua licenciatura ou faculdade de pedagogia pode investir em pós-graduações ou em alguns cursos complementares para aumentar a sua titulação, isso vai influenciar em sua pontuação, caso prestar algum concurso.

Outra preparação indispensável para concursos públicos é saber sobre alguns temas que sempre estão presentes nas provas, como a relação de leis que regem a educação pública.

Vale lembrar que a legislação educacional é o conjunto de leis, normas, resoluções, decretos e atos. A constituição federal é a base para todas as decisões educacionais. 

Abaixo da constituição e decorrente desta está a lei de Diretrizes e bases da Educação nacional.

Além disso, em cada escola existe um regimento escolar que trabalha com certa autonomia, pois cada região possui suas demandas próprias.

Todo professor que pleiteia um cargo público precisa saber sobre a relação de leis presente na educação. Entre elas estão:

  • Constituição de 1988
  • LDB – Lei de diretrizes e bases da educação 9.394/96
  • Emenda constitucional n° 53/2006
  • ECA – Estatuto da criança e adolescente lei 8.069/90
  • Língua Brasileira de Sinais – lei 10.436/02
  • Estatuto de Pessoa com Deficiência – lei 13.146/15
  • entre outras

3- Ter consciência do cenário educacional

O cenário educacional brasileiro se divide em educação formal regular que vai do ensino básico ao ensino universitário, passando pelo ensino técnico. Além disso, existem propostas não formais de ensino como ONGs, Hospitais, Recursos Humanos, presídios e outros espaços não formalizados de educação.

Neste sentido, atualmente o trabalho com educação é bem mais amplo que no passado. Entre as profissões que o docente pode trabalhar hoje, estão:

  • Educação em hospitais: O pedagogo hospitalar possui um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens que estão internadas, objetivando a inclusão e recuperação desses indivíduos em relação ao ensino regular.
  • Produção de material didático: A produção de material didático é bastante solicitada atualmente pelas demandas de sites, blogs e das várias plataformas educacionais. 
  • Pedagogia no RH: O profissional ligado a esta pedagogia, atua na elaboração treinamentos, dinâmicas de grupo para processos seletivos e para a criação de engajamentos dos funcionários. 
  • Educação em ONGs: Atualmente existe uma diversidade de ONGs em trabalhos com vários objetivos que vão de pautas identitárias, raciais e de exclusão. 

A educação em ONGs segue os preceitos da educação em espaços não formais em que a educação perpassa toda a esfera social nos mais variados espaços.

  • Produção de questões: os professores licenciados podem também criar e revisar questões. Existem muitas demandas em plataformas, provas de concursos, ENEM e vestibular.
  • Produção de material didático: Editoras, plataformas educacionais e até escolas demandam de educadores/autores no mercado profissional.
  • Produção de artigos: Hoje em dia existem muitos sites e blogs sobre conhecimento em geral. Estes sites ajudam os alunos a passarem em provas de seleção como ENEM e vestibular e estão sempre demandando de professores que produzam artigos para várias disciplinas.

4- Ter formação em temas transversais

Atualmente os temas transversais estão cada vez mais presentes na educação. O conhecimento sobre pautas identitárias, heterogeneidades, e pautas raciais são obrigatórios para qualquer docente.

Além disso, todos os professores precisam ter consciência de temas sobre a inclusão de crianças com limitações físicas e cognitivas. 

Estes assuntos são indispensáveis na formação continuada de professores de qualquer disciplina, portanto na primeira formação e nas outras subsequentes, todo docente precisa aperfeiçoar o conhecimento deste temas.

5- Cultura e linguagens artísticas

Nos documentos atuais de ensino como a BNCC e o Currículo Paulista a arte é vista como linguagem. Portanto, o campo da linguagem abrange uma amplitude maior quando comparado com o ensino de algumas décadas atrás.

Hoje as disciplinas que estão dentro do campo da linguagem são: Português, Língua Inglesa, Educação Física e linguagens artísticas.

Portanto, quem trabalha com educação artística precisa conhecer as seguintes linguagens: Música, dança, artes visuais e teatro. 

Para quem trabalha com educação física, precisa entender que os esportes são linguagens culturais que estão inseridas sobre um cenário de discussão social.

Para quem trabalha com língua inglesa e português precisa saber dos aspectos sociais e culturais de produção e críticas que estão inseridos na sociedade.

 6- Assessoria para empresas

Um passo importante na carreira docente é estar conectado com o mundo profissional em geral. Hoje um pedagogo pode atuar em estratégias internas e externas de muitas empresas.

As empresas que trabalham em formatos de contribuição dos funcionários em criação de estratégias comerciais demandam muito de pedagogos.

Neste sentido, quem tem formação pedagógica pode elaborar dinâmicas em empresas destinadas a encontrar soluções como as inovadoras Brainstormings ( tempestade de ideias).

Nestes reuniões, o pedagogo pode ajudar na elaboração e estruturação das ideias dos membros de uma equipe de funcionários. 

7- Estudo de idiomas

No uso da sua flexibilização profissional, o professor pode se aprimorar em idiomas, pois esta formação vai ampliar futuramente o seu campo de atuação profissional. 

Assim, ele pode lecionar em escolas direcionadas a públicos estrangeiros, muitas das escolas pagam um salário maior que as escolas regulares brasileiras.

Vale lembrar, que em qualquer especialidade de ensino entre matemática, portugues, geografia, história e outras matérias, saber outros idiomas contribui para melhorar as aulas e a pesquisa da carreira acadêmica.

Conclusão

A abordagem deste texto foi pautada nos passos necessários para ter uma carreira docente promissora. Para tal meta vimos que todo o profissional da educação precisa adquirir uma visão ampla do cenário educacional.

No Brasil e no mundo o campo de trabalho com educação se modificou muito, hoje este trabalho se desenvolve em uma práxis híbrida. Ou seja, existem trabalhos presenciais e virtuais.

Além disso,o trabalho docente não se resume a uma sala de aula, neste sentido ele pode atuar, como consultor, mediador, produtor em vários segmentos.

Portanto, ele pode trabalhar em plataformas educacionais, podcasts, escolas, ONGs, empresas de RH, startups e outras.

  

Deixe um comentário