Formação pedagógica para o terceiro setor

A pedagogia nos tempos atuais, ampliou bastante o seu campo de atuação. Contudo, é preciso ficar atento à sua formação. Neste sentido, quando você faz uma segunda licenciatura, fica mais apto para atuar em diferentes campos da pedagogia.

Assim, atualmente o pedagogo atua pode atuar em escolas, hospitais, empresas, editoras e por fim o terceiro setor.

Neste texto, você vai aprender os detalhes sobre o terceiro setor e suas demandas por pessoas especializadas em pedagogia.

Pedagogia e terceiro setor

O campo de trabalho no terceiro setor cresceu de maneira significativa a partir de 1990. Para ter uma noção deste crescimento , no Brasil o número de instituições sociais está em torno de 10088.

Assim, o foco destas instituições se divide em atividades socioeconômicas, educativas e culturais.

No entanto, as intenções e objetivos destas instituições se centralizam em criar novas expectativas para as crianças, o adoescente e o adulto.

Neste sentido, é muito importante a participação do pedagogo em ONGs. Assim, o foco deste texto está em delinear as mudanças sofridas no curso de pedagogia para atender a esta nova demanda.

Espaços escolares e não-escolares

De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia (2006), art, quarto, o pedagogo tem que ter aptidão para atuar em espaços escolares e não-escolares.

Neste sentido, os objetivos desse novo profissional centram-se em:

  • Aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano
  • Aprendizagem em diversos níveis e modalidades do processo educativo

Assim, podemos ver nestas novas diretrizes que a formação do pedagogo abrange bem mais que uma sala de aula do ensino regular. Neste sentido, a pedagogia contemporânea está voltada para a sociedade como um todo.

Podemos, hoje, classificar a sociedade como pedagógica, nas palavras de José Libâneo. Portanto, é cada vez mais urgente na formação do pedagogo, a compreensão das demandas sociais.

Características da educação no terceiro setor

O processo educativo para o terceiro setor abrange alguns aspectos práticos e culturais para a melhoria da qualidade de vida e informações dos sujeitos em formação.

Assim, são desenvolvidas ações socioeconômicas, educativas e culturais.

No entanto, os objetivos de tais ações são circunscritos na assessoria para o desenvolvimento humano e integral de diversos grupos e atores sociais.

Além disso, desenvolve a prevenção de muitos problemas sociais. Grande parte das instituições sociais, são ONGs voltadas para o desenvolvimento humano e sem fins lucrativos.

O trabalho do pedagogo no terceiro setor

O campo da pedagogia voltado para as Ongs, é um campo que tem o perfil de se adequar a sociedade. Assim, o estudo do pedagogo precisa estar voltado para a sociedade em que irá atuar.

Portanto, as suas finalidades variam conforme as finalidades do público-alvo ( GOHN, 2010).

Neste sentido a pedagogia aponta para diretrizes que se coadunam com as demandas da sociedade,Segundo Libâneo estas podem ser divididas em três formas:

  • produtiva
  • intensional
  • sistemática

Podemos, desta maneira, vislumbrar a pedagogia como práxis educativa que caminha conforme exigências da realidade educacional. Ou seja, a pedagogia se configura em uma prática social intencional.

Formação do pedagogo para terceiro setor

O curso de segunda licenciatura é voltado para o aprimoramento do educador. Neste sentido, se você quer atuar no terceiro setor, você agregará mais valor em seu currículo.

Portanto, terá mais chances de trabalhar em um campo que está constantemente crescendo.

A pedagogia no terceiro setor demanda de uma profissional que tenha uma visão mais ampla das ações educativas.

De acordo com as novas diretrizes curriculares nacionais, o educador deve propiciar estudos de campos do conhecimento diversos como:

  • Filosóficos
  • históricos
  • Antropológicos
  • Ambiental-ecológico
  • Psicológicos
  • Linguísticos
  • Políticos
  • sociológicos

Funções do pedagogo para o terceiro setor

É muito importante na hora de escolher a faculdade que você irá cursar, saber se esta faculdade lhe fornecerá a formação necessária para a atuação no terceiro setor.

Neste sentido, na Uniplena, você terá uma formação adequada com as funções do pedagogo em ONGs, e outras instituições sociais.

As funções principais do pedagogo neste âmbito educativo são voltadas para nortear a observação, execução e análise das ações docentes. Além disso, este pedagogo precisa avaliar as repercussões ou não na aprendizagem do público atendido.

O pedagogo precisa ainda orientar práticas de gestão de processos educativos escolares e não escolares.

No entanto, nos objetivos que regem mais especificamente o campo não-escolar, o pedagogo precisa atuar, observando os seguintes objetivos:

  • proporcionar o auto-desenvolvimento e a qualidade social
  • Desenvolver a qualidade de vida da comunidade
  • Desenvolver multiplicadores que demonstram a vontade de aprender a aprender, aprender a ser, afazer, a viver juntos ( DELORS, 1998)

Conclusão

Concluindo este texto, as principais atribuições para que quer trabalhar nontercseito setor na pedagogia giram em dois pontos: autonomia e flexibilidade,

Assim, a flexibilidade é sempre demandada para quem quer fazer a diferença no mundo. Por outro lado, a autonomia, é exigida para quem quer construir o próprio caminho nesta nova trajetória.

Neste sentido, se você investir em uma formação na faculdade Uniplena terá alguns quesitos necessário para esta prática que são

  • Postura pró-ativa
  • Comprometimento ético
  • Atitudes positivas e flexíveis
  • Valorização da diversidade
  • Analise participação dos relacionamentos interpessoais

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário