Docência e complemento de renda!

A profissão docente pode muitas vezes apresentar uma grande flexibilidade de horários, Neste sentido, os professores podem ocupar meio período das horas de trabalhos, sobrando tempo para outras atividades. 

Existem casos em que o professor trabalha apenas em 2 dias da semana por falta de carga horária para determinadas áreas como educação artística, educação física, história e outras áreas.

A relação entre docência e complemento de renda se dá de duas formas. Quando professores que exercem o seu ofício e complementam sua renda com outros trabalhos como criação de material didático, aulas EADs e outras formas de trabalho pedagógicos.

A outra forma de complemento de renda é quando um profissional que trabalha em sua área profissional, como engenharia, tradução, comunicação e outras profissões, pode também lecionar em áreas afins com sua profissão. 

Neste texto, vamos falar de várias formas de complemento de renda em vista da flexibilidade da profissão docente e as áreas de atuação dos licenciados.

Curso de formação pedagógica

O curso de formação pedagógica permite a muitos profissionais lecionar em escolas do ensino básico e regular colaborando para o complemento da sua renda. 

Para dar alguns exemplos, físicos e engenheiros podem complementar a sua renda lecionando matemática e profissionais de comunicação podem também lecionar portugues depois de ter feito este curso.

É importante salientar que a formação pedagógica é o curso que habilita o profissional a ser um professor de qualquer área ou modalidade nas quatros séries finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional em nível médio.

A formação teórica deste curso gira em torno da base metodológica de ensino, psicologia e formas de ensino. 

No entanto, este curso vai além da docência em sala de aula e também tem o objetivo de formar futuros coordenadores pedagógicos e outras áreas da gestão pedagógica como supervisão e direção.

Para ter uma ideia mais detalhada sobre formação pedagógica é importante conhecer os diferentes tipos de formação pedagógica.

Formação pedagógica em letras

Esta formação é voltada para profissionais da área de portugues, redação e linguagem. O formando deste curso pode lecionar em diversos segmentos da educação básica desde os anos finais do fundamental até o ensino médio. 

Porém este formando também pode atuar como pesquisador, crítico literário, revisor, assessor cultural entre outras atividades de cultura e educação.

Formação pedagógica em pedagogia

Este curso é muito procurado por quem tem bacharelado, cursos tecnológicos e gostaria da habilitação para lecionar ou para sair  de sua profissão ou para complementar suas rendas. 

O formando deste curso está habilitado para lecionar para as últimas séries do ensino fundamental, ensino médio  e na educação profissional.

Vale lembrar, que este curso é procurado também por professores atuantes na carreira educacional que buscam se diferenciar na sua qualificação e atualização.

Outros tipos de formação pedagógica

A formação pedagógica é um curso que também está voltado para outras áreas como matemática, artes visuais, ciências biológicas, geografia e outras.

Este curso basicamente complementa a formação de quem já possui bacharelado e cursos tecnológicos.

É importante lembrar que existe uma grande procura por profissionais com conhecimentos técnicos específicos para atuarem na docência.

Atuação profissional para licenciados em letras

A profissão mais conhecida para quem é licenciado em letras é ser professor/a de protugues em escolas do ensino básico. Vale lembrar que esta profissão está entre as mais importantes na educação brasileira, pois problemas matemáticos, textos de história, de geografia, demandam interpretação de texto que uma área ligada ao portugues e gramática.

 No entanto, quem é professor de portugues pode complementar a sua renda com vários tipos de trabalho que vão além da sala de aula.

Este profissional pode trabalhar em revisão de texto, produzir textos acadêmicos e também atuar como redator publicitário para agências de marketing digital.  

Além disso, o licenciado em letras pode produzir material didático, e atuar como editor verificando textos que atendem aos requisitos de uma determinada editora. Outra atuação do letrólogo que se forma em uma licenciatura de letras é ser parecerista, ou seja, ser aquela que escolhe os artigos que são submetidos a uma revista científica.

Para encerrar, outra atividade que o letrólogo pode fazer é a redação de textos, trabalhando em jornais, revistas, editoras, plataformas educacionais e outras empresas ligadas à produção textual.

Atuação profissional para os licenciados em matemática

A licenciatura em matemática prepara o licenciado para lecionar no ensino básico, mas não é a única profissão que um matemático pode exercer. 

No entanto, o ensino em matemática é uma profissão muito importante pois forma jovens e crianças para muitas ações cotidianas da vida e também para a continuidade em seus estudos. 

O licenciado em matemática pode também atuar no ensino e exercer uma outra profissão para complementar a sua renda. 

As profissões que estão no âmbito da licenciatura em matemática que vão além da sala de aula são: 

  • Lecionar aulas particulares,
  • Lecionar em cursinhos, 
  • Elaborar material didático, 
  • Elaborar questões para concursos plataformas educacionais, 
  • Atuar em centros de pesquisa estatística. 

É importante salientar que todas estas profissões podem ser praticadas por causa da flexibilidade que a docência proporciona.

Atuação Profissional para biólogos licenciados

Quem faz licenciatura em biologia pode lecionar para o ensino fundamental e médio e também pode atuar em secretarias de educação e áreas relacionadas.

No entanto, o mercado de trabalho para quem faz biologia é bastante amplo, podendo trabalhar em indústrias, centros de proteção ambiental, zoológicos, laboratório e outras áreas que abrangem os seres vivos.

Atualmente com os impactos ambientais cada vez maiores, muitas empresas precisam do biólogo para estarem de acordo com as novas leis ambientais.

Analisando esta vasta gama de trabalho, quem leciona biologia em uma escola pode tranquilamente complementar a sua renda com muitas atividades profissionais.

Atuação profissional para que é licenciado em história

O licenciado em história pode primeiramente atuar lecionando em escolas do ensino básico. No entanto, o campo de atuação deste formando é bastante vasto e faz com ele possa complementar a sua renda em muitas profissões.

Vale lembrar, que todo licenciado pode alçar também a carreira acadêmica objetivando a docência universitária. No ensino superior ele pode lecionar em cursos de história, museologia, arquitetura, publicidade, jornalismo e outros.

Porém,  para quem tem a licenciatura de história sem ainda está seguindo a carreira acadêmica as profissões de atuação que vão além da sala de aula são:

  • Organização de exposições
  • Gestão de acervo de museus e órgãos de cultura
  • Consultoria para peças teatrais
  • Gestão de documentos em arquivos públicos e privados
  • Elaboração de material didático
  • e outras

Vale lembrar que a carga horária para professor de história é bem mais baixa das chagas horárias de portugues e matemática. Em vista disso, o docente de história possui muita flexibilidade em relação ao seu tempo de trabalho.

Atuação profissional para que é licenciado em geografia

Em relação ao ensino, quem é licenciado em geografia pode lecionar no ensino básico e também no ensino superior no caso de dar seguimento na carreira acadêmica.

No entanto, a geografia é uma ciência que possui vários campos de atuação profissional como geopolítica, ecoturismo, planejamento urbano, planejamento agrícola, geografia digital e outras profissões.

É importante salientar que igualmente o acontece no ensino de história, a carga horária de geografia tanto em escolas públicas como em escolas privadas é baixa em relação às disciplinas matemática e portugues.

Portanto, o docente de geografia possui muita flexibilidade em seu tempo de trabalho.

Conclusão

Vimos neste texto algumas formas de complemento de renda na profissão docente e como os professores podem utilizar a sua flexibilidade temporal para exercer outras profissões.

No entanto, é preciso lembrar que a profissão docente é uma profissão nobre que precisa ser melhor valorizada. Neste sentido, quando esta profissão tiver mais valorização os professores poderão utilizar todo o seu tempo livre em formação.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário