Conquista de estabilidade sólida na profissão docente

A estabilidade profissional é um dos fatores mais almejados nos tempos atuais, para os professores não é diferente. A carreira docente passa hoje por muitas mudanças como novos planos de carreiras, aumento de piso salarial, novas demandas educacionais e novos referenciais.

No entanto, a estabilidade profissional para professores continua relacionada com os concursos públicos, ou seja, todo professor concursado do ensino público possui maior estabilidade.

Porém, ultimamente um outro fator é presente na carreira docente e que também contribui para a estabilidade, este fator é a formação continuada. Neste texto veremos como se articula a estabilidade docente e a formação por meio das transformações em leis e diretrizes educacionais.

Concursos públicos

A melhor forma de conquistar a estabilidade na profissão docente é ainda por meio de concursos públicos. Vale lembrar, que a estabilidade oferecida por concurso no ensino básico está mais relacionada com a s escolas municipais e estaduais.

No entanto, existem vagas oferecidas também no ensino federal que são focadas no ensino técnico profissionalizante.

Em todos os tipos de concursos é crucial a preparação pessoal, nessa preparação entram alguns assuntos que os professores não podem deixar de estudar. Entre eles estão:

1- Legislação educacional

Podemos definir legislação educacional como o conjunto de leis, normas, resoluções, decretos e atos de forma hierarquizada.

Ou seja, a constituição federal é a base para todas as decisões educacionais. Abaixo da constituição e decorrente desta está a lei de Diretrizes e bases da Educação nacional.

Nas escolas existe também o regimento escolar que trabalha com certa autonomia, pois cada região possui suas demandas próprias.

Dentro desta grande sistema, as principais leis que todo professor que pleiteia um cargo público deve saber são:

  • Constituição de 1988
  • LDB – Lei de diretrizes e bases da educação 9.394/96
  • Emenda constitucional n° 53/2006
  • ECA – Estatuto da criança e adolescente lei 8.069/90
  • Língua Brasileira de Sinais – lei 10.436/02
  • Estatuto de Pessoa com Deficiência – lei 13.146/15
  • entre outras

2- Didática

Este tema muito vasto que é demandado para professores que querem estudar para concursos públicos é também muito importante.

Dentro da didática estão as várias metodologias que influenciam e influenciaram a educação historicamente. Portanto, é necessário saber sobre a história do ensino que aborda: a educação tradicional, a escola nova, construtivismo, socioconstrutivismo e novos modelos como educação híbrida, gamificação.

Além disso, é necessário o professor/a que vai prestar algum concurso para o ensino básico saber sobre os principais fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que o referencial curricular que está na base do ensino brasileiro.

Estabilidade e formação continuada

A formação continuada dos professores também é um fator que colabora na sua estabilidade profissional. Atualmente, professores concursados passam por avaliações que tem como objetivo garantir um ensino de qualidade.

As escolas públicas também passam por avaliações que irão garantir bonificações para os professores. Assim, se a escola produz projetos pedagógicos bem sucedidos com os alunos ela terá direito a alguns bônus que incidirão no aumento de salário dos professores.

Além disso, existem mudanças no plano de carreira para professores São Paulo, por exemplo, apresentou recentemente o novo plano de carreira para professores e gestores escolares.

Neste plano os professores podem mudar o status de suas carreiras e aumentar seus ganhos, mediante uma prova de avaliação que é realizada de dois em dois anos.

A formação pessoal também conta para a carreira e para os subsídios que são acrescentados aos salários. 

Assim, se um professor tiver mestrado ele recebe mais subsídios que o professor que tem somente licenciatura, e os professores que têm doutorado os subsídios são ainda maiores.

Neste caso de São paulo a estabilidade anda em conjunto com a formação continuada, pois as avaliações que os professores são submetidos cobram uma formação contínua do profissional.

Estabilidade e flexibilidade da profissão docente

Muitas vezes quando falamos do conceito de estabilidade profissional, podemos entrar no conceito de flexibilidade. Ou seja, uma forma de possuir uma estabilidade como professor, no sentido de ampliar os âmbitos de ação desse profissional.

Isto implica que o professor que não possui a estabilidade do emprego público pode conquistar uma estabilidade baseada na diversidade de trabalho. Neste sentido, quanto mais o professor aumentar seu campo de atuação mais ele ficará coberto profissionalmente.

Portanto, a pessoa que atua como docente em sala de aula e cumpre de 20 a 25 horas semanais, pode atuar em outros campos de trabalho educacional durante suas horas vagas.

Existem muitas atuações docentes que extrapolam a sala de aula do ensino regular. Entre elas estão:

Educação em hospitais

O pedagogo hospitalar possui um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens que estão internadas.  Eles as acompanham neste período de ausência escolar. Trabalhando em prol da inclusão e recuperação desses indivíduos em relação ao ensino regular.

Pedagogia no RH 

O pedagogo ligado ao setor de recursos humanos atua na elaboração treinamentos, dinâmicas de grupo para processos seletivos e para a criação de engajamentos dos funcionários. Portanto, ele tem objetivos relacionados com habilidades, competências e atitudes voltadas à produtividade e adequações com os valores da empresa.

Educação em ONGs 

A educação em ONGs segue os preceitos da educação em espaços não formais em que a educação perpassa toda a esfera social nos mais variados espaços.

Produção de material didático

A produção de material didática é bastante solicitada atualmente por causa das várias plataformas educacionais. Estas plataformas desenvolvem materiais de várias disciplinas que são disponibilizados para as escolas. Portanto, a demanda por educador/autor é bem grande.  

Produção de questões

Os professores também podem criar questões de escolha múltipla para várias demandas: Plataformas, provas de concursos, ENEM e vestibular. Além disso, ele pode também ser revisor de questões criadas por outros professores.

Produção de artigos

Outra possibilidade que se abre para docentes é a produção de artigos para sites de conhecimentos. Existem atualmente muitos sites que ajudam os alunos que estão estudando para vestibular e ENEM. Estes sites estão sempre demandando de professores que produzam artigos para várias disciplinas.

Conclusão

Este texto teve a intenção de apontar caminhos para os docentes em direção a estabilidade profissional. Entre estes caminhos estão o ensino público, a formação continuada e o aproveitamento da flexibilidade nas atividades educativas.

Primeiramente, vimos que a maior estabilidade disponibilizada para os professores está no ensino público e que para conquistá-la é preciso prestar concursos para as escolas nas esferas municipais e estaduais e ainda com menos possibilidades, para as escolas técnicas federais. 

No entanto, o que se discute também neste texto é que o conceito de estabilidade pode estar conectado com a formação continuada. Ou seja, para os professores de hoje é preciso o aprimoramento constante para acompanhar o desenvolvimento em sala de aula.

Neste sentido, a formação continuada é um processo contínuo que transforma o profissionalismo alcançado pelos licenciados com sua primeira formação em profissionalização que é o desenvolvimento contínuo da especialização do professor somado a sua prática na escola.

Para concluir podemos definir estabilidade mais como um movimento contínuo de aprimoramento e valorização profissional do que uma forma de trabalho estagnada que não corresponde com as demandas da educação atual.

Assim, mesmo que o professor seja admitido por concurso público ele não pode ficar  sem formação continuada, pois mesmo em um trabalho estável ele está sujeito a avaliações constantes das secretarias de educação.

Deixe um comentário