Como dar aula

Quando é conquistado o tão esperado diploma, existe uma ansiedade de colocar em prática tudo que é aprendido na faculdade, mas quando chega o grande momento, podem existir algumas reações vindo das suas incertezas e medos. Existem questões de timidez, insegurança de se sentir despreparado. Não desespere – se, isso faz parte da adaptação, tenha em mente que estudou e se dedicou, e agora está pronto para realizar a sua profissão. Talvez exista aquela dúvida, não sei como dar aula, aqui estão algumas observações que irão te ajudar nesse momento.

Não existe algo mágico que irá preparar sua aula, porém existem algumas ações que irão contribuir para a sua confiança e capacidade em sala. Seu primeiro passo é pensar como será sua aula? Sala de aula não é um lugar que possa ser improvisado, precisa pensar qual será o conteúdo a ser ensinado? Como será apresentado? Faça um planejamento bem elaborado e estruturado para que você tenha confiança. Sua abordagem com os alunos é importante, pense como você irá se portar e se apresentar. Qual metodologia será usada?

Existe um leque de opção para a escolha da metodologia, como exemplo:

  • Aprendizagem baseada em problemas;
  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Aprendizagem baseada no ensino híbrido;
  • Aprendizagem baseada em jogos.

Escolha qual se encaixa melhor na faixa etária dos seus alunos, pense no que será dito, elabore o passo a passo, tenha domínio do que está sendo ensinado, e pratique, faça um ensaio para que possa se sentir mais confiante. 

Lembre – se, os alunos esperam de você confiança nas suas palavras e atitudes, sempre tenha certeza do que está ensinando e transmitindo. 

Na sala de aula, se envolva com os alunos, não tenha uma aula monótona, faça eles se mexerem, faça perguntas, escute- os, coloque para trabalharem um com o outro. Esteja em constante melhora, sempre pense como pode aprimorar sua didática, como pode manter sua turma mais envolvida, mais motivada, saiba que todo dia acontecerá algo diferente, aprenda a escutar seus alunos, escute suas dúvidas e saiba como sanar. Esteja sempre estudando, acompanhando os livros didáticos, fazendo cursos, aprimorando seus conhecimentos. Não permita ficar sempre da mesma forma, cada dia será um aprendizado para eles, e a você também. 

Você já esteve naquela posição, qual era seu professor favorito? Se espelhe nele, use as características positivas a seu favor. Mantenha – se sempre atualizado com os temas atuais, fale a linguagem dos seus alunos e conquiste-os.

Não entre em pânico, se você estiver bem preparado, terá domínio em suas aulas, você se sentirá pronto. Mostre sua autoridade como educador, os alunos irão testar seus limites, o importante é ter de forma bem clara o que quer, e saber que você é o responsável para fazer isso acontecer. Saiba equilibrar o professor amigo com o professor sério, construa um bom relacionamento com sua turma.

Não seja tímido, é uma situação nova e requer preparação, se está bem preparado, é isso que importa. Conforme o tempo for passando, irá se acostumar e ganhar confiança se sentirá mais à vontade, sabendo que está fazendo um bom trabalho

Saiba que você irá marcar cada vida que está ali, com essa profissão, você tem na sua mão a chance de transformar vida, desenvolver caráter e valores, você irá tocar de forma que nem pode chegar ao seu entendimento. 

Nem sempre você conseguirá seguir seu planejamento, não se apegue tanto a isso, saiba ser flexível com a aula, e firme com seus alunos, mas cheio de amor.

Para finalizar, tenha em mente que sua classe, o comportamento dos seus alunos, a didática em sala, dependerá somente de você e da sua preparação, Faça bem feito, com dedicação, e sempre pensando no quanto poderá mudar a vida dos seus alunos. Fiquem com uma frase do Augusto Cury para completar tudo que foi passado através desse texto.

“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.”

Thaiane Assis – Pedagoga formada na Universidade Nove de Julho. Professora de educação infantil com turmas de MGII, MGI e berçário. 

3 Comments

  1. Gostei dessa parte que fala para ter confiança e dominio em sala de aula.
    Obrigado agradeço por demais. Adriano de Lima,do curso de Licenciatura em Filosofia da Uniplena: turma- 294.

  2. Precisamos mesmo acreditar, nos nossos estudos , muito mais que nós somos formadores de opiniões, e gostei muito dessa leitura, pois a mesma levou-me aos tempos de alunos no ensino fundamental.

Deixe um comentário