A Concentração na Criança Montessori

Para ajudar nesse desenvolvimento, não basta fornecer objetos escolhidos ao acaso, mas nós [professores] temos que organizar um mundo de ‘interesse progressivo’ (Montessori, M; Mente Absorvente , p. 206).

Maria Montessori acreditava que um dos melhores presentes que podemos dar às crianças é um ambiente que lhes permita desenvolver sua capacidade de concentração. De fato, um dos objetivos das Atividades de Vida Prática Montessori é desenvolver fortes habilidades de concentração. Uma criança que está interessada no trabalho que está fazendo terá mais facilidade para se concentrar. É otrabalho do professor Montessori e dos pais para despertar o interesse da criança. O interesse e o nível de atenção de uma criança pequena são, na melhor das hipóteses, delicados; o mundo tem tantas distrações. Como resultado dessas distrações, uma criança pequena pode mostrar aparentemente pouco interesse em uma atividade e ser incapaz de permanecer em uma tarefa por muito tempo, optando por passar rapidamente de uma atividade para outra.

Como, então, podemos ajudar a despertar e manter o interesse da criança pequena? Montessori percebeu que não podemos forçar o interesse ou a concentração na criança. Portanto, é responsabilidade do adulto procurar a criança para nos orientar. Aqui estão algumas sugestões a serem consideradas:

  • Faça observações – Ao observar a criança, você perceberá em quais atividades ela fica. Usando elogios diretivos (em vez de avaliativos), deixe-a saber que você está satisfeito por ela ter concluído uma tarefa. Em vez de “Que garota boa para terminar de lavar a mesa.”, tente “Eu aprecio o quão limpa a mesa está. Agora vamos poder almoçar nele”.
  • Ofereça opções – Agora que você observou as preferências dela, deixe-a escolher as atividades que ela prefere. “Eu vejo que você gosta de derramar. Você gostaria de derramar grãos ou água hoje?”
  • Concentração Modelo – As crianças estão te observando o tempo todo. Exagerando seus próprios movimentos e esforços de concentração, as crianças entenderão que esta é uma tarefa a ser levada a sério.
  • Incentivar a Repetição – Quando seu filho completar uma tarefa, sugira que tente novamente. “Eu aprecio a maneira como você trabalhou nesse quebra-cabeça. Você gostaria de fazer isso de novo?”
  • Respeite o trabalho da criança – Assim como os adultos precisam se concentrar nas tarefas e no trabalho, as crianças também precisam. Evite interromper uma criança que está absorta em uma tarefa. Interromper sua concentração é desrespeitoso.

A Concentração na Criança Montessori no Primeiro Plano de Desenvolvimento

A aprendizagem, por si só, não pode acontecer sem concentração. Quer estejamos aprendendo a amarrar nossos sapatos, escrever nosso nome, lavar um carro ou resolver equações algébricas complexas, há intensa concentração específica para a tarefa em mãos. A Dra. Maria Montessori compreendeu o poder da concentração e sua metodologia foi desenvolvida para nutrir esse poder.

Se o ciclo de atividade de uma criança é interrompido, os resultados são um desvio de comportamento, falta de objetivo e perda de interesse… Então, qualquer atividade inteligente que testemunhamos em uma criança – mesmo que pareça absurda para nós… não devemos interferir; pois a criança deve ser capaz de terminar o ciclo de atividade em que seu coração está definido (Maria Montessori, A Mente Absorvente . Nova York: Henry Holt e companhia, 1995. pág. 160).

Montessori observou que o estágio formativo da concentração ocorre desde o nascimento até os três anos de idade. Recentemente tive o prazer de ver minha sobrinha de nove meses descobrir um pedaço de fita adesiva. Ao tentar retirá-lo dos dedos de uma mão, ele grudou nos dedos da outra. Enquanto ela alternava as mãos, sua curiosidade e deleite eram evidentes para todos que observavam essa nova experiência. Sabiamente, seus pais não se apressaram em tirá-lo dela, embora estivessem atentos, temendo que ela pudesse colocar em sua boca. Em vez disso, eles se sentaram por perto esperando até que a força adesiva diminuísse, encerrando assim sua concentração. Minha sobrinha passou de 5 a 10 minutos em intensa concentração para essa nova experiência sensorial.

Concentração em bebês é uma coisa frágil. Adultos bem-intencionados muitas vezes correm para “consertar” as coisas. Um gemido de repente exige que novos brinquedos sejam oferecidos, uma carranca significa que é necessária uma mudança de cenário. A concentração é quebrada pelo adulto tentando mudar o foco da criança. De fato, Montessori disse que “ninguém agindo de fora pode fazer com que ele se concentre”. (Montessori, M; A Mente Absorvente, pág. 222).

À medida que a criança cresce e entra na Casa das Crianças Montessori (3-6 anos), a concentração e a atenção aumentam. Na verdade, esse é um objetivo indireto da maioria das atividades da Casa das Crianças Montessori. As atividades de Vida Prática são a pedra angular do currículo da Casa das Crianças Montessori, que serve ao propósito de construir independência, melhorar a coordenação e seguir os passos em uma sequência. Tudo isso se baseia em foco e concentração, com algumas atividades exigindo quinze minutos ou mais para serem concluídas.

Na sala de aula Montessori e em casa, há um profundo respeito pela criança. No ambiente Montessori é raro que uma criança seja interrompida enquanto está focada em seu trabalho. É compreensível que haja momentos em que uma criança deva ser interrompida. Porém, nessas horas, o ideal é avisar a criança com antecedência, por exemplo: “Está quase na hora do almoço. Precisamos parar de brincar na poça e limpar em 5 minutos.” Em cinco minutos, ofereça uma escolha: “Você gostaria que eu o ajudasse a limpar ou você gostaria de fazer isso sozinho?” Ou ofereça uma alternativa: “Eu sei que você está se divertindo brincando na poça. Depois do almoço, podemos voltar e jogar um pouco mais.”

Nossa cultura moderna contém uma infinidade de distrações: videogames, computadores, televisão e inúmeras atividades extras relacionadas a esportes ou artes. Combinados, estes podem criar uma superabundância de estimulação sensorial. Manter um ambiente Montessori calmo, controlado e preparado e uma abordagem clara para reduzir distrações e sobrecarga sensorial é uma tarefa importante do cuidador Montessori. Essa abordagem direcionada é projetada para estimular o poder de concentração nas crianças, para que possam crescer e se tornarem adultos felizes, independentes e realizados.

Dicas práticas para apoiar a concentração

  • Use uma prateleira – Em uma prateleira no espaço de recreação da criança, monte uma prateleira com apenas 6-10 atividades para a criança. Mantenha as atividades na prateleira que você as vê repetindo repetidamente. Quando ignoram uma atividade pode ser muito desafiadora ou muito simples e é hora de mudar o nível de dificuldade adicionando ou removendo um passo ou trocando-o por outro material.
  • Tenha um espaço de trabalho definido onde a criança possa trazer sua atividade – Para os bebês, provavelmente é um tapete no chão em frente à prateleira; para crianças, esta é uma mesa baixa e cadeira perto da prateleira. Certifique-se de que este espaço de trabalho permaneça limpo e pronto para uso, para que a criança possa se concentrar em concluir a atividade que escolheu completamente e ter sucesso no final. 
  • Oferecer muitas oportunidades para a vida prática (cozinhar, limpar, cuidar de si mesmo). Mais do que qualquer outra coisa, as crianças adoram se concentrar nessas atividades.
  • Evite interromper seu estado de concentração – Interromper pode assumir muitas formas, algumas tão bem intencionadas como dar um beijo ou aplaudi-los. Lembre-se de ficar em silêncio quando eles estiverem focados em seu trabalho e dê a eles o espaço de que precisam para se concentrar e aprender.
  • Convide-os a repetir uma atividade depois de terminá-la uma vez –  Toda vez que eles terminarem algo, você pode dizer “vamos tentar de novo” ou “você gostaria de fazer isso de novo?” ou “você pode fazer isso sozinho agora”. Isso lhes dá a chance de usar o material por conta própria e encontrar concentração na atividade se for importante para seu estágio de desenvolvimento.
  • Quanto menos é mais –  O mais simples e silencioso deve ser seu ambiente para não distraí-la ou superestimulá-la. A ordem do espaço deve ser clara e consistente para que a criança possa encontrar segurança no espaço e relaxar o suficiente para encontrar paz e foco.

Dicas para quando a criança se esforça ou possui dificuldade para encontrar a concentração

  • Observe sem intervenção como a criança interage com o espaço. O que os está distraindo ou chamando sua atenção de um lugar para outro?
  • Vida prática para crianças pequenas : incentive-as a se envolverem com alguma atividade prática. As atividades da vida prática são geralmente o primeiro lugar em que uma criança com dificuldade de concentração encontrará a concentração. 
  • Deixe-os encontrar suas próprias soluções para seus problemas. Muitas vezes, com uma criança que tem problemas de concentração, tentar ajudá-la imediatamente fará com que ela abandone sua atividade e passe para outra coisa. Seu ponto de interesse é muitas vezes a dificuldade em si, e não a tarefa. 
  • Reduza o nível de ruído no espaço. Quando o espaço e as pessoas ao seu redor estiverem em paz, a criança estará mais consciente de si mesma e do seu entorno. É muito fácil para os bebês ficarem superestimulados e para as crianças ficarem sobrecarregadas. 
  • Não cause distrações: Quando finalmente se concentrar em algo, não diga nada e não faça nada, para não distrair sua atenção. 
  • Faça seu próprio trabalho com propósito: modele a concentração concentrando-se completamente em uma coisa de cada vez, como ler um livro, fazer algum trabalho manual, preparar uma refeição.

A concentração é fundamental para o aprendizado. Precisamos fornecer atividades que envolvam uma criança para que ela atinja um nível profundo de concentração intensa e sustentável por um longo período de tempo. À medida que a capacidade de concentração se desenvolve, a criança aprenderá a perseverar e passar para conceitos e tarefas maiores e mais complexos.

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

Deixe um comentário