5 dicas práticas sobre como dar aula
O planejamento das aulas precisa envolver conteúdos necessários, uma dinâmica de início, meio e fim, além de objetivos práticos e desenvolvimento prazeroso aos alunos. Um desafio a ser vencido para muitos educadores! Sabe-se que estudantes engajados aprendem mais!
Seguem abaixo 05 práticas didáticas, de como dar aula:
#1 – Elabore seu planejamento:
Sem o plano de ensino, seus objetivos não têm fundamentos, não há justificativa para enfatizar seu tema e as estratégia de fixação que deveriam ser apresentadas, não funcionará. Com a ausência do plano, há também ausência de absorção eficaz do conteúdo.
#2 – Propicie um ambiente favorável:
Às vezes, a sala de aula é um local que apresenta sempre as mesmas características, cansando os alunos daquela rotina diária. Mudar o posicionamento das carteiras, desconstruir as fileiras, criar grupos ou até mesmo mudar de local para determinada aula, atrai os olhares atentos dos educandos e maior engajamento dos alunos para produção acadêmica.
Precisamos compreender que trabalhamos com a coletividade e nossos alunos vivem realidades diferentes. É importante cuidarmos para que o ambiente escolar favoreça a todos.
#3 – Procure aulas Práticas:
Sair um pouco da teoria, exemplificar com ludicidade, vídeos, obras literárias e até mesmo colocando a mão na massa, atrai a atenção e fixação dos alunos e torna-os indivíduos de ação daquele assunto.Impactar as aulas com estímulos visuais, estímulos vocais, conteúdos verbais, tudo implica em garantir que a mensagem chegará ao aluno de forma assertiva. O resultado é uma aula mais atrativa e com boa fixação do conteúdo.
#4 – Incentive a Socialização / Enturmação:
Ao unirmos a classe, em pequenos grupos, conseguimos que pessoas diferentes tenham a mesma ação, de forma conjunta e respeitosa.
Eles aprendem, entre outros, a respeitar a opinião do próximo, contribuir ao grupo, separar o que não acrescenta e socializarem com pessoas que às vezes, não possuem afinidades.
A socialização faz parte do contexto educacional, como um todo.
#5 – Crie Projetos:
Trabalhar sua aula com projetos é a forma mais encantadora e que melhor afixa conhecimento ao seu educando.
Os projetos poderão ser construídos apenas em sua disciplina ou o professor poderá interdisciplinar com outras disciplinas afins. Pode haver um momento de culminância onde várias turmas se encontram, com os professores envolvidos e executem o projeto juntos e posterior a isso, apresentam a todo segmento ou a toda escola.
CONCLUSÃO
Com tantas interações que o mundo oferece, é necessário que o professor instiga o interesse do aluno, atraindo-o ao mundo do saber e aprender a fazer. Aprimorar a educação, ultrapassar o ensino tradicional, inovar as aulas e conduzir nossos alunos ao surpreendente mundo da educação!

Fabiana Tonholo – Pedagoga e Fonoaudióloga. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação Montessori. Psicopedagoga escolar, Mestre em Educação e Mestranda em Políticas Sociais pela FUNIBER. Possui ampla experiência em Gestão Educacional e coordenação escolar. Professora da Uniplena Educacional

Suas orientações são valiosíssimas!!!
blog fantástico e surpreendente. Na verdade, eu pretendo obrigado,
por nos dar melhores detalhes.