Onde você pode encontrar recursos grátis para melhorar as suas aulas

Às vezes nos deparamos com educadores que dizem que suas aulas são monótonas porque não há recurso na escola onde trabalham e com isso, a dificuldade em investir em aulas mais elaboradas, com recursos de multimídias, entre outros.

De fato, a tecnologia auxilia muito para a aprendizagem. Mas podemos trabalhar com muitos projetos,muitas dinâmicas e atividades multidisciplinares. Dentre os projetos pode ser utilizado recursos baratos e até mesmo sucatas. 

Alguns exemplos seriam:

  • Construímos com nossos alunos um espaço maker com jogos matemáticos;
  • Utilizar tampinha de garrafas (seja de lata ou plástico), com cartolina como “cartinhas” para jogo da memória criativo;
  • Com sucatas pode-se construir órgãos do corpo humano; 
  • Com a farinha de trigo disponível na cantina da escola, pode-se fazer massa de pizza para apresentar uma aula de fração, entre tantas outras atividades.
  • Pode-se sortear temas e criar conexões com a vida real. Além de ajudar os alunos a encontrarem aplicação prática do que estão aprendendo, melhora a contextualização e auxilia no engajamento.
  • Trabalhar nomenclaturas, com engajamento interdisciplinar, envolvendo os professores de Língua Portuguesa e Química, por exemplo.
  • Criar projetos com obras literárias disponíveis na Biblioteca da escola, fazendo a releitura da referida obra e apresentação teatral.

Além de criar uma peça teatral, o professor pode trabalhar um contexto seja histórico, seja literário, substituindo um filme ou documentário (caso a escola não possua aparelhos eletrônicos) e trabalhar a História, Geografia, a Arte, a Linguagem, a Música, a Ed. Física, entre tantas outras disciplinas.

A sala de aula é beneficiada quando as ferramentas digitais e seus avanços são vivenciados pelos alunos. As ferramentas tecnológicas enriquecem, ilustram, dinamizam e trazem uma linguagem próxima daquelas vivenciadas pelos alunos em momentos de lazer – e através de recursos digitais, modificam a rotina diária em sala de aula, contribuindo para o melhor desenvolvimento e formação do aluno.


Fabiana Tonholo – Pedagoga e Fonoaudióloga. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação Montessori. Psicopedagoga escolar, Mestre em Educação e Mestranda em Políticas Sociais pela FUNIBER. Possui ampla experiência em Gestão Educacional e coordenação escolar. Professora da Uniplena Educacional

1 Comment

  1. Maravilha a forma de apreender a ensinar os alunos, gostei muito dessas formas e direcionamento modernos alternativos para a nova fase de ensinos obrigado pro.

Deixe um comentário