13 benefícios da profissão docente

A profissão docente ainda não está sendo valorizada de maneira justa no Brasil. No entanto, quando há uma relação entre profissão docente, pesquisa e formação continuada, o próprio profissional pode construir um  caminho de valorização de sua carreira.

Portanto, quando os professores aliam ao seu trabalho em sala de aula uma pesquisa sobre um determinado tema ele está trabalhando visando o seu futuro e sua formação.

O trabalho docente aliado a pesquisa abre caminhos acadêmicos que oferecem opções profissionais como o trabalho de pesquisador, especialista e até de professor universitário. 

Neste texto vamos elencar 15 benefícios da profissão docente sem esquecer que esta profissional não pode deixar de lutar pela valorização de sua carreira a partir de seus direitos trabalhistas como pisos salariais e carreira.

1- Pesquisas em educação

Um dos benefícios mais importantes na profissão docente é a possibilidade de desenvolver pesquisas em vários temas. Os professores são profissionais que lidam com o cotidiano do ensino/aprendizagem e esse cotidiano oferece várias possibilidades temáticas de pesquisa.

Portanto o docente pode pesquisar sobre inclusão, instrumentos pedagógicos, problemas de sua especialidade, classes heterogêneas, história da educação, pedagogias ativas e muitos outros temas que atravessam a sala de aula. 

A abertura à pesquisa acompanha toda a profissão docente, desde o início de carreira e formação até o topo da carreira. Os professores passam pela TCC (trabalho de conclusão de curso) quando completam seu bacharelado e depois podem alçar pesquisas em níveis de pós-graduação.

Vale lembrar, que é sempre mais vantajoso seguir o mesmo tema de pesquisa desde o TCC até o doutorado, assim este tema vai se aperfeiçoando cada vez mais. Além disso, o professor/a tem a chance  de se tornar especialista  em um determinado tema, fato que lhe ajudará muito em sua carreira acadêmica.

2- Educação não formal

Esta modalidade de educação é realizada fora do âmbito formal de ensino como escolas regulares e faculdades. Este tipo de educação, embora seja realizada em lugares não regulares, é organizada e sistemática.

Neste caso ela se diferencia da educação informal que está relacionada a situações não organizadas mais ligadas a experiências com determinados ofícios.

Os professores que trabalham em um espaço formal de ensino, podem nos seu contraturno trabalhar em projetos não formais de educação. Além disso, esta educação pode até acontecer dentro de uma escola quando é trabalhada após as aulas a título de reforços, tira dúvidas e outras atividades.

Nas faculdade existem muitos projetos de extensão pedagógica que se enquadram na educação não formal e muitos estudantes de pedagogia e licenciatura podem participar de projetos bem interessantes de extensão pedagógica.

3- Pós-graduação

Outro benefício da profissão docente é a chance de fazer pós-graduação, utilizando a flexibilidade da profissão. A pós-graduação é o primeiro nível depois da licenciatura na formação continuada docente.

Os professores podem cursar a pós-graduação em seus horários e dias que não possuem aulas. No entanto, é mais difícil para professores que possuem uma carga horária de 40 horas, mas mesmo nesses casos o docente pode utilizar os horários da noite para fazer o curso de forma Ead ou presencial.

Este nível é imprescindível para os professores que querem oferecer um trabalho de maior qualidade para os alunos e também ganhar pontos em sua carreira que vão ocasionar em aumentos de salários.

4- Mestrado

O mestrado acadêmico ou profissional se torna uma grande vantagem para a profissão docente, pois com ele concluído os professores podem ser mais valorizados em suas carreiras, além de estar mais aptos para a função de coordenador e diretor escolar.

O mestrado também pode se tornar o caminho mais eficaz para o docente se tornar um professor universitário e também seguir a sua carreira acadêmica. Geralmente a pesquisa de mestrado é uma pesquisa que alia teoria e prática e pode ser feita até sobre o cotidiano em sala de aula.

Ou seja, os professores podem utilizar os problemas de seu cotidiano para transformá-los em tema de pesquisa. As pesquisas mais aceitas no meio universitário são aquelas que tratam de problemas cotidianos da educação, pois eles refletem a atualidade do tema e também a sua urgência.

5- Doutorado

A profissão docente oferece muitas vantagens para aqueles professores que tem como objetivo seguir carreira acadêmica até chegar no doutorado.

A pesquisa de doutorado é uma pesquisa mais teórica e com mais aprofundamento do tema quando comparada ao mestrado. O docente que consegue concluir o doutorado tem mais opções, pois pode atuar no ensino universitário e também coordenar pesquisa e produção de materiais pedagógicos.

Além disso, como docente pesquisador, este profissional pode se tornar um especialista no tema de sua pesquisa. Para dar um exemplo, um professor/a que se especializa em alfabetização para salas inclusivas, pode orientar futuros professores em cursos de pós-graduação e trabalhar como especialista em instituições que apoiam as escolas.

6- Flexibilidade

A flexibilidade profissional é uma importante vantagem da carreira docente, pois permite que os professores possam ter outros trabalhos em seus horários vagos.

Portanto, o docente que tem uma caga horária de 20 horas semanais,pode exercer outras atividades que são bastante rentáveis e também abrem novas oportunidades em outros cursos e escolas.

Entre estas atividades estão:

  • Tutoria em cursos eads superior e médio
  • Produção de conteúdo didático ou de outras informações
  • Produção de questões para ENEM ou vestibular
  • Ministrar aulas particulares
  • Exercer profissões relacionadas à licenciatura

7- Docência e mediação

Existem vantagens da profissão docente que estão relacionadas a nova postura dos professores. Assim, os docentes atuais não ministram mais aulas como antigamente, expondo um assunto na lousa, eles agem na mediação.

Ou seja, atualmente os alunos pesquisam os temas e assuntos ligados à disciplina com seus recursos de TIC (tecnologia da informação e comunicação), para depois realizarem as atividades escolares com a mediação dos professores. 

Portanto, hoje os professores são mediadores da informação para transformar esta em conhecimento. Neste novo cenário, os professores saem da centralidade do ensino/aprendizagem para dar subsídios de seus conhecimentos agindo como mediadores.

Esta nova atuação docente traz mais liberdade para os professores na organização de suas aulas, no entanto, é preciso que os docentes aceitem esta nova posição e deixem os alunos terem autonomia e protagonismo.

8- Produtor de material didático

A profissão docente permite também o trabalho com material didático, pois cada especialista e licenciado em sua área possui conhecimento necessário para ser colaborador.

Ele pode trabalhar junto a editoras, escolas, sites e outros centros difusores de conhecimento. Trabalhar para editoras é muito rentável, mas ao mesmo tempo é mais difícil o ingresso.

No entanto, hoje em dia existem muitos sites que fornecem conhecimento para alunos que estão prestando provas e concursos. Estes sites estão sempre precisando de professores para desenvolver artigos sobre temas de disciplinas escolares.

Além disso, existem escolas que desenvolvem o seu próprio material didático e neste caso demandam do profissional docente para a elaboração deste material.

9- Versatilidade

A profissão docente também possui um elemento que a diferencia das outras profissões, este elemento é a versatilidade.

Diferente da flexibilidade da qual já falamos, a versatilidade está relacionada com a criatividade em sala de aula. Portanto esta profissão possui menos padronização que as outras, permitindo que os professores possam criar as suas aulas e estratégias de ensino.

Assim, o referencial BNCC não tira a criatividade dos professores sendo um documento que orienta a docência relacionado com as etapas educacionais. Ou seja, a BNCC orienta o que deve ser ofertado aos alunos em cada etapa e série do aprendizado.

No entanto, ela não tira a liberdade dos professores para criar as suas aulas e adequarem o conteúdo à especificidade de sua sala.

10- Docência e outras carreiras educacionais

Uma grande vantagem da profissão docente é a sua mobilidade entre diferentes carreiras de ensino. Todos os professores que adquirem experiência no ensino em sala de aula podem prestar concursos ou processos seletivos para preencher vagas de coordenação ou diretoria.

Para se tornar um coordenador ou diretor escolar, os professores não precisam de uma segunda especialização, é exigido para o futuro coordenador ou diretor o diploma de licenciatura ou pedagogia.

No entanto, existem pós-graduações voltadas para a gestão escolar se o docente possui esta formação ele terá mais chances em concursos pois terá mais pontuação.

11- Tecnologia em sala de aula

A utilização da tecnologia em sala de aula é considerada também uma grande vantagem da profissão docente. Com ela os professores podem deixar suas aulas com mais possibilidades de engajamento.

Hoje em dia é difícil o docente que não utiliza de recursos tecnológicos fica defasado diante dos alunos e de seus colegas.

Os professores podem utilizar de recursos como gamificação, imersão, aula invertida e outras ferramentas pedagógicas. 

Vale lembrar, que neste cenário está presente a colaboração da escola, pois se a escola não dispõe de recursos, como sala de informática, internet, recursos de vídeo e outras tecnologias, dificilmente os professores poderão desenvolver uma aproximação dos alunos com as tecnologias de ensino.

12- Regras da aposentadoria

Os professores têm direito a uma aposentadoria especial, no entanto,  não é igual a aposentadoria por insalubridade.

A aposentadoria dos professores é um direito garantido constitucionalmente, assim ela possibilita aos docentes, menos cinco anos de contribuição em relação às outras profissões.

Para os professores o limite de idade é de 60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres. O tempo mínimo de contribuição é de 25 anos para mulheres e 30 anos para os homens.

Esta aposentadoria diferenciada das demais profissões possui alguns motivos como desgastes emocionais, desgastes psicológicos, exposição a tipos de violências e situações estressantes e outros.

13- Participação no PPP

Outra vantagem da profissão docente está na relação com a escola, assim, os professores atualmente possuem o direito de participar do Plano Político Pedagógico de sua escola.

Esta participação é muito importante e possibilita que os professores tenham voz na criação de estratégias de ensino e na formação do perfil de suas escolas. O professor é o profissional que chega mais perto dos alunos, responsáveis e comunidade.

Portanto, quando ele participa do PPP da sua escola ela também possibilita adequar o ensino aos problemas de seus alunos e comunidade.

Deixe um comentário