10 especialidades de formação continuada

A formação continuada é o processo de aperfeiçoamento dos professores na adição de novos conhecimentos que ampliam o desempenho deste profissional em sala de aula. Estes conhecimentos podem ser adquiridos de várias formas como: pós-graduações, cursos especializados, workshops, palestras e muitas outras ações.

Atualmente, as modificações por que passam o ensino de forma geral estão relacionadas com as informações disponíveis na internet. Portanto, hoje os professores se transformaram em mediadores, pois a docência não tem mais a função de expor um assunto de conhecimento e sim problematizar a informação adquirida pelos alunos.

Assim, uma sala de aula eficaz e atual é aquela que promove a autonomia dos alunos por meio de debates, estudos de caso, projetos pedagógicos e outras propostas de troca de informação coletiva.

Neste novo cenário a formação continuada do docente precisa estar voltada com a capacidade dele compreender cada vez mais as necessidades deste novo aluno. No entanto , a compreensão do público discente passa primeiro pela transformação da informação em conhecimento.

É importante lembrar que o conceito de formação docente passou a ser tratado com maior ênfase depois da LDB de 1996 que coincide também com a época de avanço das tecnologias de informação.

Neste texto serão elencadas 10 especialidades de formação continuada que se adequam com as tecnologias de informação e comunicação.

1- Formação inicial

As instituições responsáveis pela formação inicial dos professores são as faculdades e universidades públicas e particulares.

A formação inicial compreende as graduações em pedagogia e as licenciaturas. O graduado em pedagogia está preparado para atuar na pré-escola e nas séries iniciais do ensino fundamental. 

O licenciado em várias disciplinas está apto para atuar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A formação inicial não está no âmbito da formação continuada, mas é ela que fornece as bases para o futuro professor.

Porém, a formação inicial não basta para os professores resolverem todos os problemas atuais da educação, para isso é preciso a formação continuada.

2- Pós-graduação em pedagogia para educação infantil

Uma das formas mais eficazes para os professores adquirirem uma formação continuada no nível das demandas atuais, são os cursos de pós-graduação.

A pós-graduação em educação infantil é direcionada para o mundo sensorial infantil. Neste sentido, o curso é voltado para trabalhar com conceitos de artes visuais, música e som, movimento corporal, natureza  e sociedade, matemática, e linguagem escrita e oral.

Atualmente, este curso está bastante alinhado com as propostas da BNCC, entendendo que a educação infantil não se resume apenas a um espaço de brincadeiras e sim é somado a um ambiente de aprendizagem  e cuidado.

A pós-graduação em pedagogia busca estudar várias dimensões que envolvem a educação pré-escolar. Portanto considera todos os aspectos físicos, intelectuais, sociais e psicológicos da criança.

Além disso, existe nessa área o aprofundamento do conhecimento dos processos de desenvolvimento de aprendizagem na infância.

Este curso é muito importante para professores, coordenadores pedagógicos e pesquisadores da área da educação.

3- Pedagogia social

A pedagogia social é um curso de pós-graduação em pedagogia que está no âmbito da diversidade. Ou seja, esta pedagogia traz a formação de saber lidar com classes heterogêneas onde os professores precisam estar preparados para respeitar diferenças e limitações de cada aluno.

O professor/a que se forma nesta área irá trabalhar melhor com contextos inclusivos muito demandados na educação contemporânea. Para isso, a eficácia deste profissional é voltada para a diminuição das desigualdades entre os alunos, sejam elas cognitivas, físicas ou emocionais.

Além disso, os professores que trabalham na linha da pedagogia social precisam ter conhecimentos sobre marcadores sociais de raça, classe, gênero, sexualidade e também considerar as diferentes personalidades dentro de uma sala de aula.

Em se tratando de personalidade dos alunos existem muitos tipos que estão presentes em uma sala de aula como alunos extrovertidos, tímidos, contestadores, estudiosos, ansiosos, líderes e com outras características.

Para todas estas personalidades existem metodologias e abordagens que são mais adequadas.

Outra característica da pedagogia social é ser voltada também para grupos vulnerabilizados. Ou seja, aqueles grupos que estão sob vulnerabilidade social e psicológica por causa de condições de precariedade econômica e de relacionamento familiar. 

Neste âmbito ela fornece ao profissional habilidades de melhorar a comunicação, a colaboração, o senso crítico e a criatividade dos alunos. Para trabalhar com estes contextos sociais esta pós-graduação soma as ferramentas da pedagogia com o conhecimento das ciências sociais.

4- Formação para o ensino superior

A pós-graduação em docência para o ensino superior tem o objetivo principal de habilitar os professores a lecionar no ensino superior. Neste sentido, este curso trabalha com as novas perspectivas de metodologias, práticas de ensino e tecnologias.

Este curso tem caráter multidisciplinar e promove atualizações e revisões de metodologias de ensino articuladas com a pesquisa, leitura e produção de artigos didáticos. Portanto, é um curso que valoriza a reflexão sobre os significados presentes no processo de ensino/aprendizagem.

Além disso, focaliza para estratégias de ensino e produção de material didático envolvendo as muitas etapas da cognição e ainda fornece acesso aprofundado às características da educação universitária. 

Neste sentido, os alunos podem compreender a avaliação e o planejamento de ensino no âmbito universitário.

5- Educação especial e inclusiva

Para termos um conhecimento completo sobre a educação especial e inclusiva que são desenvolvidas na pós-graduação em pedagogia, é necessário conhecer as suas diferenças.

A educação especial é direcionada para escolas especiais, ou seja, aquelas escolas direcionadas somente para crianças especiais. Estas escolas consideram que as crianças com necessidades especiais, devem ter o aprendizado separadas dos outros alunos.

Por outro lado, a educação inclusiva desenvolve uma linha pedagógica voltada para a inclusão da criança com deficiência nas escolas regulares. 

Vale lembrar que este curso de formação continuada traz à tona a discussão que existe nos âmbitos da educação especial e inclusiva. É importante saber que a educação especial não deve segregar os alunos por causa de sua deficiência e separá-los em escolas especializadas. 

Ela precisa trabalhar em parceria com a educação inclusiva preparando os alunos com deficiência para a sua futura inclusão no ensino regular. 

Com esta formação o professora fica apto para trabalhar com um sala de aula inclusiva criando estratégias coletivas e colaborativas.

A educação inclusiva beneficia o aluno com deficiência e os demais alunos, pois desenvolve o respeito e a empatia.

Estes atributos precisam estar presentes em todo tipo de educação, pois prepara os alunos para ter uma postura ética em qualquer meio social que futuramente eles irão frequentar na sua vida profissional.

6- Pós-graduação em gestão escolar

A pós-graduação de gestão escolar precisa estar alinhada com a nova concepção de gestão democrática. Além disso, precisa oferecer aos alunos uma formação inovadora e empreendedora.

A formação em gestão escolar aborda aspectos administrativos e educacionais objetivando a liderança e uma visão empreendedora.

Além disso, o profissional com esta formação está preparado para realizar planejamentos estratégicos em benefício da qualidade educacional de uma escola.

Outras competências desenvolvidas neste curso são:

  • Capacidade de gerenciar pessoas e recursos
  • Coordenar equipes e propostas pedagógicas
  • Coordenar projetos interdisciplinares
  • Capacidade de implementar políticas públicas

7- Sociologia da educação e cultura

Nesta pós-graduação os professores podem obter uma formação continuada  em direção a interações sociais e elementos culturais de um povo. Portanto, a abordagem deste curso gira em torno da inclusão, direito, diversidade, filosofia da educação, política, ética e sociedade.

Neste sentido, o educador conhece os fundamentos da sociologia e aplica no âmbito educativo. Vale lembrar que o conhecimento em sociologia pode auxiliar o educador a aplicar estratégias pedagógicas que trabalham valores éticos e de justiça, pois busca entender com profundidade o comportamento humano.

Os temas relacionados com esta formação continuada giram em torno da reflexão dos aspectos sociológicos da cultura e educação e o conhecimento de contextos diversos da educação.

Além disso, torna o educador apto para elaborar debates sociais e atividades culturais em contextos formais e informais da educação.

8- Sociologia da infância

Esta formação desenvolve uma concepção da infância não objetivista, ou seja, vê a criança como um sujeito produtor de cultura e não como um objeto do processo de ensino/aprendizagem.

Nesta formação os professores irão construir uma concepção da criança diferenciada das perspectivas biologistas que reduzem a criança a um estado de maturação.

A sociologia da infância estuda os vários aspectos da relação da criança e a sociedade na evolução histórica. Com isso contribui também para os professores não terem uma visão psicologizante.

Ou seja, a visão que interpreta as crianças como indivíduos que têm o seu desenvolvimento independente de suas condições de existência e das representações que fazem sobre a infância em cada época.

Cursos oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), oferece cursos voltados à formação docente relacionados com várias áreas do conhecimento. Estes cursos tem o objetivo de qualificar os profissionais no exercício do ensino da educação básica. 

9- Educação e meio ambiente

A formação do educador voltada para o meio ambiente é uma necessidade atualmente, pois vivemos em um mundo com mudanças climáticas que produzem impactos cada vez mais extremos e recorrentes.

Muitas comunidades que estão próximas a escolas sofrem com chuvas e enchentes, por isso é crucial para o educador , ter uma formação em educação ambiental.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ( SEDUC – SP) junto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) lançou em 2019 o Programa de Alfabetização Ambiental. 

Este programa envolve educadores e gestores em torno de um projeto com temáticas socioambientais para prepará-los no trabalho com pautas que conscientizem jovens e crianças para a importância da preservação ambiental, reciclagem e muitos outros tópicos.

Este curso de formação está disponível no Canal de Desenvolvimento Profissional 1 no Centro de Mídias de São Paulo. Qualquer pessoa pode acessar estas informações por aplicativo ou no Youtube.

10 –  Programa Inglês pra todos

O objetivo principal deste curso é promover o conhecimento da língua inglesa aos docentes da rede estadual de ensino em São Paulo. Este projeto está sendo trabalhado em parceria com as escolas de idiomas Carnegie, EF Education First e SEVEN Idiomas.

Os cursos são direcionados para a proficiência da língua inglesa  e para metodologias de ensino.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário