O guia definitivo sobre concursos públicos para professores

A busca por estabilidade financeira e profissional é o sonho de muitos! E para isso acontecer é necessário se dedicar visando, por exemplo, à aprovação em um concurso público. Para essa aprovação ocorrer alguns cuidados e regras básicas são essenciais. Irei citar alguns itens importantes voltados ao professor que busca realizar este sonho: ser aprovado em concurso público!

O primeiro passo é o professor internalizar este concurso como um projeto de vida:
Sabe-se que existem vantagens em relação ao cargo público, um deles a estabilidade. Em algumas instituições são altas as remunerações e atrativos os planos de carreira. Para alcançar este objetivo será necessária uma preparação adequada, esforço, foco e dedicação, por se tratar de projeto de vida que será executado diariamente mediante uma rotina de estudos. 

Se observarmos bem, compreenderemos que um aluno universitário se prepara entre 4 a 6 anos para conquistar sua graduação, investindo em mensalidades e, de certa forma, sem a garantia do exercício profissional ao final. Para ser aprovado em um competitivo concurso costuma-se demandar entre 6 meses e 3 anos.

Caso você tenha concluído o seu curso de graduação em Pedagogia ou em alguma licenciatura específica e está buscando oportunidades disponíveis em concursos para professor, fique atento!

Verifique sempre os editais abertos

Além das secretarias de educação, sejam municipais e estaduais, que selecionam profissionais para compor os seus quadros de educadores nas escolas, muitos outros órgãos incluem pedagogos em suas equipes de trabalho.

Para evitar que você perca alguma oportunidade, ressalto a importância da leitura do edital com atenção! O segredo é ficar atento à nomenclatura dos cargos e às respectivas exigências. Isso porque, os concursos para professor podem oferecer vagas de acordo com a escolaridade, por meio nomenclaturas diferenciadas.

Como por exemplo, cita-se o caso da Advocacia-Geral da União – AGU, que sempre seleciona profissionais da área de educação, discriminando a função como Técnico em Assuntos Educacionais.

Entretanto, na grande maioria das vezes, a nomenclatura é descomplicada e intuitiva, como Professor – Educação Infantil, Professor – Ensino Fundamental, Professor – Ensino Médio, Professor – Anos Iniciais, Professor – Anos Finais, Professor – Educação Básica e Pedagogo.

Observe bem as atribuições para cada cargo

Muitas vezes o candidato desconhece quais seriam as suas atribuições como profissional. Parece absurdo, mas acontece!

Assim, para evitar o risco de frustrações, sugiro que sejam observadas as descrições das funções constantes do edital do certame. Não adianta se candidatar a uma vaga específica, investir em uma preparação de peso, além das despesas com cursos preparatórios, taxa de inscrição, entre outros, e, ao tomar posse, perceber que a rotina diária da função não guarda relação com o seu perfil profissional. E, acredite, isso acontece!! 

Reitera-se, uma das importantes dicas é ler o edital com cautela a fim de compreendê-lo.

Busque se identificar com o cargo, com as atividades a ele inerentes, com o local de trabalho e verifique se aquela determinada instituição lhe traz o sentimento de pertencimento. Tudo isso pode lhe auxiliar a fazer a melhor escolha.

Quais os pré-requisitos para se inscrever no concurso para professor?

Antes de se inscrever em um concurso público, é preciso preencher uma série de requisitos básicos e específicos que influenciam diretamente no exercício do cargo. É claro que essa informação vale para qualquer concurso e cargo! O que difere quando se trata de concurso para professor é que, seguindo as diretrizes do edital, será necessário a qualificação de acordo com as exigências nele estabelecidas.

Requisito específico:

Seguindo a orientação do órgão maior da educação, podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, são admitidos professores com formação em Pedagogia.

Para ingressar como educador de qualquer instituto federal, será necessária a  graduação, podendo ser acrescida da especialização para cargos técnicos e mestrados e doutorados para cargos de professor titular. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, o que enseja o aumento da remuneração.

Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. Além disso, as carreiras das instituições federais também estabelecem um acréscimo salarial caso o professor aumente sua titulação.

E agora, como me preparar para o concurso?

A grande dica sempre foi e será: dedicação, foco e esforço! Nos concursos para professores ou pedagogos, a regra não muda. Como a concorrência está crescendo a cada dia, podemos reforçar a dica com: estudo, revisão e resolução de questões.

E não custa nada relembrar! Ao encarar um concurso nível superior, o ideal é que, por possuir um maior grau de dificuldade, você conte com o auxílio de profissionais experientes na área, o que incluirá, certamente, um investimento em curso preparatório.

Se você decidir por um cursinho, dê prioridade aos preparatórios que também dispõem de vídeo aula para concurso, afinal, será um diferencial na obtenção de conhecimento. Apostilas são bem-vindas, porém é indispensável verificar se estão atualizadas. As bancas de concursos têm enfoques diferentes, por isso é de grande valia buscar provas anteriores para que se tenha um pouco de intimidade com o processo seletivo. Assim, você terá acesso aos conteúdos que realmente cairão na sua prova de forma completa e direta, evitando o desgaste de estudar assuntos desnecessários.

Resolvendo exercícios de provas anteriores

O grande termômetro do desempenho em um determinado concurso pode ser sinalizado de forma assertiva quando se resolve simulados e provas anteriores, específicas de um determinado cargo, órgão ou banca. Além de testar as habilidades e competências, compreende-se um pouco os argumentos utilizados pela banca, estilo de provas e de questões que, costumeiramente, são repetidas.

Por fim, trabalhe sua mente com objetivos e trace um plano sólido para a conquista dos sonhos. Projetos foram pensados para serem realizados. Independente do número de vagas e da concorrência, a aprovação será uma questão de tempo quando você iniciar e desenvolver ações coordenadas para alcançar o seu alvo. 

Desejo-lhe toda sorte no seu concurso! Avance e canalize suas forças visando alcançar o objetivo proposto.

Fabiana Tonholo – Pedagoga e Fonoaudióloga. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Educação Montessori. Psicopedagoga escolar, Mestre em Educação e Mestranda em Políticas Sociais pela FUNIBER. Possui ampla experiência em Gestão Educacional e coordenação escolar. Professora da Uniplena Educacional

1 Comment

  1. O empenho em analisar a determinação clara de objetivos acarreta um processo de reformulação e modernização das novas proposições. Todavia, o entendimento das metas propostas não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.

Deixe um comentário