Novas possibilidades com pedagogia – redator e editor
Quando vislumbramos o campo da pedagogia, nos dias de hoje, vemos uma grande ampliação. Este fato ocorre justamente por vivermos em uma sociedade pautada pelo conhecimento.
Neste sentido vem se acentuando a demanda pelo conhecimento pedagógico em todos meios de comunicação: TV, escrita, Imprensa, rádio, revistas, quadrinhos, livros didáticos e paradidáticos.
A mídia como um todo quer estar presente não só nos campos políticos e econômicos, mas também no campo moral.
Portanto, a demanda por pedagogos cresce em todos os setores voltados para a comunicação. Assim, querem pessoas especializadas para a veiculação de mensagens educativas e disseminação de saberes.
Além disso, muitos sites e blogs querem formadores de opiniões sobre comportamentos, campanhas ambientais, drogas, saúde etc,
pedagogo como produtor
A demanda por material informativo cobra o surgimento de um profissional apto para a produção de vários materiais informativos.
Assim, se você está pensando em fazer uma segunda licenciatura, pode se voltar para a produção de vários materiais que atualmente é cobrado por diferentes setores.
Portanto, hoje em dia o pedagogo é requisitado para contribuir em produções de livro didático e paradidáticos; enciclopédias; guias de turismo, mapas, vídeos, revistas e até na elaboração de jogos.
Vale lembrar que atualmente é muito comum a utilização de simuladores empresariais que na verdade são jogos informativos e pedagógicos.
Além disso, o pedagogo pode ser consultor na fabricação de brinquedos educativos e na elaboração de campanhas e programas de medicina preventiva. Enfim, é muito amplo o campo da pedagogia voltada para a produção e criação de materiais informativos.
O pedagogo nas editoras
Muitas visões mais tradicionais sobre a pedagogia, vê o pedagogo atuando somente no âmbito escolar e em sala de aula.
Contudo, mesmo que a atuação em escolas é o ponto chave e nobre da pedagogia, existem outras opções profissionais para o pedagogo.
Atualmente a atuação deste profissional como editor coordenador na produção de material didático é muito demandada pelas principais editoras.
Neste sentido, o profissional mais especializado e acreditado para a criação de vários materiais informativos é o pedagogo. Assim, este profissional tem total credibilidade no processo de criação de várias ferramentas de propagação educativa.
Além disso, pode produzir apostilas para diversas áreas do conhecimento e para todas as séries do ensino regular.
Pedagogo como mediador do saber
O pedagogo se forma com aptidões que lhe dão a habilidade de mediador do saber. Ou seja, ele pode em relação a vários conhecimentos, contribuir na elaboração de apostilas e livros.
Seguindo o princípio de ver a contemporaneidade como “sociedade pedagógica” indicado por Beillerot (1985) o pedagogo se direciona para duas esferas de atividade educativa: Escolar e extraescolar.
Assim ele se torna mediador do saber por meio da produção de um material que orienta o professor ao tratamento ético do conhecimento. Seguindo-se a este princípio, no dizer de José Carlos Libâneo (p11),a pedagogia é a teoria e prática da educação.
Neste sentido, ela investiga a realidade educacional que está sempre em transformação. O pedagogo quando se especializa em uma formação continuada ele se torna o profissional indicado para a produção e edição.
Neste sentido, no trabalho com livros didáticos ele se torna o principal mediador do conhecimento científico, filosófico e técnico-profissional.
Pedagogia e ciência
O papel do pedagogo frente a educação é relacionado ao de um pesquisador e cientista. Neste sentido, ele investiga de maneira teórica o fenômeno educativo e seus atores. Além disso, ele formula orientações para a prática a partir de sus própria experiência como ator educativo.
Nas palavras do pesquisador alemão Schmied-Kowarzik (1983), o educador propõe princípios e normas relacionadas aos meios e fins da educação. Portanto, o pedagogo é a peça chave na produção de material informativo e educacional.
O campo de pedagogia abrange uma produção de conhecimento que determinará os caminhos e as modalidades de transmissão e mediação feita pelos professores.
Neste sentido, ele se forma para produzir material que oriente esta mediação: professor-saber-aluno.
Assim, concordando com Boufleuer (2004, p.315) podemos ver a pedagogia, como campo de estudos direcionados aos fundamentos da educação. Além disso, o pedagogo tem papel central em proporcionar condições para o encontro adequado de educadores e educandos.
Vale lembrar que este encontro precisa atender as demandas dialéticas de um ambiente de debates que perpassa o processo educativo.
Desta forma, quando um pedagogo presta serviço de consultoria em editoras, ele deve proporcionar a produção de um material aberto e provocador de eternos debates.
Assim, ele se torna o cientista de educação, pois a ciência verdadeira nunca se fecha em definições absolutas. Ou seja, a pedagogia deve estar alerta para desenvolver uma educação dinâmica e atualizada.
Conclusão
Para concluir, se você está pensando em fazer uma segunda licenciatura e quer ampliar suas possibilidades, fique atento para as várias ações de um pedagogo.
Você pode se projetar como escritor, editor e produtor de saber e conhecimento dentro destas perspectivas que foram postas neste texto.
Contudo, é preciso pesquisar cursos que lhe forneça esta amplitude de atuação profissional. Assim, na Uniplena, você terá um campo de possibilidades de atuação pedagógica que vão além do trabalho em sala de aula.
Em síntese, em uma sociedade pedagógica que está se formando atualmente, o papel do pedagogo especializado é cada vez mais esperado.
Lembrando que esta espera pelo pedagogo formado e especializado, se dá em todas as áreas sociais: escola, trabalho, tecnologia, cultura e produção literária e educativa.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.
Deixe um comentário