Não consigo lidar com os alunos
Se tornar educador é saber que dentro da sala de aula existirá vários tipos de dificuldades e desafios com cada aluno. O professor precisa ter diversas maneiras para saber conduzir.
Cada obstáculo é preciso disposição para ajudar, com paciência, estudo e compreensão. É necessário aprender e entender cada aluno, tendo em mente que todos possuem personalidades únicas, com diferentes criações e experiências sociais.
É normal ter resistência de alunos desafiadores, mas tenha empatia por eles, coloque – se no lugar dele, tente entender os motivos ocultos desse comportamento. Sentimento negativo acaba tornando – se visível, piorando o clima e a convivência em sala de aula. Saiba que em muitos casos, você será o adulto que poderá mudar a vida deste aluno, saiba identificar o problema.
Uma dificuldade que poderá surgir, é controlar uma turma agitada. Crianças pequenas são cheias de energia, cheias de imaginação e sofrem no processo de adaptação. Alunos mais velhos se distraem facilmente com outras coisas, como conversa e eletrônicos. Então como lidar?
Logo no início, explique como serão os combinados, quais serão as regras de convivência, não precisa ser rígido, isso tudo pode ser conquistado no respeito e diálogo.
Outro passo é ser acessível aos alunos, conquistar a confiança, o amor e o respeito. Sempre mantenha o diálogo entre aluno e professor.
Você poderá criar momentos de descontração com sua sala, sempre mantendo a calma e sua voz com tom baixo e firme, sempre com confiança, pois os alunos conseguem sentir inseguranças.
Se sua sala fica muito dispersa, observe o porquê sua didática não está mantendo a atenção dos seus alunos, o que pode ser mudado e melhorado?
Sua sala está agitada? Pare um minuto para eles se acalmarem, existem métodos como:
– Apague a luz, coloque uma música tranqüila, faça exercícios de respiração, isso acalmará tanto os alunos, quanto o professor.
– Tenha um momento de descontração, converse com eles, ou brinque. Isso mostrará que você entende e se importa com cada um ali.
Depois dessa parada, retome sua aula, mantendo o ritmo e o clima leve e descontraído.
Quando se depara com um comportamento inesperado, sempre pense antes de tomar uma atitude, tomar providências sem pensar acaba dando resultados negativos com relação ao seu aluno. É preciso manter o equilíbrio, sabendo lidar com a situação. A conversa sempre é o melhor caminho, crie atividades para trabalhar e abordar esses comportamentos de forma lúdica e leve.
Ninguém gosta de ser reprimido na frente das pessoas, isso aplica em seus alunos também, pois causará constrangimento. Tente resolver as coisas entre vocês dois, ou em uma roda de conversa de uma forma menos direta.
Não esqueça que apesar de você ser o responsável em sala, vigie para não acabar reprimindo o aluno, não se permite abusar do poder de autoridade. A melhor forma de acabar com a indisciplina é estabelecer um ambiente onde os alunos possam aprender a respeitar qualquer um, seja dentro ou fora da escola.
Em outros casos, alguns alunos podem apresentar dificuldades em interagir, outros podem apresentar falta de interesse em adquirir conhecimento e outros podem ser alunos isolados de toda a turma.
Seu papel como professor é ficar atento a qualquer tipo de comportamento, pode partir de um aluno mais agitado, tanto quanto um aluno mais isolado.
Você pode aplicar conteúdos que tragam espontaneidade, interação, confiança, resiliência e autonomia.
A fim de ajudar em ambos os casos, faça com que eles compreendam que seu desejo é transmitir conhecimento, e não uma memorização da matéria.
Proporcione para seus alunos um ambiente tranquilo, limpo e organizado, mantenha sempre livre de bagunça, assim você será um espelho e exemplo para seus alunos, ensine e incentive com pontos positivos e recompensas.
Tente abordar assuntos da atualidade, falando a linguagem dos alunos, crie um ritmo que todos possam acompanhar, não permita que seus alunos sejam tratados de formas diferentes. O professor é mediador do conhecimento, é de sua responsabilidade transmitir da melhor maneira possível. A relação entre professor e aluno necessita sempre de um olhar atento, e o saber lidar com cada situação.
Gostaria de deixar uma recomendação de um filme para que você possa entender a importância do olhar atento de um professor, e que vocês possam assistir e entender que uma atitude pode mudar a vida inteira de uma criança. O nome do filme é: “Como estrelas na terra, toda criança é especial”, e termino esse texto com uma frase linda que é dita nesse filme.
“Seu potencial é infinito como o céu”.

Thaiane Assis – Pedagoga formada na Universidade Nove de Julho. Professora de educação infantil com turmas de MGII, MGI e berçário.

Nesses tempos de pandemia, ouvir os alunos, seus conflitos, medos e incertezas, faz parte de um professor, que se preocupa com o aluno.