Mercado de trabalho para ciências biológicas

Atualmente, as ciências biológicas ficaram no foco midiático por conta da pandemia de COVID-19. Desta forma, o grande público pode ficar a par sobre assuntos de ordem biológica como vacinas, vírus, pandemia e dispositivos médicos.

As ciências biológicas estão em alta por conta da grande produção de vacinas e demandas de profissionais e cientistas envolvidos com os estudos sobre virologia e processos de imunizações.

Neste texto vamos conhecer o leque de profissões que estão relacionadas com as ciências biológicas, as demandas por profissionais do ramo e as especializações.

Este conhecimento é necessário para entendermos o panorama profissional que oferece vagas para novos graduados e suas principais tendências

Profissões das ciências biológicas

A biologia é uma área multidisciplinar, ou seja ela aborda muitos campos científicos como saúde, biotecnologia, ciências exatas e humanas.

Neste sentido, o campo de trabalho é bem vasto, o graduado em ciências biológicas pode lecionar, e também trabalhar em diversas áreas profissionais como:

  • Meio ambiente
  • Biodiversidade
  • Saude
  • Biotecnologia e produção
  • Entre outras

Demandas atuais para biólogos

Como vimos anteriormente a biologia é uma área muito ampla, isto ocorre porque esta ciência integra muitos conhecimentos como: ciências naturais e ciências da terra.

Esta condição é formada pela interdisciplinaridade entre a bioquímica, biofísica e biogeografia.

A demanda atual por pessoas formadas em biologia em bam alta, os setores que requerem este profissional são: indústrias, laboratórios, centros de proteção ambiental, zoológicos e escolas.

No entanto, é importante lembrar que tem crescido ultimamente os setores que trabalham com as questões ambientais. Este cenário está relacionado com as realizações da COP 28 – Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas.

O Brasil está com um protagonismo bastante alto nos dias atuais sobre questões que envolvem a Amazônia e o aquecimento global.

Diferentes especializações em ciências biológicas

Primeiramente, é importante salientar que as pessoas que se formam em ciências biológicas e que querem lecionar, é necessário cursar a licenciatura.

Para os outros objetivos profissionais como o trabalho em indústrias, laboratórios e centros de conservação, basta o bacharelado.

As especializações em ciências biológicas estão relacionadas com todo este leque de profissões e é necessário que o graduado em biologia analise constantemente o mercado de trabalho para saber de suas tendências principais.

Entre os principais tipos de especializações em ciências biológicas estão: Biologia celular, bioquímica, biotecnologia, ecologia, farmacologia e neurociências.

Conclusão

Neste texto sobre ciências biológicas vimos como este ramo é requisitado atualmente em muitos ramos de trabalho. 

A biologia no geral é a ciência da vida e ela fundamenta todas as atividades que trabalham em torno do desenvolvimento humano e de outras vidas do planeta.

Neste sentido, a abrangência desta disciplina é enorme, gerando um mercado profissional bastante vasto. Nos dias atuais, muitos assuntos têm tomado a pauta diária sobre as preocupações humanas.

Dentre eles estão: o meio ambiente, aquecimento global, desmatamento, novos vírus e doenças, qualidade de vida e muitos outros medos da humanidade.

As ciências biológicas pesquisam soluções e alternativas para todos esses problemas que afetam o planeta em seu todo, por isso é uma área que serve muitas demandas profissionais com novos graduados.

Deixe um comentário