Esse relatório pode ser a resposta definitiva sobre o seu início de carreira como professor

Muitas dúvidas envolvem o início da carreira como professor, principalmente se você estiver migrando de profissão, não é mesmo?

Mas não se preocupe, todas essas questões totalmente legítimas podem ser resolvidas de maneira simples e eficaz.

Para você que busca respostas para iniciar sua carreira como professor, leia este texto e saiba quais dicas irão te ajudar de forma definitiva!

Dê início à sua formação

No caso de você possuir uma graduação como bacharel ou tecnólogo, é necessário iniciar uma formação complementar para obter sua licenciatura e, assim, ser possível atuar como professor. Em alguns meses você consegue concluir essa formação, chamada licenciatura para graduados R2, e dar início a sua sonhada carreira em sala de aula.

Se você ainda não possui uma formação no nível superior, basta escolher em qual área da educação deseja atuar. Caso tenha interesse na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, você pode deve realizar o curso de Pedagogia.

Tendo interesse em atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é necessário escolher uma das disciplinas de licenciatura, como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Geografia, etc.

O segredo é dar início o quanto antes nos seus estudos, uma vez que o quanto mais rápido começar seu curso, mais rápido irá finalizá-lo, alcançar sua formação e conseguir dar start na sua carreira como professor!

 Se antecipe aos principais desafios

Caso você já esteja com sua formação concluída, e esteja planejando iniciar sua carreira como professor, identifique os principais desafios que você irá enfrentar nesse início de profissão.

Se, porventura, estiver migrando de profissão é necessário adequar sua rotina às necessidades da vida de professor, com horários de estudo do currículo da rede na qual irá atuar, planejamento e elaboração de aulas.

Outro grande desafio para iniciar a carreira como professor é ingressar num concurso público, e se este for seu objetivo se antecipe às dificuldades iniciando uma rotina de estudo antes mesmo de sair o edital das provas, dessa forma estará mais preparado no momento em que iniciar o processo seletivo.

Por fim, é necessário também se antecipar ao grande desafio na carreira como professor que é permanecer em constante formação e especialização, uma vez que nosso trabalho lida com o ser humano e com a sociedade, que estão em constante transformação.

Defina um plano de carreira

Outro ponto importante para iniciar sua carreira como professor, é delimitar logo no início dela quais são seus objetivos na área da educação, em qual área deseja atuar, onde e quais cargos pretendo alcançar, e mesmo que logo no início não seja possível atuar nas condições que deseja, mantar o foco nos seus planos é fundamental.

No caso de ter como plano trabalhar na Educação Infantil, por exemplo, o profissional de Pedagogia pode atuar na área dos anos iniciais do Ensino Fundamental antes de conseguir uma vaga na área desejada.

Outra das metas a ser definidas são quais escolas tem como objetivo trabalhar, pois logo no começo da carreira geralmente ingressamos nas vagas disponíveis, mas ao longo do percurso profissional temos a oportunidade de realizarmos transferências, novos processos seletivos, até que consiga trabalhar no local desejado.

Além desses fatores, é importante desenhar seu plano de carreira, em relação aos cargos desejados, pois na carreira de professor é possível alcançarmos cargos como Coordenador Pedagógico, Diretor, Supervisor de escola, entre outros cargos administrativos, e para isso é necessário um planejamento com tempo de trabalho no magistério, formação acadêmica,  e experiência profissional.

Essas foram as dicas que fazem parte da resposta definitiva para você que está ingressando na carreira como professor.

Não desista de seus sonhos e planos, coloque-os em prática agora mesmo!

Boa sorte!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário