Como ficam os concursos públicos para professores com o retorno das atividades presenciais

Com a progressiva flexibilização da quarentena e do isolamento social, antes mais rigorosos para impedir a disseminação do vírus da Covid-19, diversos setores da sociedade vêm conquistando a sua reabertura, voltando ao funcionamento quase que normal, ou como aprendemos a dizer, estão retomando suas atividades no novo normal.

Entre elas estão as empresas responsáveis pela organização dos concursos públicos, que pararam suas atividades presenciais em março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde anunciou que estávamos vivendo uma pandemia, e todos os concursos foram cancelados, a fim de evitar as aglomerações nos dias de prova.

A boa notícia é que com o avanço da vacinação da população vem acontecendo uma melhora no quadro epidemiológico no Brasil, e como consequência os últimos dados e notícias apontam a diminuição dos casos de infectados, internados, e até mesmo os óbitos, que até pouco tempo nos assombrava com números preocupantes.

Quer saber como ficará a situação dos concursos públicos para professores com a gradativa reabertura das atividades presenciais?

Leia este texto e fique sabendo das principais informações dos concursos que temos em vista!

Vamos lá!

O que as principais bancas organizadoras dos concursos públicos planejaram para a retomada das provas presenciais:

Com o cancelamento de todos os concursos em decorrência da quarentena e do isolamento social, para evitar as aglomerações em dias de provas, muitos processos seletivos ocorreram de maneira remota, apenas com a entrega de documentos e análise dos currículos, sem a realização e aplicação das avaliações presenciais.

No entanto, com a retomada das atividades as bancas pensam em retomar as avaliações presenciais em breve, e para isso estão planejando ações e estratégias para manter o distanciamento social pensando na saúde dos candidatos e em evitar mais contagiados, seguindo sempre todos os protocolos de segurança apontados pela Organização Mundial da Saúde.

Assim, muitos concursos já estão com os editais publicados e com datas para aplicação em vista, seguindo o rumo de uma volta à normalidade, uma vez que estamos presenciando a gradativa retomada do desconfinamento do Brasil, e as bancas organizadoras estão acompanhando esse processo, preparando-se para o retorno pós-pandemia.

Uma das principais regras de segurança foi pensar em como manter o distanciamento social dos candidatos, garantindo a segurança dos participantes e evitando qualquer possível disseminação da doença, para isso planejaram o local de aplicação com instruções e disposição das cadeiras para que se mantenha sempre a distância mínima necessária.

Além do distanciamento, as bancas organizadoras pensaram também na manutenção da higiene dos candidatos no dia da avaliação, para isso planejaram dispor em quantidade suficiente álcool em gel, sabão líquido, e artigos de higiene individual, como lenços de papel, papel toalha, e sacos individuais para o devido descarte de seus lenços e papéis usados.

Outra estratégia interessante foi a de elaborar um guia com os protocolos de segurança para os candidatos se inteirar de como eles e os funcionários da banca organizadora deveriam proceder em cada situação, diminuindo, assim, as chances de haver dúvidas e riscos de contaminação, garantindo ao máximo as normas de segurança no dia do exame.

Quais os concursos públicos estão abertos e em andamento para professores:

Com a perspectiva de reabertura da sociedade aumentando cada dia mais, já existem diversos concursos abertos e em andamento ao redor do Brasil, não somente nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, como também na área da educação, e o mais interessante, para professores em todas as etapas do ensino.

Ao pesquisar sobre os concursos que estão abertos ou previstos, encontra-se um grande número de oportunidades para professores em todas as áreas e nas diferentes etapas da educação, com vagas para professores dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e técnico, e também para professores do ensino superior.

Na área da educação básica estão abertos diversos concursos que exigem o magistério ou curso de Pedagogia, para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, como também na alfabetização de jovens e adultos, tanto em caráter de contrato, para suprir vagas em período temporário, mas com os benefícios de servidor público, como também em caráter efetivo no cargo público.

Há também muitas vagas para professores especialistas das disciplinas específicas, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com vagas nas redes de ensino dos estados e prefeituras ao redor do Brasil, mas em grande quantidade, principalmente, nas Escolas Técnicas Estaduais, que são vagas para professores de Ensino Médio -Técnico.

Para que os candidatos possam ter direito a concorrer a estas vagas para professor no ensino médio – técnico, precisam possuir a idade mínima de 18 anos, apresentar o diploma de graduação, especialização, mestrado ou doutorado na área da disciplina, e comprovar a experiência profissional de três a cinco anos na área.

Para professores da etapa do ensino superior existem muitos concursos em aberto também, para atuarem nas diversas universidades públicas ao redor do Brasil, vagas estas com salários e benefícios altamente atrativos, o que vale muito a pena para quem possui interesse em seguir na carreira acadêmica, cursando depois de concluir a graduação, o mestrado que é exigência para o cargo, e o doutorado, que se torna um diferencial para quem possui.

Em geral os concorrentes passam por duas etapas de avaliação em caráter eliminatório e classificatório, onde a primeira é constituída por um exame de memorial circunstanciado, a saber a prova de títulos, na qual o candidato tem a atribuição de pontos aos seus títulos e sua experiência profissional, e na segunda etapa ocorre uma prova de métodos pedagógicos, que consiste em prova objetiva de conhecimentos gerais e específicas de suas áreas.

Comece a estudar agora mesmo!

Tendo em vista as grandes oportunidades que surgirão com a reabertura dos setores e das atividades presenciais, não perca tempo e comece a estudar agora mesmo, pois caso já possua uma graduação em outra área é possível obter o seu certificado com licenciatura em poucos meses para concorrer a uma dessas vagas na área da educação.

Invista em seus sonhos e em sua carreira, e boa sorte!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário