Atividades de arte na BNCC – competências e habilidades

Neste texto veremos como as atividades de arte estão articuladas na BNCC e quais são seus objetivos ou objetos de aprendizagem. Além disso, é preciso conhecer também as habilidades propostas para o desenvolvimento dos alunos.

Falaremos de maneira panorâmica do conteúdo artístico para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. No entanto, não podemos deixar de sublinhar alguns posicionamentos críticos ao ensino de arte contido na BNCC.

Geralmente os posicionamentos críticos em relação ao ensino de arte evidenciam as relações de poder circunscritas nas leis, currículos impostos, organização e valoração das disciplinas e também até nas rotinas cotidianas nas escolas.

Diante de posicionamentos críticos e não-críticos, iremos desenvolver neste texto uma ideia cada vez mais ampla sobre os problemas práticos e teóricos do ensino de arte contido na BNCC e também alguns elementos assertivos em seu contexto.

O ensino de arte na BNCC

Inicialmente o ensino de arte está estruturado em 4 linguagens: Artes visuais, teatro, dança e música. Percebemos nesta estrutura que a arte está colocada na grande área de linguagem. 

Desde o ensino infantil existe na BNCC e consequentemente no currículo Paulista uma interconexão entre as 4 linguagens artísticas. Esta forte relação entre os 4 campos de linguagens artísticas vai até o final do ensino médio.

Além disso, existe também uma relação dos campos artísticos com outros campos linguísticos como por exemplo as habilidades desenvolvidas no ensino médio que misturam as linguagens artísticas, língua portuguesa, língua inglesa e educação física, esta última disciplina considerada também como linguagem.

Esta interconexão entre artes e outros campos linguísticos nem sempre é vista como positiva, pois o pouco tempo destinado à atividades artísticas pode dissolver o seu conteúdo específico com outras disciplinas.

O fator relacionado a perda de conteúdo é estendido a todas as linguagens artísticas, pois cada uma delas possui um vasto conteúdo que se desenvolveu ao longo de muitos séculos.

Portanto,existem eixos e conceitos dentro de cada linguagem artística que não podem ser dispensados ou facilitados, pois fazem parte do conteúdo básico de cada arte.

Os alunos que não souberem destes conceitos podem ter dificuldades nas provas para acesso ao ensino superior e também ter problemas até para entender exposições artísticas, concertos, peças teatrais e espetáculos de dança.

Estrutura do conteúdo de arte na BNCC

As 4 linguagens artísticas estão divididas em alguns fatores como: dimensões, competências, habilidades e objetos do conhecimento. 

Vale lembrar, que na BNCC existe uma diferença entre competências e habilidades. A competência desenvolve aptidões mais gerais e a habilidade desenvolve ações mais específicas e está mais próxima da elaboração das aulas por parte dos professores.

Com relação ao primeiro fator, existem 6 dimensões em arte que estão relacionadas com a prática artística, a percepção, a crítica e ao entendimento.

Dimensões

  • Criação: esta dimensão está relacionada com fazer artístico que engloba produção, criação e construção. Neste sentido, os alunos precisam desenvolver conhecimento e senso estético para expressar seus sentimentos.
  • Crítica: a crítica nessa dimensão é vista como uma ação bastante ampla que envolve o conhecimento artístico e cultural e análise do espaço social fazendo com que os alunos articulem ações e propostas que envolvam aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.
  • Estesia: se relaciona com a percepção e sensibilidade e é voltada para o desenvolvimento dos sentidos frente a elementos do movimento, sons, imagens e códigos.
  • Expressão: é a possibilidade de expressar a subjetividade por meio dos processos artísticos levando em conta os elementos de cada linguagem, vocabulários e materialidades.
  • Fruição: Está relacionada com a ação perceptiva diante de obras de arte de diversas épocas e culturas. Neste sentido, a fruição envolve o prazer e o estranhamento diante da arte, sentimentos que precisam sempre ser debatidos em sala de aula.
  • Reflexão: Construção de argumentos e conhecimentos adquiridos após aos momentos de fruição artística.

Competências específicas de arte

As competências específicas de arte são as aptidões que precisam ser desenvolvidas nos alunos. Ou seja, os alunos precisam adquirir capacidades em várias ações ligadas às linguagens artísticas.

A competência que está circunscrita nas práticas de análise, fruição, exploração e conhecimento capacita os alunos frente às diversidades culturais como a arte indígena e de grupos sociais com menores representatividades. Esta competência sinaliza que os alunos precisam estar conectados com a arte de diversidade cultural em todo o mundo.

Uma segunda competência a ser também desenvolvida está ligada com as reações entre as linguagens artísticas e também a reação das linguagens com a tecnologia. Essa competência é focada nos audiovisuais e cinema que são artes integradoras de várias linguagens e tecnologia.

A terceira competência está relacionada com a cultura tradicional brasileira e também  as criações contemporâneas, nesta competência os alunos precisam desenvolver o conhecimento e pesquisa.

Na quarta competência, os alunos precisam experienciar a ludicidade, a expressividade dentro de escola e em outros espaços, esta competência proporciona o trabalho fora dos espaços de sala de aula.

A quinta competência é focada na capacitação para criar e registrar expressões artísticas em meios tecnológicos.

Entender a circulação artística como um processo também econômico de mercado, mídia e arte é a temática da sexta competência.

A sétima competência evidencia a produção e intervenção artística na intrínseca ligação com as questões políticas, sociais, científicas e culturais.

Na oitava competência o foco é voltado para o desenvolvimento da crítica, a autonomia, e a autoria. Além disso, desenvolve a competência para trabalhar individualmente e coletivamente.

A nona e última competência é fazer o aluno analisar e valorizar o patrimônio cultural artístico nacional e internacional material e imaterial.

Habilidades de artes do ensino fundamental

As habilidades nas linguagens artísticas trabalham ações específicas para desenvolver nos alunos frentes as 4 linguagens. Existem habilidades específicas de cada linguagens e também habilidades que integram todas as linguagens.

As habilidades são ordenadas por números e codificações que remetem a sua ordem na evolução do conteúdo das disciplinas dentro de uma mesma etapa e pelas diferentes etapas do ensino fundamental.

Para dar um exemplo o Código (EF15AR01) refere-se a uma habilidade do ensino fundamental (EF) pertencente à etapa do primeiro ao quinto ano (15) na disciplina arte (AR) e ordenada como primeira habilidade (01).

Em todo o ensino fundamental existem muitas habilidades ligadas a todas as linguagens artísticas que estão relacionadas com as ações de:

  • Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais
  • Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes
  • Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais
  • Experimentar diferentes formas de expressão artística  
  • Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo,
  • Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
  • Experimentar improvisações e composições (BNCC)
  • e outras

É importante lembrar que as habilidades estão relacionadas com o fazer artístico e também com a apreciação e análise das linguagens artísticas. As habilidades servem também de referências para os professores prepararem as sua aulas e determinarem os seus objetivos

Competências e habilidades artísticas do ensino médio

Como foi apontado neste texto, na etapa do ensino médio as linguagens artísticas são integradas com as linguagens corporais (educação física) e verbal (língua portuguesa). Neste sentido, competências, habilidades e objetos do conhecimento são trabalhados conjuntamente. 

No ensino médio são apontadas algumas competências e habilidades que são relacionadas entre si. Entre uma das competências está a compreensão dos processos identitários, conflitos e relações de poder que estão presentes nas práticas sociais de linguagem (BNCC).

Neste sentido esta competência se desdobra na compreensão da diversidade e pluralidade de ideias e concepções. 

Algumas habilidades relacionadas com esta competência se desdobram em:

Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais). Nesta habilidade os alunos precisam valorizar a variação cultural e a heterogeneidade (BNCC).

Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (BNCC). Nesta análise os alunos precisarão compreender como circula a linguagem na sua produção de significações e ideologias.

Conclusão

Vimos neste texto como se dá a articulação das linguagens artísticas na BNCC. Nesta articulação existe uma tendência para integrar estas linguagens e no ensino médio existe a tendência de somar as linguagens artísticas com as corporais, neste caso a educação física é vista como linguagem.

Além disso, todas estas linguagens devem ser integradas com as disciplinas de língua portuguesa e literatura toda esta integração faz parte da área de linguagens e suas tecnologias.

Uma grande área integrando todos os sistemas de signos que estão presentes nas artes, educação física, língua portuguesa e literatura pode ser bastante positivo no sentido de fazer os alunos concluírem que os signos e códigos estão presentes nas mais variadas ações humanas.

No entanto, no que diz respeito ao conhecimento e aprendizado esta estrutura e organização vai resultar em uma diluição de conhecimentos específicos, imprescindíveis para a compreensão artística.

Deixe um comentário