A importância do ensino superior no mercado de trabalho

Atualmente, o mercado de trabalho se acirrou no que tange a exigências de habilidades e conhecimentos. Portanto, hoje os pré-requisitos que são cobrados nos processos seletivos são em maior número e qualidade.

Ou seja, o pretendente a alguma vaga pode ter bastante experiência em seu currículo, pode ter feito um número grande de cursos profissionais, mas ainda precisa apresentar um currículo que demonstre qualificação em seu conhecimento.

Esta qualificação se consegue com o curso superior continuado, nesse sentido, o funcionário que alcançou uma vaga determinada, não pode parar em sua formação, pois vivemos em tempos instáveis que nos cobram aperfeiçoamentos constantes.

Neste texto, vamos conhecer a relação do ensino superior com o mercado de trabalho, destacando a importância do ensino superior nas questões de atualização profissional, crescimento na carreira, remuneração e leque de oportunidades. 

Atualização profissional

A tecnologia é um fator comum que permeia todas as profissões e segmentos, nos dias de hoje as faculdades  de diversas áreas,proporcionam uma formação acadêmica que inclui o conhecimento profundo e prático da tecnologia.

Neste sentido, o profissional de qualquer área que queira trabalhar de forma atualizada precisa estar atento às transformações tecnológicas, pois elas se processam continuamente.

Muitas pessoas pensavam que a evolução tecnológica tiraria quase todos os postos de trabalho, mas a realidade que se esboça em nossa frente é a atuação tecnológica como complemento e auxílio da mão de obra humana.

No entanto, se um profissional de um ramo determinado quer utilizar a tecnologia a seu favor, precisa adquirir uma formação superior, pois neste curso ele irá aprender como se servir da tecnologia sem que esta tire seu posto de trabalho.

A transformação chegou a todos os cursos superiores, personalizando conteúdos, criando tutores virtuais, na escolha do curso e muito mais. Toda esta tecnologia é feita hoje por meio da Inteligência Artificial.

Porém, se o profissional não realiza sua formação superior ele fica desconectado de todas essas transformações.

Curso superior e carreira profissional

Carreira e formação são elementos interligados no mundo profissional, conquistas de postos de trabalho mais elevados exigem a melhor qualificação do funcionário.

O setor empresarial atuante em diversos segmentos como comércio, serviços e indústria contrata muita mão de obra qualificada.

Para dar um exemplo, muitos funcionários que possuem funções de secretariado dentro do setor de RH, podem assumir posições de gerenciamento e chefia se investirem em estudos de administração de empresas. 

No mesmo setor de RH existem vagas qualificadas para quem cursa psicologia, pedagogia, serviço social e direito. 

Vale lembrar também, que as áreas de administração e direito são muito requisitadas em setores jurídicos de uma empresa.

A formação continuada que vai além da primeira graduação é também um forte fator na promoção pessoal, cursos de MBA (Master in Business Administration) são fortes qualificativos para quem quer crescer profissionalmente.

Muitos cursos de pós-graduação lato sensu, são oferecidos na modalidade Ead, onde o profissional pode fazer no conforto de seu lar, na modalidade Ead.

Remuneração

Toda empresa precisa de pessoas qualificadas para otimizar a sua cultura interna e externa. Neste sentido, a principal política empresarial com objetivo de se consolidar no mercado é o investimento em funcionários qualificados.

Portanto, a todo momento ela cria estratégias de atração, retenção e motivação de talentos, dentre essas estratégias está a boa remuneração para a mão de obra qualificada.

Na remuneração, além do salário, estão os benefícios como planos de saúde, bônus de alimentação, bonificações de produtividade, seguro de vida e até de participação nos lucros.

No entanto, para ser um talento, alvo de todos esses benefícios é imprescindível o curso superior e sua formação continuada.

É importante lembrar que estas políticas de beneficiar os funcionários que possuem curso superior, não é somente um prêmio para quem estuda, mas acima de tudo é uma estratégia de ganho para a empresa e sua consolidação diante da concorrência.

Quando uma empresa garante o engajamento de funcionários qualificados, ela irá fornecer um produto de qualidade, pois possui em seu quadro de trabalhadores, especialistas que são cruciais para a lucratividade e produtividade.

Leque de oportunidades

O curso superior de qualquer área possibilita o crescimento do leque de oportunidades, todas as graduações oferecem uma atuação no mercado de trabalho com uma ampla gama de cargos.

Para dar um exemplo, uma pessoa que possui uma graduação em pedagogia, pode atuar em escolas, produção de materiais didáticos, setores de recursos humanos, ensino em hospitais e muitos outros cargos.

Por outro lado, quem possui uma graduação em matemática pode também atuar em escolas e em outros setores como pesquisas estatísticas, controle de dados em setores de administração, planejamento logístico e muitos outros segmentos.

Para quem possui uma graduação em geografia, além do ensino em escola regular, pode atuar em setores meteorológicos, consultoria para planejamento de engenharia e outros setores.

Conclusão

Neste texto podemos ter uma noção panorâmica do campo de trabalho para quem possui uma primeira graduação. Portanto, em toda extensão do âmbito trabalhista, seja em setores de comércio, serviço e indústria, o curso superior se tornou um elemento indispensável.

Neste sentido, quem ainda não possui uma graduação não pode pleitear cargos de gerência, coordenação e até postos mais comuns de trabalho.

A demanda por mão de obra qualificada aumentou muito em decorrência da tecnologia e suas inovações, pois vivemos em um mundo informatizado e automatizado.

Informatização e automação foram ampliadas com o desenvolvimento das inteligências artificiais e a mão de obra humana está sendo demandada em setores de controle, gerenciamento e alimentação dos bots (robôs).

Esse setor de controle está aberto para todos os especialistas de diversas áreas, por esse motivo muitas empresas estão criando estratégias de retenção  e atração de  pessoal profissional qualificado.

Deixe um comentário