Pedagogo que atua em RH

Atualmente, o curso de pedagogia se ampliou para atender às muitas demandas da sociedade. Antigamente o trabalho do pedagogo esteve estritamente ligado ao campo escolar tanto na atuação em aulas para o ensino básico como na coordenação de escolas.

Contudo, este campo está sempre em modificação para acolher as demandas sociais, para dar um exemplo hoje o pedagogo pode atuar em áreas hospitalares, empresariais, terceiro setor e muito mais.

No entanto, neste texto eu vou focar no setor empresarial para que você conheça todas as possibilidades dentro deste campo.

Basicamente, o pedagogo que atua no RH está ligado ao campo da pedagogia empresarial  e tem como principal objetivo fornecer estratégias que alinhadas com as empresas e funcionários.

Dentro destas estratégias estão treinamentos voltados para os colaboradores e voltados para ascensão de suas carreiras.

Hoje em dia as empresas estão dando muita ênfase para o trabalho e relacionamento de sua equipe. Assim, uma empresa que trabalha em coesão com seus valores internos adquire mais produtividade.

Qual a importância do pedagogo que atua no RH

O RH de uma empresa trabalha focado em dois processos, o processo de gestão e de seleção. Neste sentido, atualmente as empresas estão dando muita importância para funcionários competentes na técnica e no relacionamento.

Assim,  esta competência está conectada com habilidades técnicas e sociais. Neste sentido, as empresas buscam funcionários pró ativos, com facilidades de relacionamentos e com capacidade técnica em suas áreas.

Assim, o pedagogo que atua no RH irá trabalhar junto a equipe para realizar a seleção dos melhores perfis para o trabalho na empresa. No entanto, o pedagogo vai também atuar no processo de gestão do RH. Ou seja, acompanhando os colaboradores, oferecendo e planejando treinamentos, rodas de conversa e dinâmicas.

Importância do pedagogo para as empresas

Atualmente a competitividade entre as empresas é cada vez maior, principalmente no que diz respeito às estratégias de marketing digital. Segundo as novas ópticas do marketing empresarial, os bons relacionamentos entre os colaboradores trazem mais vantagens competitivas.

Neste sentido, quanto mais profissionais cuidarem das áreas de recursos humanos mais a empresa se estabelecerá no mercado.

Assim, a pedagogia que atua no RH é focada em selecionar os melhores profissionais para vagas disponíveis. No entanto, o pedagogo não atua somente nesta posição, ele também colabora para o crescimento dos funcionários. Portanto, funcionários valorizados estão motivados para defender os valores de uma empresa.

Além disso, a motivação de uma equipe cria um ambiente positivo de trabalho que influi na boa performance desta empresa no mercado.

No entanto, o pedagogo trabalha de acordo com cada contexto. Assim, analisando esta empresa em seus objetivos e valores ele planeja ações que impulsione o desenvolvimento dos funcionários.

Funções do pedagogo que atua no RH

Agora eu vou listar algumas funções do pedagogo que atua no RH e a partir delas você vai conhecer a importância que tem esse profissional para o desenvolvimento de uma empresa.

1- Acolhimento dos funcionários

Quando  novos funcionários são contratados há uma demanda por sua integração. Portanto, o pedagogo vai agir para integrar estas pessoas com a equipe e ao mesmo tempo proporcionar o conhecimento sobre os valores e o cotidiano da empresa. Além disso, ele acompanha todo processo de trabalho para saber de suas demandas.

2- Sanar as indisposições para o aprendizado

Muitas vezes alguns profissionais dentro de uma empresa não estão dispostos a aprender, por causa de vários fatores como desmotivação, falta de tempo, incertezas e outros fatores negativos.

Neste sentido, o pedagogo atua como um professor em sala de aula que propõe várias maneiras de abordar um determinado problema trazendo mais interesse e curiosidade para os alunos.

3- Mostrar as vantagens da formação profissional

O pedagogo que atua no RH precisa mostrar aos colaboradores de uma empresa as vantagens de investimento em formação. Assim, ela cria nos funcionários uma energia de está sempre se reciclando e aprendendo coisas novas. 

Além disso, o pedagogo precisa mostrar a importância dos treinamentos e novos aprendizados para a carreira de cada um.

4- Identificar potenciais da empresa e dos funcionários

O  mercado para qualquer empresa é instável e mutante, pois vivemos em um cenário de modificações de leis trabalhistas, de trabalho home office, de novos clientes e muitas outras mudanças.

Neste sentido, o pedagogo observa os funcionários e as mudanças sociais e desenvolve estratégias que promovam funcionários para cargos de lideranças e modifiquem suas funções.

No entanto, ele propõe estas mudanças se pautando na identificação de oportunidades e potenciais.

5- trabalhar com as necessidades da empresa

O pedagogo precisa conhecer as necessidades das empresas e dos colaboradores em todos os aspectos, sejam eles técnicos ou comportamentais.

Assim, ele criará projetos de dinâmicas e treinamentos para que a equipe fique coesa e trabalhe em prol dos valores e missão desta empresa.

6- Promover atividades

O pedagogo que atua no RH tem a função de promover treinamentos, eventos, festas, reuniões, exposições e outras atividades coletivas.

No entanto, estas atividades precisam estar focadas no desenvolvimento integral das pessoas trazendo motivação para elas.

Portanto, todas estas atividades vão aperfeiçoar a produtividade individual.

7- Aconselhamento de condutas

Um dos focos do pedagogo é o comportamento.Neste sentido, tanto em ambientes escolares como não escolares, uma das metas da pedagogia é o comportamento humano. Assim, em conjunto com a psicologia, a pedagogia em sua história vem estudando tipos de comportamentos em relação à coletividade e ao desenvolvimento cognitivo.

Portanto quando o pedagogo atua no RH de uma empresa ele pode criar aconselhamentos sobre condutas mais eficazes de relacionamento entre chefia e funcionários. Por outro lado, também cria aconselhamentos para o relacionamento dos funcionários com setores da chefia.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário