5 coisas que você deve fazer imediatamente para ter prioridade na atribuição de aulas

Um dos desafios que enfrentamos ao ingressar na carreira de professor é concorrer com os colegas no momento de atribuição de turmas e aulas.

E o que precisamos fazer é seguir alguns passos para conseguirmos escolher as escolas, os horários, e as turmas que necessitamos.

Leia esse texto e fique sabendo quais são as cinco coisas que deve fazer para alcançar a tão esperada prioridade na atribuição.

Acumule pontos

Para ter prioridade na hora da atribuição é necessário possuir uma pontuação alta no cargo que atua.

Conseguir essa pontuação depende de alguns fatores, como tempo de magistério, boa classificação no concurso, permanecer na mesma escola, e continuar estudando.

Confira abaixo como realizar cada um deles.

Tempo de magistério

O tempo de carreira do magistério é importante para aumentar sua pontuação, pois quanto mais tempo na carreira, maior é a pontuação neste quesito.

Possuir tempo no magistério te auxilia tanto em processos seletivos das redes privadas, como em concursos públicos, sendo um dos fatores que aumentam a classificação dos candidatos, que é no momento de entrega de títulos.

E é importante iniciar na carreira o mais rápido possível, de preferência assim que finalizar a graduação, ou no último semestre, como aceitam em algumas instituições, pois o quanto antes dar início na carreira do magistério, mais rápido inicia a pontuação nesse quesito.

Boa classificação no concurso

Outro fator importante é se dedicar ao máximo nos estudos para realizar o concurso e garantir uma boa classificação geral.

Possuir uma boa classificação irá permitir que no momento de escolha da unidade escolar onde irá atuar esteja disponível as opções de sua preferência, tanto em relação à distância, localidade, horário de trabalho e turmas disponíveis.

Além de se dedicar aos estudos, é fundamental apresentar no momento de entrega de títulos os cursos realizados e tempo de experiência no magistério, que também contribuem para aumentar sua classificação.

Após a prova objetiva os candidatos classificados, são chamados para apresentar os documentos de comprovação da formação educacional e profissional, e assim é acrescentado pontos de acordo com os títulos apresentados.

Permaneça na mesma escola

Para possuir maior pontuação no momento de atribuição de aulas quem permanece na mesma escola também tem vantagem, pois a cada ano que o professor trabalha na mesma unidade escolar, um determinado número de pontos é acrescido ao seu cargo.

Assim, evitar realizar transferências e remoções é ideal para quem está almejando alcançar a prioridade no momento da atribuição.

Continue estudando 

Os pontos acumulados decorrentes de cursos também influenciam no momento da atribuição, uma vez que contribuem para aumentar sua pontuação no momento da entrega de títulos do concurso, como também sua qualificação profissional no caso de um processo seletivo.

Os cursos geralmente aceitos na entrega de títulos são MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, publicação de livros ou artigos, trabalhos científicos, cursos de especialização.

Além disso, continuar estudando é fundamental na carreira de professor, tanto para nosso crescimento profissional, quanto pessoal.

Realize essas cinco condições e alcance a prioridade no momento de atribuição de aulas!


Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário