Você viu isso? Concursos Públicos para Professores é a sua melhor aposta para crescer
O objetivo da grande maioria das pessoas é conseguir estabilidade financeira, através de uma carreira profissional consolidada, e, para isso, muitos professores optam por tornar-se “concurseiros”, e seguir uma carreira como servidor público.
Além da estabilidade, o concurso público oferece oportunidades extremamente vantajosas em relação a salário, benefícios e carreira. Nesse tempo de incertezas, e muitas dificuldades financeiras decorrente da pandemia, quem não correu grandes riscos com essa crise, certamente, foram os funcionários públicos.
Agora, leia este e texto e fique sabendo como seguir uma carreira através de um concurso público é uma excelente aposta para você crescer profissionalmente, em consequência, crescer pessoalmente também.
O que é um concurso público e como funciona?
É uma forma de selecionar candidatos que concorrem a vagas no setor público por meio de avaliações, destacando, assim, os melhores profissionais do mercado de trabalho dentro da área pretendida.
São constituídos por meio de diversas etapas, após várias tramitações, onde ocorre primeiramente a solicitação do concurso pelo órgão responsável, em seguida ele é autorizado, é feita a escolha da empresa que irá organizar todo processo, e então, o edital é publicado, com todas as informações e datas previstas.
Os concursos são organizados por empresas especializadas em elaborar processos seletivos por meio de provas objetivas, no entanto, a responsabilidade da avaliação de todos os serviços fica a cargo do Departamento de Recursos Humanos designado pelo órgão público.
Após o edital ser publicado, o candidato deve realizar sua inscrição, que atualmente é feita on line, mas há pouco tempo atrás era por meio de fichas que deveriam ser entregues em local específico. Em seguida realizar o pagamento da inscrição, o que é possível conseguir isenção em caso de necessidade devidamente comprovada.
Como é realizada a avaliação dos candidatos?
Após o processo de inscrição acontece a prova, que geralmente são marcadas em final de semana, de domingo, para ser possível que todos os candidatos tenham disponibilidade em suas agendas, anteciparem uma folga e marcarem sua presença.
As provas para concurso de professores são compostas de questões objetivas e dissertativas, como também de uma redação acerca de um tema da atualidade. Nas questões objetivas são mensurados os conhecimentos técnicos do candidato, como língua portuguesa, matemática, conteúdos específicos e legislação.
Nas questões dissertativas, em geral, o candidato deve analisar determinada situação pedagógica e discorrer sobre o assunto tomando como base as teorias educacionais vigentes. E nas redações o candidato deve escolher um dos temas propostos e elaborar um texto a ser analisado por sua coerência, argumentação, desenvolvimento, conclusão, bem como as habilidades ortográficas.
Obtendo sucesso na prova, o candidato deverá entregar os títulos exigidos em edital, toda documentação é rigorosamente verificada, por isso é de extrema importância verificar tudo isso com antecedência, como validade do documento oficial de identificação (RG, CNH). Verificar também o estado dos títulos, sendo necessário solicitar segunda via, fazer o quanto antes.
Após essa etapa os professores são analisados no âmbito da saúde, onde todos são submetidos a um exame médico admissional, que avaliam as condições físicas do futuro servidor, a fim de evitar licenças médicas e afastamentos do cargo.
Quais são as grandes vantagens do concurso público?
Os concursos públicos permitem que o processo seletivo seja totalmente justo, sem interesses pessoais ou políticos envolvidos, tomando como princípio unicamente o desempenho dos candidatos nas etapas de avaliação todas previstas em edital, com igualdade, isonomia, evitando a prática do nepotismo.
Essa maneira de selecionar profissionais garante a todo grupo social conseguir uma oportunidade de emprego vantajosa, com estabilidade, bom salário e benefícios, de acordo com a qualificação da pessoa, e não critérios pessoais dos selecionadores.
Além disso, os cargos oferecidos em concursos públicos para professores garantem vantagens financeiras atrativas, como salários altos, em comparação ao mercado de trabalho, benefícios que fazem a remuneração aumentar consideravelmente, como o vale transporte, refeição, e alimentação, como também serviços médicos e odontológicos que atendem os servidores públicos e seus dependentes.
Os servidores recebem também alguns auxílios, que dependem do acesso ao local de trabalho, e em condições que prejudicam a saúde e integridade física recebem o adicional de insalubridade. Após determinado tempo de serviço ocorrem as gratificações a cada período, com um percentual de aumento no salário, e anualmente os professores recebem uma premiação decorrente do desempenho da unidade educacional onde atuam.
A possibilidade de evolução no cargo, através de promoções, é um grande atrativo na carreira, bem como a possibilidade de crescer profissionalmente com cargos administrativos, seja prestando novos concursos dentro da rede, ou por nomeação, podendo ocupar vagas como Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Assistente de Direção, Supervisor de Escolas, Dirigentes Regionais, ente outros cargos na Secretaria de Educação.
Existem também muitas empresas que fazem parceiras com órgãos públicos oferecendo aos servidores descontos nos serviços e produtos, como, por exemplo, livrarias, redes de lanchonete, serviços de saúde, entretenimento como teatro, cinema e shows, instituições educacionais, entre outros.
Outro fator importante é que o concurso público garante estabilidade ao funcionário, sendo uma das maiores vantagens dessa carreira, sem demissões repentinas e injustificadas. Os casos de exoneração ocorrem somente diante de casos extremos, como um descumprimento de lei, ao fazer algo ilegal, como abandono de serviço, por exemplo. Para alcançar a estabilidade, basta manter um bom desempenho dentro dos três anos do estágio probatório previsto no artigo quarenta e um da Constituição Federal.
É também uma excelente opção para quem não possui experiência de trabalho, pois os concursos não têm essa exigência, o que atrai cada vez mais os jovens para essa opção, que acabam construindo toda sua carreira no serviço público, garantindo uma excelente aposentadoria.
E mesmo que a classificação do candidato não tenha sido tão boa, há uma possibilidade de esperar ser chamado, pois a validade do concurso é de até dois anos, atualmente, podendo ser prorrogado por mais dois anos, sendo que todos os classificados poderão ser chamados dentro desse período, sem possibilidade de ser aberto um novo concurso para o mesmo cargo nesse tempo.
Como estar preparado para as provas?
Ao ser publicado o edital você já deverá ter estudado os editais dos concursos anteriores para estar mais bem preparado para a prova, assim, quando souber o que irá ser exigido no concurso já terá estudado os assuntos gerais, como língua portuguesa, matemática, legislação, restando apenas revisá-los.
O tempo entre a publicação do edital e a prova é curto, o que exigirá de você disciplina e determinação nos estudos, sendo necessários até mesmo alguns sacrifícios, como abdicar de alguns finais de semana para estudar, mas sem deixar de cuidar de sua saúde mental e emocional.
Aproximando a data da prova, visite o local com antecedência, conheça o trajeto, e acrescente uma a duas horas, pois no dia do concurso o trânsito aumentará, e você não vai querer correr o risco de chegar e os portões estarem fechados.
Prepare também no dia anterior os materiais e alimentos necessários e permitidos para a realização da prova, como lápis, borracha, caneta preta, lanche, fruta, água, tudo sem inscrições que possam ser consideradas “cola”. Certifique-se também de seu celular estar bem carregado, mesmo que ao chegar à sala da prova você tenha que desligá-lo, posteriormente irá precisar dele quando a prova acabar.
Ao terminar a prova, tenha o maior cuidado para preencher o gabarito, uma vez que qualquer rasura, por menor que seja, irá contar como erro na leitura, por isso guarde um pouco da sua visão e atenção para o final da prova, quando tiver que preencher todas as bolinhas ou quadradinhos.
Após a prova, quais são os próximos passos?
Mesmo antes do resultado da prova é possível saber quantas questões objetivas você acertou, é só verificar quando sair o gabarito preliminar alguns dias após a prova. Caso tenha alguma divergência entre suas respostas e o seu resultado é possível entrar com recurso para avaliarem novamente sua colocação.
Depois de todos os candidatos terem as respostas dos recursos, acontece a homologação do concurso, que quer dizer que todo processo realizado foi aprovado e validado. É a partir da data da homologação que começa a ser contada a validade do concurso, de dois, anos, que pode ser prorrogada por mais dois anos.
Dessa forma, se sua classificação não foi entre os primeiros colocados, ainda há expectativa de ser chamado dentro desse período de quatro anos, abrindo possibilidade de terminar sua graduação, caso não tenha concluído, realizar cursos que irão contribuir para a evolução no seu cargo, adquirir experiência, fazer estágios, etc.
A cada período de tempo, é chamada uma determinada quantidade de professores para assumirem seus cargos, é preciso ficar atento às publicações onde irá aparecer o seu número nesta convocação, com local, data e horário determinado, onde você deverá se apresentar para escolher uma vaga em uma escola de sua preferência e que esteja disponível, e retirar a guia de exame médico.
Por isso é de grande importância que ao chegar à escolha já tenha em mente quais escolas tem interesse em trabalhar, fazer uma lista e enumerar diversas opções, para poder tomar sua decisão na hora, pois pessoas irão escolher antes de chegar sua vez e sua lista pode mudar.
Após realizar a escolha você deverá fazer o exame médico, no caso de estar apto ao serviço público, será nomeado ao cargo através de uma publicação, lembrando que todas as publicações saem no Diário Oficial, com um prazo para tomar posse de seu cargo na Diretoria de Ensino que escolheu, levando todos os documentos que foram solicitados.
E agora? É só dar início de exercício na unidade escolar, ou seja, ir trabalhar na sua escola, combinando anteriormente o horário de trabalho com sua chefia imediata.
Algumas inverdades sobre concursos para professores:
Muitas pessoas acreditam que o fator da idade irá prejudicar seu desempenho no concurso, mas isso não é verdade, tanto os mais jovens quanto os mais velhos têm total garantia de obterem sucesso no processo seletivo, basta estar atento ao edital referente ao critério de idade no edital, sendo a maioria deles exigindo entre 18 e 65 ou 70 anos.
Tem pessoas também que acreditam na lenda de que não é necessário estudar, e basta sair “chutando” na prova, o que está totalmente equivocado, uma vez que são provas criteriosas e exigem um bom desempenho, sendo importante começar os estudos antes mesmo do edital ser publicado. Além disso, não é verdade o fato de que os concursos sejam uma fachada para encobrir candidatos já escolhidos, essa prática não existe, uma prova disso são as empresas contratadas para organização do processo, e tudo devidamente publicado, sendo comunicado oficialmente.
Outras colocam obstáculos diante da dificuldade de estudar para concurso e trabalhar, mas saiba que essa é a realidade da maioria dos candidatos, e que em todas as conquistas na vida encontramos dificuldades, mas saber lidar com elas irá nos ajudar a conquistar nossos objetivos. A falta de recursos financeiros também não pode ser encarada como um impeditivo para participar dos concursos, uma vez que pode ser solicitada a isenção da taxa de inscrição, seguindo os passos estipulados no edital.
Algumas pessoas acreditam também que a tendência é a extinção dos concursos por diversos motivos, mas como já mencionado acima, esse processo seletivo garante igualdade e justiça necessárias ao convocar candidatos para determinada função, principalmente no serviço público, que demanda uma imparcialidade parte dos contratantes. Além disso, sempre haverá necessidade de abertura de concursos, devido à aposentadorias, rotatividade, evolução na carreira, o que mantém sempre cargos de professores disponíveis.
O mais importante é saber que não é necessário fazer como muitos fazem abdicando de todas suas atividades de lazer para estudar. Mesmo tendo ciência do quanto os concursos públicos são concorridos, não é impossível obter uma boa classificação seguindo uma rotina de estudos dentro de seu dia-a-dia, sem com isso prejudicar os outros aspectos da sua vida, como atividades físicas, leituras de entretenimento, tempo livre, entre outros.
Conclusão
Sabendo agora que concursos públicos é uma excelente opção para crescer profissionalmente como professor, comece agora mesmo a estudar, dedicando-se ao seu objetivo. Se já iniciou os estudos e o edital ainda não saiu devido ao momento que estamos vivendo, e acabou desanimando, não pare. Continue estudando, após tudo ser rearranjar, novas oportunidades surgirão!
Espero que tenha contribuído para seu crescimento profissional e pessoal, muito sucesso, que todos seus objetivos de crescer profissionalmente sejam alcançados!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário