Você irá me agradecer: 10 dicas sobre como ter uma renda extra como professor

Em tempos que todos nós precisamos nos reinventar, surge a dúvida sobre como poderíamos alavancar as nossas finanças, não é mesmo?

Pois saiba que, mesmo em meio às dificuldades econômicas que vivemos nesse período, é possível arregaçar as mangas e fazer nossa renda aumentar!

Leia este texto, e confira 10 dicas sobre como ter uma renda extra como professor!

#1 Conquiste pelo estômago!

Durante a quarentena foi mais do que possível aprendermos novas habilidades, principalmente na cozinha, uma vez que os restaurantes estiveram fechados e tivemos que nos virar no fogão.

Dessa forma, muitas pessoas partiram para o mercado alimentício, vendendo bolos de pote, chocolates, tortas, sanduíches artesanais, marmitas, entre outras receitas que possuem uma boa demanda, e podem ser entregues à domicílio na total segurança.

Além disso, mesmo com os estabelecimentos retornando pouco a pouco para a rotina usual, é totalmente possível permanecer nesse ramo, no período flexível da jornada de professor, conquistando clientes com algum ingrediente diferencial na receita.

#2 Monte um brechó virtual

Cada vez mais estão em debate os ideais de consumo consciente, e as pessoas estão partindo para as compras em brechós, principalmente on line. Além de diminuir o consumo e impactar cada vez menos o ambiente com a produção de produtos, comprar usados permite que aconteça uma dinâmica de reutilizar os objetos, ressignificando a moda, o design, e todos os conceitos de forma geral que envolvem o consumo.

Todos nós temos peças encostadas em casa que ainda estão bem novas e podem ser vendidas por preço especial, que de pouco em pouco podem engordar sua conta como uma renda extra.

Junte seus desapegos, tire muitas fotos de boa qualidade, poste em um dos sites que for mais interessante para você, compartilhe nas redes sociais e boas vendas.

#3 Dê aulas particulares

Em tempos de pandemia muitas famílias tiveram de recorrer a um professor particular para ajudá-las nas aulas virtuais de seus filhos, pois trabalhar on line e ainda cuidar da rotina de estudos das crianças não tem sido fácil.

Por isso mesmo que vale a pena oferecer seus serviços como professor particular, que além de auxiliar as crianças com as tarefas nesse tempo difícil, pode permanecer com essa renda extra quando as escolas voltarem à normalidade.

Além disso, você pode realizar esse trabalho totalmente à distância, gravando suas aulas, interagindo com os alunos por mensagens e vídeos, e seja num numa disciplina, seja em diversas, dar aulas particulares irá te ajudar a crescer financeiramente.

#4 Venda um curso online

Partindo da ideia de vender suas aulas particulares, você pode também criar um conteúdo e vendê-lo em forma de curso, basta identificar sua maior especialidade, elabore uma sequência de aulas, grave suas aulas, e divulgue nas páginas de interesse.

Pode ser um curso de idiomas, de receitas, de instrumento musical, de atividades físicas, enfim, algo que você tenha algum diferencial.

O curso on line pode ser uma fonte de renda extra para você, e pode ser por muito tempo, onde apenas um curso com determinado número de aulas gravadas pode te gerar uma renda durante meses.

#5 Seja professor de reforço

Muitas crianças ficaram com muitas dificuldades de aprendizagem nesse tempo de pandemia, portanto os professores de reforço serão amplamente requisitados para ajudarem nesse processo de volta às aulas.

No presente momento pode ser feito mesmo que à distância, através de aplicativos de chamada de vídeo, em ambientes de aprendizagem virtual como o Google Classroom.

Mas posteriormente, quando as aulas retornarem, você pode permanecer atuando como professor de reforço além de sua jornada na escola, os horários permitem e é uma maneira bastante produtiva para aumentar a sua renda mensal.

#6 Escreva e-books e venda

Atualmente vivemos na era digital, e até mesmo os livros físicos estão sendo substituídos pelos livros virtuais, os e-books. É sua chance de se tornar um escritor agora mesmo, você pode desenvolver um livro sobre algo relevante, que você domine em conhecimento e passar para frente.

Sem gastar dinheiro, basta um bom conteúdo e dedicação na elaboração dos textos e na diagramação geral, e você poderá ganhar dinheiro com isso. Pode ser inclusive conteúdos de sua área de interesse dentro de sua formação acadêmica.

Essa é uma boa opção para aumentar sua renda como professor, e vale muito a pena tentar. Crie seu e-book, divulgue nas redes sociais e saia vendendo.

#7 Ingressar em um novo cargo

Outra forma de aumentar a sua renda é ingressando em um novo cargo na área de educação. Como a jornada de trabalho do professor permite o acúmulo de cargos, é possível prestar outro processo seletivo e manter dois cargos de professor, ou como professor e diretor, ou coordenador e professor, etc.

A carreira na educação pode contribuir para o crescimento de sua vida financeira e te levar a conquistar seus objetivos de ter uma renda extra. Tem a grande vantagem de não sair de sua área de atuação, e ainda tem a possiblidade de trabalhar nos dois cargos na mesma escola.

Muitas pessoas realizam esse projeto de carreira e conseguem alcançar seus sonhos através disso. Invista na sua carreira na educação e faça sucesso.

#8 Trabalhe como freelancer

Existe a possibilidade de o professor atuar como freelancer em outra área do mercado de trabalho, onde estiver com maior demanda, por exemplo, e tirar vantagem dessa oportunidade para aumentar sua renda.

O mundo que vivemos hoje demanda pessoas com força de vontade e dispostas a enfrentar situações inesperadas, como essa pandemia. Assim, muitas vagas surgiram para sanar necessidades que foram criadas nesse momento, e pessoas de todas as áreas, que precisaram de uma oportunidade de trabalho, aceitaram o desafio e realizaram serviços os quais não se prepararam para fazer, mas fizeram.

Atuando como freelancer, dividindo a jornada entre a carreira de professor e outra função, mesmo que não seja na sua área de atuação, permitirá que você não apenas aprenda novas habilidades, como também aumente o saldo de sua conta bancária.

#9 Abra um empreendimento

Outra opção para obter uma renda extra é investir em um nicho, ser empresário, entrar para o mundo dos negócios e ser empreendedor. Analise o mercado onde pretende atuar, qual público alvo pretende atingir, meça na balança os riscos que poderá correr, e o quanto terá de retorno.

Como a profissão de professor permite que exerçam outras funções, muitas pessoas optam por abrirem seus próprios empreendimentos, como uma loja de roupas, um pet shop, um mercadinho, enfim, algo que foi identificado como necessário em seu meio, investiram nesse projeto, e foram bem sucedidos.

Identifique qual empreendimento está faltando em seu bairro, ou até mesmo em seu ambiente virtual, crie um plano de negócios, analise o seu investimento e quanto terá de despesa e quanto irá lucrar, assim os riscos de prejuízo diminuem consideravelmente.

Depois, basta criar sua empresa, realizar os devidos cadastros, pense em um logotipo que transmite a ideia do seu negócio, e conquiste o mercado!

#10 Invista em imóveis

O ramo imobiliário é uma excelente forma de esticar a sua renda, além disso, lhe traz muita segurança financeira, pois são bens que você terá gerando lucro para você, basta uma boa administração e terá sempre um salário que demanda um esforço mínimo.

Os imóveis são bens que sempre são valorizados, pois existe uma crescente demanda por eles, numa sociedade que está crescendo cada vez mais. Mesmo nesse tempo de crise que vivemos a procura por imóveis não diminui, uma vez que há sempre pessoas procurando casas para alugar.

Faça um bom planejamento financeiro, invista em imóveis e faça com que eles gerem uma renda para você de maneira segura e eficaz.

E estas foram as 10 dicas sobre como ter uma renda extra como professor. Escolha uma delas e comece agora mesmo a aumentar sua renda, conquistar e viver seus sonhos!

Boa sorte!


Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

2 Comments

  1. Realmente vocês não conhecem a área da educação. Não dar para ser professor em horas vagas. Para ser professor precisa de dedicação plena. Isso aqui não merece título de faculdade… Se é que tem?! Se tiver o MEC deveria caçar. Triste é ver professores aceitando trabalhar para esse tipo de marketing. Mais triste é pessoas pagarem por esse tipo de serviço achando que poderão ser professor em horas vagas. LAMENTÁVEL.

  2. Bom dia Prof. Ingrid Dehn – Estou apostando numa Licenciatura Curta – R2 para exatamente me candidatar em 2021 para professor do 2 grau . Já sou técnico mecânico ; engenheiro mecânico industrial ; pós graduado em marketing e irei fazer a última prova EAD para conquistar o meu MBA em Petróleo e Gás . Iniciei em 18.07.2020 com a UNIPLENA e estou exatamente necessitando de um reingresso às atividades para uma renda extra . Se a senhora puder me dar mais informações para que eu possa responder à uma pergunta à mim mesmo : ” Será que estou num caminho certo ? ” ..” Será que não estou perdendo tempo com essa Licenciatura ? ” ..” Será que vou conseguir mesmo aos 63 anos de idade um lugarzinho como professor e ter essa tão desejada renda extra , ou isso é só uma teoria que na prática dificilmente se confirmará ? . Grande abraço . Sérgio Angelo Spaziani

Deixe um comentário