Tudo que você precisa saber sobre a Teoria de Aprendizagem de Jean Piaget
Todo professor precisa saber de uma coisa fundamental para realizar o seu trabalho de forma eficiente: como o ser humano aprende. Por isso alguns estudiosos desenvolveram determinados conceitos a respeito do desenvolvimento e da cognição humana.
Alguns cientistas de diferentes áreas de origem como biologia, psicologia, filosofia e medicina, debruçaram-se sobre essa questão e o resultado foi um grande estudo acerca da aprendizagem que reverbera no trabalho dos professores até hoje.
Jean Piaget foi um desses estudiosos, e desde então seu nome está diretamente associado à área da educação e à aprendizagem. Leia este texto e saiba o que este grande cientista desenvolveu em sua teoria e que irá contribuir positivamente para seu trabalho em sala de aula.
Jean Piaget e a teoria dos estágios do desenvolvimento
Jean Piaget foi um biólogo suíço que estudou o raciocínio da criança sob o olhar da psicologia, realizou uma série de investigações acerca da cognição no período da infância e da adolescência, e com base nesses estudos desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo, que apresenta estágios de desenvolvimento com estruturas que modificam através de processos de assimilação e acomodação, onde acontece a equilibração do conhecimento.
Dessa forma, para Piaget o desenvolvimento acontece por meio de uma autorregulação, onde a criança passa por processos psicológicos, biológicos e sociológicos e avança no conhecimento na medida em que ela se adapta a ele, primeiramente assimilando determinado conteúdo, e em seguida acontece a acomodação desse conteúdo.
Assimilar significa que criança está interiorizando o mundo exterior a seus esquemas mentais, e a acomodação é quando a assimilação muda em decorrência de interferências do mundo externo. Por exemplo, quando a criança pergunta sobre o que são as coisas que ela vê, está assimilando o meio que vive, e na medida em que aprende a diferenciar as coisas, como por exemplo, conhecer as aves e depois perceber que existem aves que não voam, ela irá acomodar a nova informação que não são todas as aves que voam.
Por isso Piaget defende um processo de ensino e aprendizagem onde a criança deve ser estimulada com desafios, ou seja, assim que um conteúdo é acomodado ele deve ser apresentado de forma mais complexa para que a criança avance em seu desenvolvimento, onde o papel do professor é propiciar situações que promovam a atividade re-equilibradora do aluno, onde ele precisará passar novamente pelo processo de assimilação, acomodação e equilibração.
Apesar de Piaget ser um dos principais nomes ligados à educação, não existe um método de ensino criado por ele, e sim o conhecimento de que a criança precisa ser estimulada a avançar no desenvolvimento através das descobertas que ela faz, e que não é possível que ela aprenda algo que ainda não está em condições de absorver, que de uma estrutura de conhecimento, o que é explicado através dos estágios de desenvolvimento.
Assim, Piaget traz ao nosso conhecimento que existem estágios do desenvolvimento e que para ensinar determinados conteúdos é necessário que a criança passe pela maturação de seu pensamento ao longo da infância até que deixe para trás o egocentrismo típico dos primeiros anos, até que desenvolva a noção de responsabilidade individual e autonomia moral.
Segundo Piaget, há quatro estágios do desenvolvimento cognitivo, e o primeiro é o estágio sensório-motor, ocorre desde o nascimento até os 2 anos, e nessa fase as crianças aprendem a desenvolver seus reflexos básicos para terem prazer ou alguma recompensa, o bebê ainda não fala nessa fase, por isso percebe e participa do meio a sua volta através dos sentidos.
O segundo é o estágio pré-operacional, que ocorre dos 2 aos 7 anos, e é marcado pela conquista da linguagem e a capacidade de representar o mundo por meio de símbolos. A criança ainda apresenta o comportamento egocêntrico e, em geral, ainda não tem capacidade moral de sentir empatia, colocando-se no lugar do outro.
O terceiro é o estágio das operações concretas, ocorre dos 7 aos 11 ou 12 anos, e é marcado pela conquista da capacidade de entender a reversibilidade das ações, conceitos de tempo e número, pois começa a pensar de maneira lógica e já consegue discriminar os objetos por semelhanças e diferenças.
O quarto estágio ocorre aproximadamente aos 12 anos, é o chamado estágio das operações formais, e essa fase denota a entrada na idade adulta em relação ao desenvolvimento cognitivo, uma vez que o adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental, ou seja, é capaz de pensar em conceitos abstratos e refletir acerca de hipóteses.
A contribuição de Piaget com seu estudo, tanto dos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração como dos estágios de desenvolvimento cognitivo, trouxeram ao nosso conhecimento conceitos que auxiliam o trabalho em sala de aula e permitiram a melhoria de planejamento e organização das escolas ao separar as crianças por idade, sendo possível assim promover atividades e vivências adequadas para cada fase.
Assim, Jean Piaget revolucionou os conceitos de aprendizagem trazendo sua teoria que permitiu aos professores olharem os alunos por um diferente prisma, enriquecendo o trabalho e a qualidade de ensino, e até hoje colhemos os frutos da obra desse brilhante cientista. Estude mais sobre sua teoria através de suas obras ou dos estudos recentes que acadêmicos realizam a respeito dele, e bom trabalho!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Adorei a explicação 👏🏻👏🏻👏🏻
Amei. Me fez lembrar das minhas aulas de Psicologia da UEFS. Temos que saber muito sobre a capacidade de aprendizagem e como a criança muda a partir da sua evolução cerebral.
Goste do assunto. Quero aprender a ensinar as crianças.
A cada passagem dos meus netos observo sua evolução através deste cientista que tem uma percepção indescritível dos ciclos de uma criança.Ser e estudar ainda, é maravilhoso cada passo da pedagogia!! Obrigada