Pedagogia no setor empresarial – mais possibilidades com R2

A segunda licenciatura possibilita maior amplitude de ramos de trabalho Portanto, fazendo uma segunda licenciatura, você pode atuar no setor empresarial, seguindo os parâmetros da educação corporativa.

A pedagogia é vista tradicionalmente como atuante somente em escolas. Contudo, atualmente os seus horizontes se ampliaram muito, principalmente com os cursos de segunda licenciatura.

Neste sentido, cursos de pedagogia podem se direcionar também para formação de profissionais do setor empresarial.

São profissionais que trabalham com mudanças organizacionais dentro das empresas, possibilitando adaptações de novos funcionários com estratégias e dinâmicas de convivência.

Porém, além destas estratégias, esse profissional também pode atuar na identificação de habilidades de cada funcionário. Assim, ele pode desenvolver e aprimorar essas habilidades trazendo mais benefícios para o indivíduo e empresas.

Conceito e definição da pedagogia empresarial

Basicamente, falando em pedagogia de maneira geral, ela é uma área que identifica os mecanismos de aprendizagem do ser humano. Além disso, a pedagogia aponta os modos de desenvolvimento deste aprendizado.

 Vale lembrar, que a pedagogia se direciona para identificar processos de aprendizados dentro e fora das salas de aula Tem como principal objetivo, a elaboração de metodologias que garantam uma boa aprendizagem.

Podemos, dizer que o campo de estudo do pedagogo foi em sua maioria a escola. No entanto, atualmente, este campo de pesquisa se estendeu para as empresas, dando origem à pedagogia empresarial.

Principais direcionamentos do pedagogo empresarial

  • Desenvolver métodos de ensino para o ambiente de trabalho
  • Analisar comportamentos de funcionários e empregadores
  • Ajudar os profissionais em melhorias como: atuações profissionais, pessoais, interpessoais e familiares
  • Aumentar a eficiência profissional
  • Melhorar a produtividade da empresa.

Funções do pedagogo empresarial

O campo de atuação do pedagogo empresarial é bastante amplo, pois em uma empresa a demanda por desenvolvimento humano é cada vez maior.

Hoje, está provado que um dos principais fatores que causam prejuízo em um empresas é o fator humano e relacional.

Neste sentido, se existe em uma empresa um padrão negativo de desentendimentos interpessoais, é comprovado que este padrão irá refletir em todo andamento da empresa.

Assim, o pedagogo pode atuar na seleção de pessoas, avaliação e desenvolvimento dos funcionários. Além disso, eles podem elaborar testes de aptidão,conhecimento e capacidade.

Uma empresa que investe na pedagogia empresarial, se destaca no mercado, pois vai possuir muito mais capacidade de produção.

O pedagogo empresarial é uma figura chave neste processo de produção, pois ele atua desenvolvendo novas formas de otimizar o aprendizado dos funcionários em questões logísticas e de produção.

Todos novos treinamentos, demandados, por situações diversas, como segurança, produtividade, novos padrões de funcionamento e operatividade, são feitos por pedagogos empresariais.

Importância do pedagogo empresarial

A importância de um pedagogo empresarial reside em seu papel de analista. Sendo assim, como pedagogo ele se torna capaz de analisar uma situação determinada e resolver problemas bem mais rápido que qualquer outro.

Portanto, na sua capacidade de análise ele enxerga os pontos fortes e fracos dentro de uma empresa e pode monitorá-los.

Na sua capacidade de análise ele visualiza o problema, podendo trabalhar na prevenção de situações negativas.

Quando enxerga um ponto fraco em um determinado funcionário em uma questão logística ou de comunicação, o pedagogo pode elaborar um plano estratégico.

Assim, pode proporcionar ações pedagógicas a fim de sanar estas deficiências, ajudando o funcionário e a empresa.

Funções da pedagogia

Basicamente, a pedagogia é uma ciência em que muitos fatores são abordados. Assim, para nós entendermos o campo de atuação desta ciência é importante saber dos seguintes fatores que estão em sua formação:

  • Pesquisa elaboração e aplicação de didáticas e metodologias
  • Criação de estratégias de ensino-aprendizagens
  • Elaboração de conteúdo relacionados às necessidades de pessoas humana em variados contextos
  • Programação e planejamento adequados a variadas situações: Escola, trabalho, editoras etc,
  • Aperfeiçoamento e estimulação das faculdades das pessoas seguindo ideais e objetivos definidos

O que faz o pedagogo empresarial

Primeiramente, a pedagogia empresarial é direcionada para as relações que existem em uma empresa.

O seu objetivo principal é gerar mudanças no comportamento de todos envolvidos em um processo de produção ou serviço.

No entanto, estas mudanças são direcionadas para melhorar a atuação profissional, pessoal e familiar e interpessoal.

Portanto, o pedagogo empresarial tem por meio de sua atuação o propósito de provocar mudanças em favor dos funcionários, clientes e empresas.

ações de um pedagogo empresarial:

  • Treinamento
  • Palestras
  • Testes de aptidão
  • Educação continuada
  • Cursos
  • Observações
  • Dinâmicas envolvendo todos da empresa
  • Dinâmicas envolvendo funcionários e seus familiares
  • Elaboração de eventos promocionais e comerciais.

Como se especializar em pedagogia empresarial

Em primeiro lugar você deve buscar instituições que ofereçam um curso diversificado e que aborda áreas da pedagogia além da escola.

Neste sentido, na Uniplena você pode encontrar atividades direcionadas para os processos empresariais e educação

Vale lembrar, que as empresas demandam de profissionais de pedagogia que possuem desenvoltura para elaboração de atividades. Contudo, estas atividades precisam incluir conteúdos  práticos e teóricos com seus funcionários.

Na Uniplena é oferecido no curso de segunda licenciatura, um amplo conhecimento sobre a atuação da pedagogia. Neste sentido, busca-se formar os alunos sobre todas as funções do pedagogo nos dias atuais.

É importante lembrar que hoje se cobra do pedagogo um conhecimento em Ead, ensino híbrido, ensinos voltados para a autonomia das pessoas e até ensino voltado para áreas culturais.

Em síntese, o mundo atual do ensino e do trabalho cobram estas atribuições do indivíduo. No entanto, quem prepara este indivíduo para o mundo atual é o pedagogo.

Pedro Guimarães – Mestre em música na área de Etnomusicologia pela UNESP. Professor de Música e Arte Educador nas seguintes Instituições: Serviço Social da Indústria (SESI); Centro de Educação Unificada da prefeitura (CEU); Faculdade Anhembi Morumbi; e Instituto Paulo Vanzolini (Formação de Professores). Músico multi-instrumentista e compositor de trilha sonora.

Deixe um comentário