DESCUBRA COMO PROFESSORES CONSEGUEM UMA RENDA EXTRA NOS TEMPOS LIVRES

Você sabia que é possível, no intervalo das aulas, aproveitar o seu tempo devido a flexibilidade de horário da profissão, para ter uma renda extra como professor? Vamos lhe apresentar algumas possibilidades para trilhar por esse caminho, além de ser uma atividade rentável também podendo ser prazerosa.

Sabemos que a figura do professor tem papel fundamental na nossa sociedade. Existem diversas formas de transmitir o conhecimento, a partir da interação com os seus alunos e o público em geral, facilitando nos processos de aprendizagem, seja direta ou indiretamente. Ademais, o docente atua como mediador e promove/desperta interesse do estudante em seu próprio aprendizado.

Para aqueles profissionais da educação que administram com facilidade o quesito de comunicação verbal e não verbal, visto ser uma carreira pautada na fala e nas expressões corporais, existem formas próprias de atuação profissional. 

Subsistem algumas modalidades educacionais que possuem formas diferentes de transmitir o conhecimento, sendo de extrema importância a figura do professor e ou de um profissional da área da Educação. 

Uma diferença de rápida percepção está no tempo de duração de cada uma dessas modalidades, visto sofrer variação dias, horas ou até meses, conforme será ilustrado mais adiante. E principalmente pelo foco e direcionamento que possui em passar o aprendizado que cada categoria contém.

Os eventos científicos têm como foco a partilha de conhecimento, além de demonstrações dos avanços tecnológicos. Além disso, são oportunidades de reunir, em um mesmo espaço, seja físico ou virtual, valores, saberes, virtudes profissionais de diversos segmentos.

Nesse diapasão, conheça os principais tipos de eventos científicos que o professor pode atuar, para alavancar a sua atuação e, como também, agregar experiência profissional e renda extra. Entenda a diferença entre eles!!

PALESTRA: Trata-se de uma apresentação oral que tem como finalidade demonstrar, de forma objetiva, assuntos importantes, novidades sobre determinado tema, cabendo aos ouvintes uma aprendizagem mais passiva. Nessa modalidade de evento, a principal figura é o palestrante, que deve ter como foco clareza, precisão, domínio de público para que o conteúdo consiga ser compreendido de maneira eficiente e rápida Também promove abertura aos participantes para fazerem perguntas ao final da explanação. E geralmente são de curta duração, entre 60 a 120 minutos.

É necessário, apenas, oferecer um ambiente propício para o diálogo, que ofereça conforto para os participantes e ferramentas para que o palestrante seja ouvido com clareza e possa ilustrar o que está sendo dito, seja por meio de apresentações em PowerPoint ou apostilas com informações.

WORKSHOP: É uma espécie de treinamento. Essa modalidade possui uma estrutura predefinida e conta com a experiência vivencial e especializada de um facilitador. Normalmente possui um moderador e um ou mais expositores. Este, na sequencia, tem a função de apresentar o tema de forma objetiva, prática e interativa. Além de conduzir sobre os próximos passos do evento. No workshop, a colaboração entre o facilitador e o público é muito maior, já que esse profissional irá fazer a entrega de informações que são consideradas relevantes e que podem impactar na rotina de trabalho daquele público presente no evento.

Lembrem-se que, nos workshops, o facilitador ou instrutor têm a possibilidade de interagir de forma objetiva e prática, contando com a participação do público. Além dos participantes poderem dividir conhecimentos, por meio de perguntas, comentários, esclarecimentos de dúvidas e até mesmo trocar experiências com outras pessoas de forma rápida. Sendo assim, perpassa pelo momento da exposição do conteúdo, seguida de uma discussão, da prática em grupos e finalmente pela etapa de conclusão prática. Um workshop acontece, na maioria dos casos, em apenas em um único dia, tendo a carga horária em torno de 4-8 horas.

SEMINÁRIO: Consiste em uma explanação oral para participantes que possuam determinado conhecimento prévio a respeito de um assunto. Normalmente, a informação tem uma única fonte, o orador ou expositor, que apresenta o conteúdo de maneira mais focada, sendo um expert no assunto.

CURSO: Os cursos podem ocorrer tanto de forma presenciais quanto a distância, através de plataformas online, podendo ser tanto básico como também de especialização. É a exposição de um tema ou assunto de forma mais detalhada, com a finalidade de treinar o participante, ensiná-lo a fazer algo. Ademais, tem como uma das principais características a profissionalização e a formação. Sendo mais focados na teoria que na prática. Normalmente, é composto por pessoas com formação acadêmica que buscam transmitir seus conhecimentos aos participantes que, geralmente, tem baixo conhecimento sobre o assunto abordado.

Curso a distância: Principalmente na atual conjuntura que o mundo tem vivenciado, essa modalidade de curso também é um recurso extremamente eficaz e pode vir a ser muito benéfico, tanto para quem oferece o conteúdo, quanto para quem tem acesso a ele. Além do que, esse tipo de curso pode possibilitar a redução de custos com logística e, acima de tudo, de deslocamento. Também proporciona autonomia e disponibilidade, e tem uma maior abrangência e alcance. Via de regra, são de longa duração, podendo se estender por dias, semanas ou até meses.

TREINAMENTO: Trata-se de um processo educacional, com o intuito de gerar mudanças e crescimento, aprimorando o espírito de equipe, criatividade e integração. E que tem por escopo, repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atividades co-relacionadas à execução de tarefas no trabalho. Existem tipos diferentes de treinamentos, como o de formação profissional, especialização, reciclagem e objetivos genéricos. Lembrando que é necessária a capacitação do indivíduo. As instituições desejam profissionais eficientes e competentes, e que acima de tudo estejam envolvidos, de maneira efetiva, com as diretrizes da organização, como a missão, visão e valores. Ressaltando que todos têm a possibilidade de ser divididos em formais ou informais. É bastante abrangente em relação a sua duração. Normalmente é realizado em um único dia ou podendo ser dividido em etapas ou fases.

SIMPÓSIO: O simpósio é um evento que exige uma grande infraestrutura e possui uma duração maior que workshops e palestras. Caracteriza-se por abarcar outros eventos, além de uma quantidade mais expressiva de pessoas. Em um simpósio, é possível apresentar workshops e oficinas práticas, além de oferecer palestras dos seus expositores. No simpósio, pode-se contar com a presença de diversos expositores, dos quais tem como finalidade demonstrar as novidades de determinado segmento para o público como um todo, e também para outros expositores do ramo.Enfim, é um evento direcionado para um público mais especializado.

WEBINAR: Nada mais é do que um seminário através da web, ou seja, uma conferência online ou videoconferência com enfoque educacional ou comercial, em que a comunicação ocorre apenas por meio de uma via única, isto é, apenas o palestrante se expressa e os participantes assistem, podendo ocorrer a interação desses por meio de chat, em que as perguntas são enviadas ao palestrante. O conteúdo precisa ser relevante e com informações úteis. A internet é o local da realização Com isto, o alcance da ação é ilimitado.

Além dos eventos científicos mencionados, a figura do docente também poderá desenvolver outras atividades, tais quais:

– produção de projetos e orientação para trabalhos científicos;

– fazer parte de bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC;

– ser consultor online na área educacional – atividade de co-mentoria;

– oferecer consultoria para outros professores;

– ser consultor de escolas – oferecer soluções para o ambiente corporativo;

– escrever livros/artigos

-aulas particulares e de reforço, podendo ser em grupo ou individual.

 Conclusão:

É necessário, oferecer um ambiente propício para o diálogo, que ofereça conforto para os participantes e ferramentas para que o palestrante/orador/expositor/facilitador/moderador/instrutor seja ouvido com clareza, e esta fala seja inteligível, e possa ilustrar o que está sendo dito, seja por meio de apresentações em PowerPoint ou apostilas com informações.

Por meio desses profissionais precisa existir a transmissão de uma comunicação autêntica e verdadeira com os seus interlocutores. Lembrando que a comunicação é responsabilidade do comunicador.

De fato, acredito que a educação, por meio de seus profissionais e Instituições de Ensino, seja no nível da pré-escola, fundamental 1, fundamental 2, 1º ano do ensino médio, 2ª ano do ensino médio, 3ºano/Enem, ensino superior (IES), formação para adultos, mestrado, doutorado, MBA, ou seja, especialização Latu Sensu e Stricto Sensu, salva vidas. Uma vez que os profissionais que ali encontram-se, além de possuírem um trabalho remunerado, detém a grande oportunidade de modificar de forma profícua a vida da comunidade escolar.

Através da participação em diversos tipos de eventos, a figura do docente não fala apenas por si, mas procura também dar voz a quem ainda não se familiarizou com a sua própria voz, ou que ainda não conseguiu se expressar verbalemente. Daí a sensibilidade do docente em visualizar seu público em todos os âmbitos.

Como demonstrado anteriormente, existem diversos tipos e modalidades de eventos que variam de acordo com as necessidades e expectativas das empresas e instituições em diferentes situações, tais quais palestras, workshop, seminário, curso, treinamento, simpósio, webinar.

O MEC publicou no último dia 17 de junho de 2020 a Portaria nº 544 onde estabelece que as Instituições de Ensino estão autorizadas a substituir as aulas presenciais por aulas com o uso de meios digitais até 31 de dezembro de 2020, em função da pandemia do Covid-19.

Você, professor, não precisa escolher uma ou outra dentre todas essas opções elencadas, já que poderá desenvolve-las concomitante, criando uma renda residual.

Prof. Louise Patente – Pedagoga e Advogada Sistêmica. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em métodos adequados e consensuais para solução de conflitos. MBA em andamento em Gestão de Pessoas por competências, indicadores e coaching.

1 Comment

Deixe um comentário