Currículo Montessori: Se colocando na terra através da Geografia

Se uma criança quer manter vivo seu senso inato de admiração… ela precisa da companhia de pelo menos um adulto que possa compartilhá-lo, redescobrindo com ele a alegria, a excitação e o mistério do mundo em que vivemos (Rachel Carson, The Sense of Wonder).

Um dos muitos presentes que a educação Montessori traz é um entusiasmo ao longo da vida pela geografia. A geografia ajuda as crianças a se colocarem na Terra, promovendo o cuidado com os rios, florestas, oceanos e povos. A geografia física concentra-se nas características do ambiente da Terra. A geografia política estuda como os humanos se adaptaram à terra, enfatizando o assentamento e a atividade. Geografia é o assunto mais abrangente no “currículo cultural” Montessori. Ele cria a base para a compreensão da unidade da família humana, reconhecendo as necessidades básicas que todas as pessoas compartilham enquanto aprecia a diversidade de como diferentes culturas satisfazem essas mesmas necessidades.

Geografia Física e Política

Começamos com a geografia física, apresentando crianças de três e quatro anos ao Globo de Terra e Água (Globo de Lixa). A terra da lixa é áspera ao toque; os oceanos são lisos. É assim que vemos a Terra do céu. Isto é terra. Isto é água. Também apresentamos às crianças as Formas da Terra e da Água, um exercício de Vida Prática em geografia. Ao despejar água nas formas, a criança tem a impressão sensorial de, por exemplo, uma ilha e um lago. A seguir, nomear as formas de terreno usando cartões de três partes e aprender as definições de formas de terreno. Os materiais na sala de aula primária de geografia política incluem o Globo dos Continentes (Globo Pintado) e o Mapa do Mundo (tipicamente introduzido como um trabalho sensorial), juntamente com os Mapas dos Continentes, mapas de contorno e as bandeiras.

Apresentando os Mapas

Depois que as crianças trabalharam com os globos, apresentamos os mapas. Essa transição do globo para o mapa costuma ser difícil para uma criança. Você pode comparar o globo dos continentes com o mapa do quebra-cabeça do mundo, identificando cada continente no globo e, em seguida, o mapa. Você poderia dizer: ” Um mapa é uma ferramenta importante para mostrar como é um lugar grande visto de cima. “Talvez você possa demonstrar como fazer um mapa plano do mundo esférico deixando o ar sair de um globo inflável para achatá-lo. Em seguida, compare-o com o Mapa do Mundo. Crianças de cinco a nove anos podem gostar de desenhar mapas do playground da escola, do terrário do lagarto ou do caminho de casa para a escola. Um mapa do tesouro levando a um cartão de comando ou objeto escondido na sala de aula pode estimular as habilidades de leitura de mapas.

Explorando os continentes

A maioria dos professores passa horas pesquisando e reunindo artefatos para apresentar a geografia física e política de cada continente. Contar histórias e fotografias podem dar vida aos países e continentes à medida que apresentamos às crianças:

  • cartões de três partes das pessoas, pontos de referência, flora e fauna.
  • climas e biomas. Discuta como isso afeta as roupas que as pessoas usam e os alimentos que comem.
  • línguas, canções, histórias, religiões, feriados e comidas. Convide os pais com conhecimento de outro país para compartilhar sua cultura.
  • obras de arte, roupas e instrumentos.
  • mapas físicos e políticos.
  • o significado das cores e símbolos nas bandeiras. As crianças podem fazer e colorir bandeiras.

Geografia e viagens

Convide as famílias que viajam a trazer um mapa, cartão postal ou lembrança para que seus filhos compartilhem com a classe. Localize sua viagem no mapa do continente apropriado. Conte histórias de suas próprias aventuras de viagem para iluminar a geografia política e física. Pequenas histórias sobre as estradas e rios em que você viajou, ou as culinárias e culturas que encontrou, irão encantar sua classe. Como disse a antropóloga Elizabeth Lindsey: “A verdadeira navegação começa no coração humano. É o mapa mais importante de todos”.

Diferentes tipos de mapas

Há tanta profundidade e riqueza nos materiais e atividades de geografia Montessori para a sala de aula primária. Trabalhar com esses materiais estabelece as bases para trabalhos mais avançados, como explorar diferentes tipos de mapas. Os mapas do mundo se concentram em características políticas – países, cidades, pessoas e produtos – ou em características físicas – regiões terrestres, clima, plantas e animais. Lembro-me da emoção que senti quando criança quando ouvi pela primeira vez sobre o Continental Divide. Eu mesmo o encontrei em um mapa em relevo, correndo meu dedo pela esburacada cordilheira das Montanhas Rochosas.

Os mapas podem ser surpreendentes. Certa vez, mostrei ao nosso estudante de intercâmbio japonês de 18 anos meu mapa do mundo. Ela olhou para ele chocada e exclamou: “Mas isso não está certo! O Japão está no centro do mundo! Não aqui no limite.” Tenho certeza de que ficaria igualmente surpreso ao encontrar os Estados Unidos na extremidade leste de um mapa-múndi japonês. Olhando do espaço, há um topo ou um fundo, para cima ou para baixo para o planeta Terra? Por que os países do norte global deveriam ser representados no topo do mundo? Crianças mais velhas e adultos ficam maravilhados com alternativas como o “mapa de cabeça para baixo”, que mostra a Austrália no topo e todos os continentes “de cabeça para baixo”. O mapa de projeção Hobo-Dyer ilustra as massas de terra do mundo em proporções mais precisas. (Por exemplo, a Groenlândia é muito menor e a África é muito maior.) Você pode se sentir desorientado olhando para ela porque, como meu amigo japonês, não é o que você está acostumado a ver!

A Grande Nação da Humanidade

Usando o movimento, seus sentidos e intelecto, as crianças exploram a geografia deste planeta incrível. Eles derramam as formas de lagos, aprendem os nomes de países e oceanos, provam comidas e cantam canções de outras culturas. Reconhecer as necessidades universais que todas as pessoas compartilham é uma parte intrínseca da educação para a paz. Quando Maria Montessori retornou da Índia após a Segunda Guerra Mundial, perguntaram a ela sua nacionalidade. Ela respondeu metaforicamente: “Eu moro no céu, meu país é uma estrela que gira em torno do Sol e se chama Terra”. (Maria Montessori – A Centenary Anthology). Ela acreditava apaixonadamente que “somos um único organismo, uma nação…” e que “o homem contemporâneo tem cidadania na grande nação da humanidade” (Educação e Paz).

Currículo Montessori de Geografia por agrupada

Geografia Montessori: Idades 0-3

A necessidade de definir e “encontrar” a si mesmo… a necessidade de entender seu lugar no mundo… a necessidade de entender a realidade cósmica do universo. Essas questões humanas fundamentais do eu e do cosmos são inerentes a todos nós. As crianças mais novas têm necessidade de pertencer, de saber que estão seguras, de compreender o seu lugar na sua comunidade imediata – a família. É dentro dos limites da família que o bebê aprende pela primeira vez sobre seu lugar no universo. Os rituais e rotinas da família são absorvidos inconscientemente, permitindo que ela posteriormente conheça e se identifique com outras culturas. Usando seus sentidos, ela se expande além da família para descobrir o mundo natural.

Geografia Montessori: Idades 3-6

Através da experiência sensorial e do uso de histórias imaginativas, as crianças no ambiente Montessori 3-6 aprendem sobre seu mundo físico. Eles podem tocar uma esfera e comparar a forma com o globo. Eles constroem formas de relevo usando massinha e enchem formas de água com água. Os mapas de quebra-cabeça Montessori devem ser desmontados e montados novamente à medida que as crianças desenvolvem uma compreensão dos continentes e oceanos. Essas atividades práticas Montessori constroem a memória de longo prazo, envolvendo fisicamente a mão.

Descobertas são feitas sobre as pessoas que vivem em diferentes continentes. Os alunos Montessori aprendem sobre comida, música, roupas, tradições, feriados, costumes, moradia, bem como as plantas e animais da região enquanto comparam seus estilos de vida com os de outros. Eles aprendem sobre as bandeiras do mundo e as carregam com reverência enquanto “andam na linha” no ambiente preparado Montessori. Eles aprendem a apreciar a maravilha encontrada nas semelhanças e diferenças encontradas ao redor do mundo.

Geografia Montessori: 6-9 anos

As Grandes Lições Montessori são uma série de lições imaginativas e impressionistas que servem para estimular a imaginação e a criatividade das crianças, incentivando-as a explorar o vasto mundo ao seu redor. A Primeira Grande Lição recria as origens do universo e a criação do nosso planeta natal, a Terra. Essa história, contada em linguagem de fácil compreensão, fornece informações suficientes para criar interesse em saber mais. Esse foco na geografia física é a base para grande parte do currículo cultural elementar de Montessori, que se concentra na criação da terra, na natureza dos elementos, na relação do sol e da terra e no trabalho do ar e da água. Os alunos do ensino fundamental Montessori também aprendem sobre a sociedade humana e a comunidade. As crianças “sair” para o mundo para experimentar e adquirir cultura através da experiência pessoal. Montessori acreditava que o mundo tinha a capacidade de servir como sala de aula da criança e que a experiência da vida real substituiu o que poderia ser ensinado usando materiais e livros.

Geografia Montessori: Idades 9-12

As Grandes Lições ainda figuram com destaque no ambiente Montessori de 9-12 anos. Os estudos geográficos iniciados no elementar inferior são agora explorados mais profundamente. Os alunos do ensino fundamental Montessori agora estão intrigados com o bizarro e o extremo e muitas vezes vêm correndo, felizes em compartilhar suas novas informações encontradas, como:

  • Angel Falls na Venezuela é a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros. Esta cachoeira é dezesseis vezes a altura das Cataratas do Niágara.
  • Segundo o Gemological Institute of America, até a década de 1730, a Índia era a única fonte de diamantes do mundo.
  • O Canadá tem mais águas interiores e lagos do que qualquer outro país do mundo.
  • A cidade de Davao, localizada no estado sulista das Filipinas, é a maior cidade do mundo em termos de área.
  • A cada dia, o sol faz com que cerca de um trilhão de toneladas de água evaporem.

A geografia econômica é introduzida no nível elementar superior Montessori. Os alunos aprendem como comprar, vender e comercializar recursos e como a riqueza de um país pode influenciar muito a prosperidade de seu povo. Além disso, os alunos do ensino fundamental Montessori continuam a sair pelo mundo, fazendo viagens mais longas durante a noite, à medida que examinam mais de perto o que significa ser um membro contribuinte de uma comunidade.

As crianças nascem em uma comunidade de família. À medida que crescem, seu mundo e seu papel nele se expandem. Ao reconhecer que somos todos parte de uma comunidade global maior que está interconectada a toda a vida na Terra, desenvolvemos a capacidade de entender que toda a humanidade deve ser agente de paz e harmonia.

Equipe – Uniplena Educacional – nosso propósito é ajudar na formação e evolução de professores através de um plano de carreira focado em educação continuada. Como Instituto Educacional, atuamos nesse mercado a mais de 6 anos, tendo formando em média 5.000 professores em todo o Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas faculdades credenciadas no MEC, com polos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.

Deixe um comentário