Conheça as carreiras do futuro na educação

Apesar de a educação à distância estar presente em nossas vidas há um bom tempo, nunca precisamos fazer tanto uso dela como nesse período em que vivemos, onde a pandemia do novo Coronavírus exigiu o isolamento social e todas as atividades educativas passaram para o ambiente virtual.

Assim como a sociedade sofre transformações, a educação também reflete essas mesmas mudanças, precisando se readaptar constantemente para atender as novas demandas sociais, com inovações, tecnologias e novos serviços.

 O mesmo reflete aos profissionais de educação, que precisam estar continuamente buscando aperfeiçoarem seu trabalho e acompanharem as mudanças sociais, principalmente em relação às novas tecnologias, uma vez que facilitam muito a vida das pessoas que desejam estudar dentro desse ambiente virtual.

Assim, é necessário que o professor esteja preparado para eventuais e necessárias mudanças e adaptações do trabalho, envolver-se cada vez mais nas novas tecnologias da educação decorrentes da quarta revolução industrial na educação.

Saiba quais são as mudanças que estão reservadas para essa profissão, leia este texto, e confira quais são as carreiras do futuro na área da educação!

Professor digital:

O professor digital é aquele profissional que já se adaptou ao ambiente de educação à distância, é capaz de interagir com seus alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem, tanto possui habilidade para preparar material de uso on line, como de acompanhar a aprendizagem dos estudantes de maneira remota.

Para se tornar um professor digital é necessário estar capacitado a desenvolver seu trabalho de forma virtual, preparando aulas on line, por meio de vídeos, lives, canais de comunicação como chat, e-mails, fóruns, blog, entre outros.

O professor digital atua com facilidade no ambiente educativo presencial e virtual fazendo uso inteligente das novas tecnologias em favor de seu trabalho e da aprendizagem dos alunos, gerando assim uma assertividade em seu ensinar de maneira moderna e atual, seja como professor de uma instituição, uma rede educacional, ou desenvolvedor de curso próprio.

Investir em aprimorar o trabalho no ambiente digital é fundamental, mesmo que seja um professor presencial, pois facilita o trabalho em prestar atendimento aos alunos que precisam repor aulas por faltas, ou auxiliar alunos com dificuldades, além disso, o trabalho virtual resulta em um excelente portfólio do trabalho realizado.

Tutor de curso EAD:

O tutor de cursos EAD é responsável por dar suporte aos alunos do curso de maneira totalmente on line, respondendo a perguntas, solucionando dúvidas, auxiliando caso o aluno enfrente alguma situação que precise de suporte, atuando como referencial para os estudantes durante o percurso do curso ou da disciplina.

Geralmente não são responsáveis pela criação do conteúdo do curso, mas são aptos a responder qualquer dúvida sobre o material, por isso devem conhecê-lo muito bem para ajudar eventuais necessidades por parte dos alunos, bem como assegurar que o material está de acordo com os objetivos do curso e para ser utilizado pelos estudantes.

Para ser um tutor de curso EAD é necessário desenvolver a comunicação, possuir autoridade e conhecimento no curso pelo qual está responsável, ter habilidade com gestão de pessoas e estratégias de resolução de problemas, no caso da turma encontrar dificuldades com o conteúdo, por exemplo, além disso, é claro, ter habilidades com programas e ambientes de aprendizagem virtuais.

Mentor para o desenvolvimento do conhecimento:

O mentor é um profissional capacitado a aconselhar tanto em relação à vida profissional, como também em questões pessoais, seja indicando cursos específicos, ou viagens e leituras aos alunos. 

Pode atuar também em instituições de ensino ou em empresas, sendo responsável por aconselhar o departamento de recursos humanos, em relação a direcionar na aprendizagem continuada, assim, a carreira de mentor para o desenvolvimento do conhecimento demanda habilidades e competências em áreas como psicologia, inovação, educação e recursos humanos.

Assim, o mentor é aquele que auxilia as pessoas a gerenciarem seu próprio aprendizado, alcançarem o máximo de seu potencial, desenvolvendo suas habilidades, e melhorando sua atuação como profissional e como pessoa, tornando-se a melhor versão de si mesma.

A origem da palavra mentor vem do grego e está relacionada a professor, mestre, amigo e conselheiro, e já sabemos que a profissão de professor é muito mais do que ensinar conteúdos, criamos laços afetivos com nossos alunos e nos envolvemos com suas situações de vida, aconselhamos, fazendo o possível dentro de nossos limites profissionais para ajudá-los. O termo Mentor veio agregar mais um significado ao trabalho do professor que já estávamos habituados a realizar.

E o trabalho do mentor está reservado na carreira do professor do futuro, em ambientes virtuais, desenvolvendo conteúdo próprio, materiais de estudo on line, palestras, aulas e consultorias por meio de vídeos.

Desenvolvedor de material on line:

Independente de qual carreira na área da educação esteja disposto a seguir, do futuro, ou do presente, é fundamental desenvolver material de trabalho on line, uma vez que a demanda por facilidade ao acesso aos conteúdos está cada vez maior.

Seja em formato de blog, vídeo aulas, ebook, página em alguma rede social, ou uma simples rede de e-mails, é fundamental que o professor desenvolva em seu trabalho a disponibilização de materiais on line, tanto para aumentar a qualidade de suas aulas, como promover com qualidade a aprendizagem dos alunos.

Para desenvolver bons materiais on line é necessário ter habilidades com diagramação, editoração, criatividade, edição de textos, imagens e vídeos, fazendo uso e aplicativos gratuitos para isso, ou mesmo investindo na compra de programas de edição, que valem muito a pena para tal trabalho.

Saiba que desenvolver os conteúdos on line é uma demanda já atual, e está predisposta a crescer cada vez mais, pois os ambientes de aprendizagem estão migrando dos prédios para a internet, e os textos de livros passando para as telas.

Essas são algumas das carreiras do futuro para a área de educação, invista em seu conhecimento e esteja preparado para as mudanças que já estão acontecendo!

Bom trabalho e bons estudos!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário