Como proporcionar uma gestão escolar ágil

Neste texto conheceremos alguns passos para otimizar a gestão escolar em todos os aspectos, sejam eles administrativos, pedagógicos ou sociais.

A gestão escolar é uma função que acumula muitas responsabilidades que vão de encontro a coordenação de equipes diferentes, dentro de um estabelecimento educacional.

É importante lembrar que dentro de uma escola existem pessoas direcionadas à coordenação e elaboração de material e estratégias educacionais; grupos responsáveis pelo RH; setores administrativos que cuidam de bolsas e mensalidades e muitos outros.

Portanto, uma escola é um complexo conglomerado de setores que precisam estar alinhados em seus objetivos, para isso acontecer é preciso que a escola tenha uma gestão ágil.

Gestão escolar e diferenças entre setores públicos e privados.

Para entender o funcionamento da gestão escolar é necessário ter em mente que existem dois sistemas no Brasil, o sistema das escolas públicas e das escolas particulares.

No decorrer do século XX a gestão escolar alcançou um perfil democrático na LDB de 1996, pois no período da ditadura militar as escolas tinham que cumprir determinações vinda de um sistema totalmente centralizado. 

Com a gestão democrática as escolas alcançaram uma autonomia de decisões pedagógicas que está relacionada com o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada instituição ou sistema escolar.

No entanto, existem diferenças entre o sistema de ensino público e osistema de ensino particular, embora os dois sistema respeitem determinações do MEC.

É importante lembrar, antes de abordarmos as diferenças desses dois sistemas, que a participação da comunidade escolar na elaboração do PPP é uma prática aceita tanto pelas escolas públicas como pelas particulares.

As diferenças entre a gestão pública e particular está na relação com a comunidade escolar, na gestão escolar particular o diretor vê os pais e responsáveis como clientes e tem uma relação de mercado.

Por outro lado, na gestão escolar pública a direção escolar tem uma relação de referência com a comunidade (SILVELLO, HARTMANN, 2014).

O funcionamento da gestão escolar dentro de uma escola, guardando as diferenças entre setor público e particular, é realizado pelo diretor e coordenador. Além desses dois atores existe também a participação do supervisor escolar, sendo este último um funcionário da Secretaria de Educação.

Na atualidade a gestão escolar é feita de maneira democrática e o centro dessa gestão é o Projeto Político Pedagógico da escola.

Por meio deste plano o trio gestor formado pelo diretor, coordenador e supervisor se direciona tomando decisões administrativas, pedagógicas e sociais.

Funcionamento da gestão escolar

O novo conceito de gestão escolar se diferencia bastante de uma administração empresarial, pois a gestão escolar leva em conta as especificidades de cada escola inserida em uma determinada região.

Portanto, uma gestão integradora e democrática, focaliza para os aspectos de uma determinada região: culturais, financeiros, administrativos, artísticos, pedagógicos, tecnológicos, organizando-os para criar um espaço de aquisição de conhecimento e saberes.

Neste sentido, a gestão se diferencia da administração porque não visa o controle da comunidade escolar e sim o trabalho democrático envolvendo debates e diálogos.

A verdadeira gestão escolar tem como objetivo transformar a escola em um espaço voltado para o processo conhecimentos, ideias e saberes.

Toda esta conceituação sobre gestão nasceu a partir da lei 9394/1996, principalmente em seu artigo 14, quando traz as seguintes premissas:

“ O sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I- Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola

II- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes” (MEC, 2008)

A partir dessas premissas colocadas na nova lei de gestão em 1996, vimos que a gestão escolar precisa estar alinhada com as especificidades de cada sistema de ensino, nesse sentido o diretor escolar precisa trabalhar em diálogo com a comunidade escolar.

Além disso, não existe mais uma centralização administrativa verticalizada desde o MEC, ou seja, as decisões governamentais são acrescidas de decisões regionais que contemplem as características específicas de cada escola.

Papel da gestão escolar

A gestão escolar é feita por uma equipe onde o diretor detém um papel mais destacado, nesta equipe as responsabilidades são voltadas para a organização e orientação administrativa e pedagógica da escola.

Um dos objetivos de uma boa gestão é garantir aos alunos um ambiente mobilizador e estimulador do desenvolvimento. Além disso, a escola precisa adquirir uma cultura voltada para a construção do conhecimento e da aprendizagem orientada para a cidadania.

A equipe de gestão escolar é formada por: diretor escolar, auxiliares da direção, coordenador pedagógico, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares.

No entanto, vale lembrar que no novo conceito de gestão democrática, participam ativamente das decisões gestoras, os professores e a comunidade escolar que engloba alunos e responsáveis.

Gestão democrática e PPP

A construção do Projeto Político Pedagógico de cada escola foi resultado de muitas lutas em prol da democratização do espaço de ensino, estas lutas resultaram na inserção do PPP nas escolas como consta na constituição federal de 1988 art.206.

O PPP é a ferramenta mais importante para orientar a gestão escolar, ele é elaborado com a participação ativa de toda a comunidade escolar e contém os objetivos da escola, valores, metodologia de ensino, ações e estratégias.

Além disso, o Projeto Político Pedagógico orienta o gestor nos aspectos logísticos da escola, ou seja, os aspectos relacionados com a quantidade de alunos por sala, e recursos materiais necessários para o funcionamento escolar.

Da relação entre gestão e PPP nascem as propostas de ensino de cada instituições abrangendo o que será ensinado e como será o processo de ensino/aprendizagem levando o contexto socioeconômico e cultural do entorno da escola.

Vale lembrar, que a construção do PPP é feita juntamente com as leis referentes ao conteúdo básico obrigatório destinado a todo o território nacional. Portanto, este documento sublinha as especificidades da escola no trabalho com o conteúdo básico contido na BNCC.

Agilidade na gestão

A agilidade na gestão escolar nos dias atuais nos remete para as ferramentas tecnológicas, blogs, chats de comunicação, plataformas educacionais são estratégias bastante utilizadas por gestões escolares afinadas com tecnologias da comunicação e informação.

A escola possui dois personagens principais na gestão escolar: o diretor e o coordenador pedagógico e estes podem se utilizar de muitos recursos tecnológicos para cumprir suas funções

Além desses atores, a escola traz outros atores em seu quadro e que também tem o papel de auxiliar os professores no trabalho em sala de aula. Estes são os psicólogos escolares, orientadores educacionais e outros profissionais.

Cada segmento desse grande complexo que atua na gestão escolar, possui uma gama de ferramentas tecnológicas que agilizam processos orientadores.

Diretor

O diretor é o líder da instituição porque ele responde pelos aspectos legais e estruturais da escola. Além disso, ele orienta os aspectos pedagógicos também. Portanto, tudo que acontece na administração da escola, desde a compra de equipamentos, manutenção, compra de materiais escolares tem que passar por sua decisão.

No entanto, o diretor também atua na parte pedagógica da escola que também está relacionada a leis de ensino e outras portarias do MEC.

Os aspectos do RH de uma escola como contratações, processos seletivos também são da sua alçada.

Além de tudo isso, os resultados pedagógicos de uma instituição ficam sob sua responsabilidade.

O diretor atua liderando e dialogando com um grande organograma funcional onde se comunica com setores educacionais, administrativos, logísticos e jurídicos. Para facilitar a sua gestão existem muitas plataformas de comunicação de trabalho que podem ser utilizadas como: Sponte, galileu, gennera e outras.

Coordenador pedagógico

A função do coordenador pedagógico é orientar os professores sobre todos os assuntos referentes à currículo, cumprimento de cargas horárias, calendário escolar, eventos escolares e outras atividades que estão no âmbito pedagógico.

No entanto, ele está em extrema parceria com o diretor para fazer da escola uma espaço de aprendizado para todos. Um importante auxiliar tecnológico para o trabalho de coordenação pedagógico é a plataforma educacional.

Atualmente existem muitas plataformas educacionais e até serviços personalizados de construção de plataformas para cada escola. Em todos esses aparatos tecnológicos existem muitos elementos e funções que agilizam o serviço de coordenação. Entre eles estão:

  • Chats para alunos e responsáveis
  • Atividades para professores
  • Espaço de exposições de trabalhos de alunos
  • Tira dúvidas
  • Video-aulas
  • Outros 

Conclusão

Neste texto vimos como funciona o novo conceito de gestão democrática, a sua origem histórica e algumas leis que o embasam. Neste sentido, a agilidade de uma gestão escolar precisa levar em conta o diálogo com toda a comunidade escolar.

Outro fator que também contribui com esta agilidade na gestão é a tecnologia da informação e comunicação. 

Portanto, a evolução tecnológica resultou em uma grande gama de aplicativos e plataformas educacionais que auxiliam o diretor da escola e também o coordenador pedagógico.

Esta tecnologia auxilia a gestão em seu processo de diálogo  com os profissionais da escola, divididos em vários setores e também no diálogo com os alunos e seus responsáveis.

Deixe um comentário