Atalhos para iniciar como professor – O caminho mais fácil

Você sonha iniciar na profissão de professor e não sabe por onde começar?

Saiba que não existe nenhum atalho para o sucesso, nem poção mágica para alcançarmos nossos sonhos.

Mas, se você está planejando ingressar na carreira de professor e não sabe como dar o primeiro passo, conheça algumas dicas neste texto e saiba o caminho mais fácil para alcançar seu sonho profissional!

Confira!

Primeiro passo do caminho:

Inicie seus estudos. Isso mesmo, para começar a carreira de professor é necessário obter ou uma graduação em Pedagogia para poder atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Alfabetização de Jovens e Adultos.

Ou então, cursar uma Licenciatura em alguma das disciplinas para trabalhar com os anos finais do Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio, no Ensino Profissionalizante, ou na Educação de Jovens e Adultos.

Para os profissionais de outras áreas que são formados sem os cursos de licenciaturas, ou seja, em cursos de bacharelado ou nível tecnólogo, é necessário realizar uma complementação pedagógica com uma licenciatura para graduados, que possibilita a especialização destes profissionais a partir de sua formação inicial em professores de suas respectivas áreas.

Segundo passo:

Adquira experiência na área do magistério. O quanto antes você iniciar sua prática como professor, melhor se sairá em sua carreira, dessa forma, aceite estágios, contratos como auxiliar ou professor substituto, enfim todas as oportunidades que te levem mais próximo do seu objetivo, que é ter experiência em sala de aula.

Isto porque, além de ser fundamental obter experiência para termos sucesso, quanto mais tempo de magistério tiver mais oportunidades aparecerão, pois em concursos públicos e processos seletivos em redes particulares isso é um grande diferencial.

Passo permanente:

Esteja em constante aperfeiçoamento. Invista em cursos, livros, materiais de apoio ao seu trabalho, entre outros. Porque no trabalho como professor existe uma exigência intrínseca da profissão que estejamos acompanhando a constante mudança e transformações que ocorrem na sociedade.

Uma vez que trabalhamos com o conhecimento e com seres humanos, e ambos estão em permanente mutação, é necessário que o profissional da educação esteja atento a isso, se submeta às novas teorias e práticas vigentes, às novas tecnologias, bem como esteja disposto a acompanhar todas essas mudanças.

É fundamental para a prática do professor essa constante formação, pois contribui para uma melhora em seu desempenho em sala de aula, uma vez que a qualidade de seu trabalho permanece em aprimoramento, o que tem como consequência cada vez mais um trabalho excelente para seus alunos.

Além do inevitável aperfeiçoamento em seu trabalho em sala de aula, investir em sua qualificação tem como consequência um upgrade em sua carreira, pois elevará seu nível como profissional, permitindo tanto que você alcance promoções e evolua em seu cargo como professor, como também conquiste posições de maior destaque, em áreas administrativas, atuando como Coordenador Pedagógico, Assistente de Diretor, Diretor, Supervisor, ou até mesmo cargos em Secretarias da Educação.

E esse é o caminho mais fácil para ser trilhado no início da senda da carreira como professor! O importante é começar a caminhada, pois o primeiro passo sempre é o mais difícil, uma vez que exige que saiamos do lugar que ocupávamos anteriormente.

Mas assim que iniciar a andar, o percurso se torna cada vez mais leve. E lembre-se de que o grande proveito não está somente chegar no final do caminho, mas principalmente, no percurso. Aproveite cada parte do processo!

Boa viagem!

Ingrid Dehn Rodrigues – trabalha na área da educação há 11 anos, professora há 4 anos, graduada em Pedagogia pela FEUSP, pós-graduação em Educação Infantil pela UNINOVE, atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário